Logo Emagrecer com vida e saude
Search
Close this search box.

Bolinho português de bacalhau cocrante

Receita de bolinho de bacalhau
Compartilhe esse post:

De origem portuguesa, o bolinho de bacalhau é um sucesso na mesa do brasileiro. Segundo a história, foram os portugueses durante a colonização a trazerem a receita para o Brasil. A saber, desde os dias de hoje o bolinho de bacalhau é bem popular nos bares. Seja na forma de aperitivo, em festas ou até mesmo em casa como acompanhamento na hora do almoço ou jantar.

Leia também >> Torta de bacalhau, além de deliciosa, é super leve e saudável

Leia também >> Salada fresca de bacalhau, dica excelente para os dias quentes

Conforme a história, o bacalhau é um alimento milenar. Mas porque o consideravam assim? Porque era e é um alimento salgado. Contudo mesmo depois de passar pelo processo de salmoura para sua conservação, o alimento não sofre alteração em seus nutrientes. A especialidade popular do mediterrâneo também leva o nome de pastéis de bacalhau e é bem difusa em todo o país de Portugal. E até onde se sabe, não é somente os portugueses que amam esses bolinhos, mas também os espanhóis, italianos, angolanos, franceses e por fim, os brasileiros.

De acordo com algumas pesquisas a primeira receita de bolinho de bacalhau apareceu publicada em um livro de nome: Tratado de Cozinha e Copa de Carlos Bandeira de Melo de 1904, escrito pelo oficial do exército português. Portanto, se tínhamos dúvidas de que era uma receita portuguesa, agora sabemos que ele realmente veio de Portugal. Enfim, a receita fica bem sequinha e crocante. Outrossim, o se preparo é simples. Tudo que você precisa fazer é seguir o passo a passo da receita. E mais, essa receita é aquela tradicional feita em Portugal.

bolinho de bacalhau

A receita, os ingredientes e seu preparo

Os ingredientes do bolinho

  • 1 colher de sopa de azeite
  • 2 colheres de sopa de cebola picadinha
  • ½ colher de sopa de alho
  • 1 ovo batido
  • 2 batatas médias cozidas, descascadas e amassadas (+/- 280 g)
  • ¼ xícara de chá de farinha de rosca (30 g)
  • 200 g de bacalhau cozido e desfiado (1 xícara de chá)
  • Salsinha picadinha, pimenta-do-reino moída e sal a gosto
  • 1 colher de sopa de azeite

Preparo do bolinho do bacalhau

Inicie com uma panela pré aquecida em fogo médio. Primeiramente adicione o óleo, depois quando estiver quente, o alho e a cebola picados e deixe dourar. Em seguida, despeje a cebola e o alho dourados em uma tigela e comece adicionando as batatas cozidas e amassadas. Depois adicione o ovo e o bacalhau cozido e desfiado. Conforme você estiver colocando os ingredientes, mexa sempre para que a massa fica homogênea Por último, separe a massa em pequenas porções, faça bolinhas e frite em óleo quente até dourar. Retire e escorra em guardanapos de papel. Pronto! Bom apetite, seus bolinhos já podem ser servidos!

Benefícios em comer bacalhau

Bacalhau, rico em nutrientes e com baixo teor de gordura. A saber, o “fiel amigo” é um alimento de carne branca que está disponível ao longo de todo o ano. Ele contém gorduras saudáveis, apresentando uma grande riqueza em proteínas, vitaminas, minerais e nutrientes necessários para que seja possível manter um estilo de vida saudável. Ainda há a produção de óleo de fígado de bacalhau que, na sua composição, tem uma quantidade elevada de vitaminas (nomeadamente A, D, E) e ómega 3. Contendo assim, elementos essenciais para a nossa saúde. Por cada porção de 100g de bacalhau, podemos encontrar 122 calorias, havendo ainda 0,4 g de hidratos de carbono, 21 g de proteínas, entre outros componentes.

É rico em vitamina B12 e B6 e Protege contra o carcinoma de células renais

As elevadas quantidades de vitamina B12 e B6 presentes no bacalhau ajudam a manter os níveis de homocisteína no corpo. Assim, o consumo de bacalhau ajuda a reduzir o risco de ataques cardíacos e derrames. É amigo do coração! A saber, conseguimos uma significativa proteção contra o carcinoma de células renais, quando incluímos na nossa dieta o bacalhau. Ficamos assim mais protegidos contra um dos tipos de cancro (renais) mais comuns.Reduz a depressão e o stress. Enfim, o bacalhau contém ácidos gordos, como ómega 3. Portanto, o seu consumo contribui para impulsionar para o cérebro o suprimento de sangue, levando assim a uma redução do stress e ao combate da depressão.

É rico em proteínas e pobre em calorias e reduz os níveis de colesterol

A saber, o bacalhau contém poucas calorias, mas é um alimento rico em proteínas. Ele contribui para manter os músculos saudáveis, ajudando ainda a reparar os danos corporais causados pela rotina de exercício físico. Outrossim, ajuda a reduzir os níveis de colesterol. Isso porque, o bacalhau contém niacina, um nutriente importante que ajuda a reduzir os níveis do mau colesterol. Bem como, reduz o risco de arritmia ou morte súbita. Isso porque, no óleo de fígado de bacalhau, há níveis de EPA, DHA e ácidos gordos, como o ómega 3, que ajudam a reduzir significativamente o risco de arritmia ou morte súbita.

Tem uma quantidade elevada de ómega 3

O bacalhau contém uma quantidade elevada de ómega 3. É um ótimo alimento, até para pessoas que sofram de diversas doenças, nomeadamente cardíacas, diabetes e arteriosclerose. O afinamento do sangue também ocorre com o consumo de bacalhau por causa da sua riqueza em ómega 3, o que contribui para controlar a pressão alta e para evitar o bloqueio das artérias. O consumo de bacalhau pode também ser benéfico, pois a sua riqueza em ácidos gordos contribui para aumentar a variabilidade da frequência cardíaca, ajudando na prevenção de ritmos cardíacos anormais e reduzindo o risco de sofrer um acidente vascular cerebral isquémico.

Reduz o risco de leucemia, mieloma múltiplo e linfoma de Hodgkin

Parece bom demais para ser verdade, mas é um facto que incluir o saboroso alimento na nossa dieta ajuda a reduzir o risco de sofrer de determinados problemas de saúde, nomeadamente mieloma múltiplo, linfoma de Hodgkin e leucemia. Bem como, diminui o risco de cancro no cólon. Isso porque, o consumo de bacalhau, por conter vitamina B12, selénio e vitamina D, também contribui para reduzir o risco de cancro no cólon.Enfim, também reduz o risco de sofrer uma trombose profunda.

O consumo regular de bacalhau também contribui para reduzir o risco de desenvolver uma trombose profunda, que é uma condição que normalmente é originada pela formação de coágulos sanguíneos nas veias profundas das pernas. Toda a receita de bacalhau é ótima, não é? Se já havia 1001 razões para comer bacalhau, agora tem mais 10. São 1011 motivos para saborear o “fiel amigo”.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.