Inflamação muscular, aprenda uma receita para combater as dores


Hoje em dia é bem comum sofrer de inflamação muscular. Isso porque, o estilo de vida das pessoas é muito sedentário. Muitos de nós passam horas e horas sentados na mesma posição. Ou seja, não tem mais atividade física, não nos movimentamos e a consequência são as inflamações nas articulações.

Geralmente, em função do longo período na mesma posição, ou até mesmo por movimentos repetitivos, nossos músculos tendem a inflamar e é por isso que temos essas dores lombares, nos joelhos, coluna, ombros etc.

Essas dores também podem ser provocadas em pessoas que possuem condições inflamatórias crônicas, tais como: artrite reumatoide, osteoartrite, gota, bursite. Bem como outras lesões, como entorse e distensões musculares.

Independente da origem dessas dores, uma jornada assim com dores na coluna ou nas articulações podem ser um grande fardo. Outrossim, no final do dia, certamente você já não suportara mais esse quadro.

A boa notícia é que a receita dessa bebida composta de ingredientes naturais e com substâncias anti-inflamatórias que vamos ensinar hoje, vai valer a pena! Comprovadamente tem um resultado excelente amenizando e tratando a inflamação muscular.

Receita anti-inflamatória

Os ingredientes utilizados na bebida, foram cientificamente comprovados que ajudam a reduzir a dor associada a inflamação crônica nas articulações. Abacaxi, cúrcuma e pimenta preta, um casamento perfeito que resulta em um anti-inflamatório e analgésico que suaviza os sintomas das dores.

Bem como, seu uso contínuo pode tratar e prevenir esse quadro de inflamação nas articulações e músculos dando alívio. Outrossim, em alguns casos, alívio imediato.


O abacaxi é famoso pelas suas propriedades medicinais. Todavia, entre todos os componentes da fruta, tem uma em particular chamada bromelina. Essa substância, se trata de um poderoso agente anti-inflamatório com fortes propriedades analgésicas.

Um fato curioso, é que encontramos ela em grande quantidade no abacaxi. A saber, um estudo de 2002 publicado pelo International Journal of Fitoterapia e Fito farmacologia descobriu que a bromelina foi muito eficaz no tratamento dos sintomas físicos de dor nas articulações, principalmente nos joelhos.

O estudo indicou que a bromelina também foi capaz de melhorar o bem-estar geral dos doentes com dores nos joelhos. Bem como, já mencionado anteriormente, ajudou a reduzir os sintomas de osteoartrite e artrite reumatoide.

Inflamaçao muscular

Cúrcuma

A cúrcuma, é uma especiaria muito utilizada na culinária indiana e chinesa. Ademais, a história data que, nossos primórdios utilizavam a cúrcuma para vários tratamentos de saúde. Bem como, inclusive aqueles ligados a dores musculares, articulação e digestivos.

A cúrcuma, tem propriedade analgésicas e anti-inflamatórias. utrossim, seu chá reduz inflamações nas articulações, inflamações do estômago, irritação do intestino. Bem como, seu uso contínuo é muito benéfico, visto que suas substâncias são anticancerígenas.

Pimenta Preta

A pimenta preta, mais conhecida como pimenta do reino, não é muito utilizada em sucos, mas nesse caso aqui, que estamos falando de um suco medicinal, ele serve para um propósito distinto, que é aquele de aumentar o nível de antioxidantes.

Estudos realizados em 2015 publicado na Internacional Journal of Food Science and Nutrition, concluiu que a pimenta preta foi responsável por aumentar o nível de antioxidantes quando tomado de manhã. Bem como, de certa forma era muito benéfico ao organismo visto que são os antioxidantes que combatem os radicais livres.


Além de melhorar a absorção da cúrcuma, a pimenta preta é também um agente anti-inflamatório. De acordo com um estudo de 2013 da equipe em resenhas críticas de Ciência Alimentar e Nutrição, o ingrediente ativo da pimenta preta é a piperina. Ela é composta de óleos voláteis, oleorresinas, e alcaloides que são responsáveis pelos benefícios anti-inflamatórios.

Gengibre e Cereja

O gengibre, raiz comumente conhecida e utilizada em muitas nações do mundo inteiro, ganhou destaque pelas suas propriedades “fenomenais de cura”. O gengibre é um dos mais poderosos anti-inflamatórios que existem para tratar inflamações crônicas, principalmente aquelas das articulações.

A cereja, ou baga de cereja, também conhecido como ginjas, são ricas em vitaminas A e C e abundantes em beta-caroteno. A vitamina C é essencial para o corpo produzir o colágeno, que é parte da cartilagem normal. A cartilagem é destruída na osteoartrite, colocando assim a pressão sobre os ossos.

Cerejas também contêm o mais alto nível de antocianinas, o que fazem delas um poderoso antioxidante e com propriedades anti-inflamatórias. Eles são realmente um super alimento, e podem ser consumidas em muitas formas diferentes: frescas, secas, congeladas, como um suco ou em forma de extrato.


O óleo de coco ajuda a aliviar a dor nas articulações de duas maneiras. Em primeiro lugar, na absorção da cúrcuma e em segundo pelas propriedades anti-inflamatórias, que pode ajudar a reduzir a dor associada as articulações.

Um 2014 estudo publicado na Imunofarmacologia Journalshowed International afirmou, que o óleo de coco contém propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que podem afastar a artrite para sempre.

Receita do suco anti-inflamatório

  • 1 xícara de abacaxi cortado em cubos
  • 1/2 xícara de suco de cereja (ou 1-1,5 xícara de frutas frescas)
  • Uma polegada de raiz de gengibre fresco (ou 1/2 colher de chá de gengibre em pó)
  • Uma polegada de raiz de cúrcuma fresco (ou 1/2 colher de chá de cúrcuma em pó)
  • Uma pitada de pimenta do reino
  • ½ colheres de chá de óleo de coco virgem

Primeiramente, coloque todos os ingredientes num misturador (liquidificador) e liquidifique em alta velocidade. Em seguida, você pode bebê-lo imediatamente ou fazer uma quantidade maior e armazenar em um frasco de vidro no refrigerador.

Enfim, a bebida pode ser consumida 2 x no dia. O ideal é fazer e beber na hora. Portanto, evite armazenar para depois, se possivel, faça e tome em seguida.

Visitem nosso Istagram ou nossa Pagina no Facebook…



error: Conteúdo Protegido!