Leite condensado concentrado sem açúcar, prático e rápido

leite condensado
Compartilhe esse post:

Leia também >> Super Fácil – Leite condensado caseiro, receita de Ana Maria Braga

Leia também >> Brigadeiro suculento que não vai no fogo, feito no liquidificador

A saber, fazer essa receita é muito fácil, ela não vai no fogo e nem no liquidificador, você precisa apenas de 3 ingredientes e um fuê. Prática, versátil e rápida. Isso por não falar econômica, porque hoje em dia, uma lata de leite condensado chega a custar até R$ 10,00. Onde eu moro por exemplo, na região serrana do Rio de Janeiro, custa 9,99 a lata de leite condensado. Mas com a receita de hoje, tanto eu como você que está lendo, vamos ter leite condensado concentrado econômico e sem açúcar. Bem como, vamos poder fazer doces, bolos, tortas, sorvetes e docinhos com essa receita. E ainda tem mais, com uma quantidade de calorias bem inferior se comparado a receita tradicional. Continua comigo na postagem, que você vai se surpreender.

leite condensado concetrado

Leite condensado concentrado sem açúcar

Você conhece a história do leite condensado? Existem várias histórias na verdade, uma delas é que ele teria sido criado pelos ingleses na guerra, pois era necessário enviar leite aos soldados e teria que ser uma espécie de leite integral concentrado. O leite teria a função de alimentar os soldados e fornecer energia naquele período crítico. Uma segunda história, está ligado a  Nestlé. Segundo pesquisas, essa história começa em 1856, da tentativa de desidratar leite comum. A Anglo Swiss Condensed, primeira fábrica criada especialmente para produzir leite condensado, surgiu em 1867 na Suíça. Todavia, a Nestlé iniciou a fabricação de leite condensado no mesmo ano.

Em 1905, as duas empresas se juntaram e nasceu a Nestlé & Anglo Swiss Condensed Milk Co.  A embalagem do produto apresentava um camponesa suíça do século XIX e o produto chama-se “La Laitiére” (vendedora de leite em francês). Em todos os países para onde foi exportado, procurou-se um nome equivalente – sempre associado a figura da camponesa com seus baldes de leite. Em espanhol, por exemplo, adotaram a marca “La Lechera” e na língua inglesa “Milkmaid“. Foi como “Milkmaid” que primeiros carregamentos de leite condensado chegaram ao Brasil, em 1890, como uma alternativa ao leite fresco, cujo abastecimento era problemático.  O produto era vendido nas drogarias e logo virou “leite da moça“.

Por fim, em 1921 a Nestlé abre sua primeira fábrica, na cidade de Araras – no interior de São Paulo, onde começou a produzir o produto adotando o nome criado pelos consumidores “Leite Moça”. A famosa latinha que é utilizada em doces e sobremesas até os dias de hoje.

Ingredientes

  • 2 xicaras de leite em pó
  • 4 colheres (sopa) de eritritol (adoçante em pó)
  • 1 colher (sopa) de essência de baunilha
  • 1 xícara de água
  • Usei a xícara de 250ml

Preparo

Não tem segredo essa receita. Primeiramente, em uma tigela de vidro acrescente as duas xícaras de leite em pó. Sendo de boa qualidade, qualquer marca serve. Em seguida, agregue o adoçante em pó, com a ajuda de uma colher, misture tudo bem. Em seguida, adicione a essência de baunilha diluída em uma xícara de água. Comece misturando com a colher, quando o leite em pó estiver já todo úmido, pegue o fuê e bata até o ponto que essa misture se dissolva por complete e se transforme em um líquido grosso e consistente. Provavelmente você vai ter que bater uns 5 minutos. Por fim, uma vez que o creme está denso, homogêneo, seu leite condensado concentrado sem açúcar está pronto para ser embalado. Escolha um vidro esterilizado, coloque a mistura dentro do vidro, tampe e leve à geladeira por 24h.

Enfim, no dia seguinte, seu leite condensado concentrado sem açúcar está prontinho para ser utilizado da maneira como bem desejar. Ideal para fazer docinhos de aniversário, recheio de bolos, coberturas e sobremesas em geral. A saber, é o mesmo leite condensado que você compra na latinha ou na caixinha, porém, sem açúcar. No caso, o açúcar foi substituído por adoçante em pó. Fiz aqui em casa, testei no brigadeiro, deu certinho o ponto, com uma grande diferencial: com 50% de calorias a menos. Portanto, eu acredito que vale muito a pena utilizar essa receita.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.