Super Fácil – Leite condensado caseiro, receita de Ana Maria Braga


Hoje vamos compartilhar uma receita que viralizou nas redes sociai: como fazer leite condensado caseiro. A receita, é de Ana Maria Braga. Todavia, vamos explicar o passo a passo. Se ainda assim tiverem dúvidas, assistam o vídeo no rodapé do artigo.

Mas antes de aprender a receita do leite condensado caseiro, que tal conhecer um pouco dessa receita deliciosa que serve para tantos pratos doces? Vem comigo!

A saber, recebe o nome de leite condensado o produto obtido a partir da evaporação de boa parte da água contida no leite. Originando assim, um líquido espesso e viscoso, sob o qual geralmente se adiciona açúcar de cana antes que seja embalado em latas esterilizadas.

Todavia, em condições favoráveis, o leite condensado pode durar por até dois anos acondicionado em sua embalagem.Bem como, o leite evaporado, antes de atingir sua consistência, assume a forma viscosa do leite condensado.

Todavia, ele geralmente aquele não recebe açúcar. Ambos, são, portanto, produtos obtidos a partir do mesmo processo de evaporação da água do leite.

Historia do leite condensado

O Impulso para a produção de leite condensado data de meados do século XIX. Isso porque, naquela época existia a dificuldade de levar leite ou laticínios em regiões distantes e isoladas. Esse também era um grande problema enfrentado pelos soldados nas guerras.

O leite condensado também resolveria um problema comum à época. Aquele da dificuldade em embalar e conservar o leite sem que este se deteriorasse. Havia também a preocupação com a grande produção de leite impróprio para consumo, devido às condições de pouca higiene de muitas fazendas.


É assim que Gail Borden, um fazendeiro norte-americano, teve a ideia de remover parte da água do leite e adicionar um elemento estabilizador antes de conservar o produto em lata. Com isso, o leite teria maior conservaçao e chegaria em determinados lugares sem estragar, além de suprir a necessidade de muitos.

Gail Borden, o pai do leite condensado

Com essa ideia em mente, Gail Borden criou a formula do leite concentrado em lata. Ele podia ser facilmente transportado. Tinha durabilidade e também vendido com higiene. Em 1864, Eagle BrandConsolidated Milk consolida suas pesquisas e passa a produzir a formula de leite condensado.

Em um primeiro momento, o leite condensado foi empregado como bebida. Consumido puro ou diluído em água. O produto era utilizado por aqueles que não tinham acesso a leite fresco. Assim, usavam o leite condensado ou então o leite evaporado, adicionando água ao produto.

Muitas empresas começaram a complementar o leite condensado, enriquecendo-o nutricionalmente para garantir uma maior porcentagem de consumidores. 

leite condensado caseiro

Com a descoberta do processo de pasteurização, bem como dos sistemas de refrigeração. O consumo de leite fresco tornou-se mais difundido, tornando o leite condensado ou evaporado um produto secundário no consumo da população em geral.


O leite condensado atual é feito a partir de leite de alta qualidade. Este é pasteurizado para eliminar qualquer contaminação potencial. Posteriormente, transferido para um evaporador selado em um sistema de tubos fechados e submetidos a uma pressão baixa, o que reduz o ponto de fervura do leite.

Como resultado, a aplicação reduzida de calor serve para remover até 60% do teor de água do leite, que é homogeneizado, estabilizado, adoçado, e enlatado em recipientes esterilizados. Ademais, a adição de açúcar ajuda no combate às bactérias, tornando o leite condensado perfeitamente armazenável.

Receita Leite Condensado Caseiro

Ingredientes

  • 300g de açúcar cristal (1 ¼ xícara de chá)
  • 1 litro de leite

Preparo

Primeiramente, em uma panela, coloque 300 g de açúcar cristal, 1 litro de leite e em seguida, leve ao fogo médio até encorpar e ficar com cor de caramelo claro (cerca de 35 minutos).

Posteriormente, retire do fogo, transfira para uma batedeira e bata bem até esfriar (cerca de15 minutos).

Dica: para saber o ponto correto do leite condensado, deixe um pires no freezer por cerca de 1 hora. Coloque uma gota do leite condensado no pires gelado e vire-o para a gota escorrer. Portanto, o ponto correto é quando a gota não escorre rapidamente. Rende 500g.

No vídeo abaixo, do canal “Faça você mesmo” tem o passo a passo da receita, no qual a amiga Elenice Castro ensina como fazer, a receita é muito fácil e deliciosa!

Consideraçoes finais

A receita feita em casa é igual àquela que compramos no supermercado. Com ela podemos fazer bolos, doces, sobremesas. Não muda gente. A diferença é que essa que fazemos em casa, não tem conservantes e, portanto, não dura muito tempo na geladeira.

Então, eu faço essa receita e uso em seguida para os fins que eu desejo, entenderam? Não devo fazer e deixar guardado na geladeira por semanas. Aqui na minha casa já fiz beijinho, brigadeiro e cajuzinho com essa receita. Também, já deixei apurar mais no fogo para fazer o recheio de olho de sogra. Meninas, da super certo, não tem segredo!

A dica que eu gostaria de deixar para vocês, é o seguinte. Se por exemplo, eu vou usar o leite para fazer docinhos, então hoje eu preparo a receita e deixo a noite toda na geladeira e somente no dia seguinte, eu uso para fazer os docinhos.

É importante sempre fazer a receita um dia antes do seu uso final. Uma vez fiz a receita pela manhã e usei de tarde e tive um pouco de dificuldade em acertar o ponto dos doces.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.


Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!