Para quem não conhece o cream cheese é o famoso Filadelfia. Uma espécie de creme de queijo fresco para passar no pão e fazer mil e uma receitas maravilhosas. Feito basicamente de leite coalhado, o cream cheese é saudável, nutriente vai bem em qualquer receita, para passar no pão, torradas, biscoitos, é tudo de bom. Outrossim, ele é a base das cheesecakes que temos por aí, também utilizado como recheio de bolos e tortas. Todavia, para comprar no supermercado, acaba ficando salgado no orçamento e a maioria desses produtos, podem ser feitos em casa. Fazer em casa o cream cheese caseiro, significa economia no bolso e produto natural na mesa, ou seja, livre de conservantes.
Leia também >> Cream Cheese caseiro, super saudável e low carb
Leia também >> Patê cremoso de cebola, pra servir com torradinhas, uma delícia
A maior vantagem dos produtos feitos em casa, é a qualidade. Além de conservantes, espessantes, químicas adicionais, os produtos industrializados costumam fermentar no estomago. Principalmente se a pessoa tiver um estomago mais delicado e sensível. Quando fazemos em casa, temos a garantia de saber o que estamos pondo na boca. Mais qualidade, produto natural, livre de conservantes e derivados. Além do mais, temos muita economia, visto que hoje em dia, determinados produtos não são acessíveis a todos. Portanto, vem com a gente, vamos aprender a fazer essa delícia e tenha certeza: todos na sua casa vão amar essa dica.

Cream cheese caseiro
Você sabe qual a origem do cream cheese? Nossa equipe vou pesquisar e descobrir que ele é americano e que nos EUA ele é um coringa nas receitas americanas. Ele tem uma fermentação leve, seu sabor ácido e levemente ácido. Geralmente, utilizado para fazer tortas, bolos, salgados e doces em geral. Na Itália, ele também é ingrediente das cheesecakes mais amadas e algumas pizzarias utilizam como ingrediente principal em pizzas. Sua receita original leve somente leite, limão e creme de leite. O processo de fabricação é bem simples. Dentre os vários tipos de queijos cremosos, o cream cheese, sem dúvida o mais amado e também o mais consumido pelos americanos.
No Brasil, o cream cheese passou a estar disponível em praticamente todos os supermercados brasileiros a partir do ano de 1994. Antes disso, o queijo só era encontrado no Brasil como produto importado, o que acabava por encarecer o seu preço. Grande parte da população brasileira teve conhecimento de tal iguaria através de pratos consumidos em restaurantes. Esse cenário levou várias marcas de cream cheese a estabelecerem cobranding com redes de restaurantes. Como forma de publicitarem seus produtos, fazem com que os clientes associem as marcas a determinados pratos. Em uma famosa rede de pizzarias, por exemplo, o nome de um dos sabores de pizza inclui o nome de uma das principais marcas de cream cheese do mercado.
Ingredientes
- 1 litro de leite integral – se possível leite fresco fica mais saboroso
- 2 colheres (sopa) suco de limão
- 1 caixinha pequena de creme de leite – se possível use da marca Nestlé pois fica melhor
Preparo do Cream Cheese
Leve o leite para ferver, depois de ferver, desligue o fogo, em seguida, adicione o limão e mecha bem até o leite talhar por completo. O processo leva alguns minutos. Deixe repousar uns minutos e observe que o leite talhado desce e o soro sobe. Agora é hora de coar bem, ou seja, escorrer todo o soro, pois vamos utilizar somente a massa de queijo talhado. Uma vez que você já escorreu completamente o soro, pegue o queijo talhado e leve ao liquidificador para liquidificar com o sal a gosto e o creme de leite. Algumas pessoas adicionam também 1 colher de manteiga sem sal, eu não coloco, prefiro usar somente o sal e o creme de leite, fica bom igual.
Às vezes, eu adicione 1 colher de azeite de oliva, pois dá um sabor muito bom e fica bem parecido com o Filadelfia de Azeitonas que temos na Itália. Você pode usar sua imaginação nessa hora, por exemplo. Utilizar algumas azeitonas ou ervas finas, para dar mais sabor. Se você está fazendo o cream cheese para comer com torradas, pão ou até mesmo para colocar em saladas, pode acrescentar as ervas, vai dar um sabor bem delicado. Mas para usar para outras receitas, não recomenda-se acrescentar nada, pois pode alterar o sabor da receita final. Uma vez que você terminou de liquidificar, a receita está pronta para o consumo ou ser utilizada em outros pratos, simples não é mesmo?
Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.