Bolinho português de bacalhau cocrante


De origem portuguesa, o bolinho de bacalhau é um sucesso na mesa do brasileiro. Segundo a história, foram os portugueses durante a colonização a trazerem a receita para o Brasil.

A saber, desde os dias de hoje o bolinho de bacalhau é bem popular nos bares. Seja na forma de aperitivo, em festas ou até mesmo em casa como acompanhamento na hora do almoço ou jantar.

Conforme a história, o bacalhau é um alimento milenar. Mas porque o consideravam assim? Porque era e é um alimento salgado. Contudo mesmo depois de passar pelo processo de salmoura para sua conservação, o alimento não sofre alteração em seus nutrientes.

A especialidade popular do mediterrâneo também leva o nome de pastéis de bacalhau e é bem difusa em todo o país de Portugal. E até onde se sabe, não é somente os portugueses que amam esses bolinhos, mas também os espanhóis, italianos, angolanos, franceses e por fim, os brasileiros.

De acordo com algumas pesquisas a primeira receita de bolinho de bacalhau apareceu publicada em um livro de nome: Tratado de Cozinha e Copa de Carlos Bandeira de Melo de 1904, escrito pelo oficial do exército português. Portanto, se tínhamos dúvidas de que era uma receita portuguesa, agora sabemos que ele realmente veio de Portugal.


Enfim, a receita fica bem sequinha e crocante. Outrossim, o se preparo é simples. Tudo que você precisa fazer é seguir o passo a passo da receita. E mais, essa receita é aquela tradicional feita em Portugal.

bolinho de bacalhau

A receita, os ingredientes e seu preparo

Os ingredientes do bolinho

1 colher de sopa de azeite

2 colheres de sopa de cebola picadinha

½ colher de sopa de alho

1 ovo batido


2 batatas médias cozidas, descascadas e amassadas (+/- 280 g)

¼ xícara de chá de farinha de rosca (30 g)

200 g de bacalhau cozido e desfiado (1 xícara de chá)

Salsinha picadinha, pimenta-do-reino moída e sal a gosto

1 colher de sopa de azeite

Preparo

Inicie com uma panela pré aquecida em fogo médio. Primeiramente adicione o óleo, depois quando estiver quente, o alho e a cebola picados e deixe dourar.

Em seguida, despeje a cebola e o alho dourados em uma tigela e comece adicionando as batatas cozidas e amassadas. Depois adicione o ovo e o bacalhau cozido e desfiado. Conforme você estiver colocando os ingredientes, mexa sempre para que a massa fica homogênea

Por último, separe a massa em pequenas porções, faça bolinhas e frite em óleo quente até dourar. Retire e escorra em guardanapos de papel. Pronto! Bom apetite, seus bolinhos já podem ser servidos!

Visitem nosso Istagram ou nossa Pagina no Facebook…


Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!