Logo Emagrecer com vida e saude
Search
Close this search box.

Cravo da índia: especiaria que acelera o metabolismo

cravo da india
Compartilhe esse post:

A saber, utilizamos o cravo da índia em receitas de doces, pães e bolos. Isso porque, ele da sabor especial e particular aos pratos. Mas essa especiaria oriental, não é apenas útil para agregar sabor e aroma agradável às receitas. Ela também ajuda a emagrecer e é muito benéfica para a saúde. O cravo da índia, é uma especiaria proveniente da Indonésia e facilmente encontrada em supermercados e lojas de produtos naturais. Outrossim, popularmente conhecida na culinária por agregar sabor e aroma às receitas.

Leia também >> Louro e canela: juntos não tem gordura que resista

Leia também >> Água de maçã e canela: receita maravilhosa para perder peso

Contudo, vale lembrar que essa especiaria vem sendo utilizados há milhares de anos pelos nossos antepassados e isto se deve ao fato de suas propriedades medicinais e terapêuticas. Bem como, recomendado para o tratamento de tosses, gases intestinais, inflamações, dores de dente, bronquite. Outrossim, para quem pretende perder peso. Ademais, as propriedades do cravo da Índia aceleram o metabolismo e a digestão, ajudando na queima de gordura. Em palavras bem simples, o cravo é uma especiária rica em benefícios para o bem-estar, saúde, nutrição, mas para desfrutarmos ao máximo, precisamos conhecer melhor e saber do poder que ele tem.

Cravo da índia no emagrecimento

O cravo da índia, é considerado como um alimento termogênico. Isso quer dizer que ele eleva a temperatura interna do corpo e esse aumento da temperatura pode acelerar o funcionamento do nosso organismo. Bem como, a queima de calorias é maior e mais rápida, favorecendo a perda de peso. Esse efeito também aumenta a disposição para as atividades físicas. Além de acelerar o metabolismo, o cravo também melhora a digestão, ajuda na desintoxicação do organismo e tem potencial antioxidantes. Tudo isso faz com que o chá não só ajude no emagrecimento, como também melhore o funcionamento de vários órgãos e sistemas essenciais do nosso corpo.

cravo da índia

Cravo da índia na alimentação

A saber, o consumo de cravo da índia pode trazer vários benefícios para o corpo, bem como, para a saude.

  • Auxílio na perda de peso, por aumentar o metabolismo e temperatura corporal;
  • Melhora da digestão e controle da diarreia, por ativar enzimas que auxiliam o estômago e intestino;
  • Combate a infecções causadas por bactérias, como estreptococos e estafilococos, ou por fungos, por sua ação antisséptica e antifúngica.
  • Evita o surgimento de doenças, pois combate radicais livres, que causam o envelhecimento dos tecidos do corpo;
  • Combate a impotência sexual e aumenta a libido, por suas propriedades afrodisíacas;
  • Melhora o mau hálito, pelas suas propriedades antissépticas e aromáticas;
  • Facilita a cicatrização, por diminuir inflamações e irritações das feridas.

O cravo da índia, consumido em bolos, pães, sobremesas e caldos. Todavia, aproveitamos suas propriedades na forma de chás, que ficam ótimos quando feitos em conjunto com canela, limão ou gengibre.

Cravo da índia: como usar?

O cravo pode ser utilizado para fazer chá e pode ser consumido durante o dia, no máximo 2 ou 3 xícaras por dia, para fazer o chá, você precisa de 10 g de cravos secos e 200 ml de água, basta ferver tudo junto por 5 minutos, desligar o fogo e abafar por mais de 5 minutos e está pronto para ser servido. Você também vai encontrar o cravo na versão “óleo essencial de cravo”, vendido nas lojas de produtos naturais, ele pode ser utilizado como higienizador de ambientes, para dor de dentes, para feridas, como repelente, é suficiente uma gota do óleo, se você sofre de enxaquecas, também pode utilizar uma gota para massagear as têmporas.

Também encontramos o cravo em pó. Todavia, esse utilizamos em alimentos, pães, doces, saladas, frutas, com iogurte natural. Ademais, podemos misturar com mel e posteriormente utilizado para crises de náuseas, cólicas. Observação: o cravo da índia está contra indicado na gravidez, por poder causar contrações na musculatura do útero, havendo risco de causar aborto ou parto prematuro. 

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.