Logo Emagrecer com vida e saude

Pomada de confrei, um santo remédio para tratare e aliviar dores e feridas

pomada de confrei caseira
Compartilhe esse post:
Compartilhar em facebook
Compartilhar em twitter
Compartilhar em pinterest
Compartilhar em whatsapp

A saber, a planta de confrei, é uma planta medicinal com propriedades curativas e cicatrizantes. Bem como, uma planta que acelera a regeneração de tecidos e, portanto, muito utilizada no tratamento dermatológico. Para cicatrizar feridas por exemplo, excelente alternativa natural, isso vale para a pomada, ou até mesmo pela infusão feita para lavar feridas. O confrei sem dúvida é uma planta com inúmeros benefícios terapêuticos e medicinais. Utilizada desde a antiguidade, seu unguento caseiro, fazia milagres no tratamento de machucados e feridas profundas.

Leia também >> Arnica; um anti-inflamatório poderoso utilizado para tratar dores articulares e lombares

Leia também >> Articulaçôes; tome chá de gengibre para aliviar as dores e inflamações

Mas seus benefícios curativos não limitam apenas a feridas e dores localizadas. A saber, o chá de confrei, é um excelente digestivo e ajuda a tratar problemas de estomago, principalmente inflamações e irritações. Sua pomada caseira, é um santo remédio para dores articulares, lombares, e ainda pode-se utilizar em hematomas, pancadas em geral. Basta esparramar um pouco e fazer movimentos circulares até a absorção por completa da pomada e em poucos dias a hematoma desaparece. O sucesso dessa planta, deve-se a propriedades anti-inflamatórias, cicatrizantes e renovadoras das células. Por isso, o sumo, pomada ou tintura feitos a partir das folhas servem para o tratamento de feridas e queimaduras e dores.

Pomada de confrei

Na sequência, você vai aprender uma receita do tempo da vovó, que ainda faz muito sucesso. A pomada cicatrizante feita com folhas de confrei, é um tratamento homeopático para pequenos cortes e feridas. Também atua em contusões e hematomas, aliviando a coloração roxa. Ademais, a receita também leva hortelã, o que auxilia no alívio de dores musculares e ainda traz uma sensação de frescor para a aplicação. Todavia, a pomada não pode ser consumida oralmente. Somente as folhas depois de cozidas e feito a infusão, é que pode ser consumido na forma de chá.


Contudo, lembre-se de que é sempre importante consultar um médico para determinar qual é a melhor conduta para o seu caso particular. Ainda que os tratamentos naturais sejam poderosos, é interessante contar com um profissional fitoterapeuta para tirar todas as dúvidas. Os conselhos e dicas desse texto, são meramente informativos e, portanto, não substituem o parecer médico. Por fim, as vezes o que é bom para uma pessoa, pode não ser bom para outra. Isso porque, cada organismo reage em modo diverso.

planta de confrei

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de vaselina
  • 1 colher (sopa) de hortelã triturada
  • 5 xícaras (chá) de folhas de confrei trituradas

 Modo de preparo

Primeiramente, higienize bem um recipiente de vidro. Em seguida, transfira todos os ingredientes para uma panela e leve ao fogo baixo. Misture por alguns minutos, até que as folhas percam completamente a cor. Por último, desligue o fogo e mexa até adquirir a consistência de pomada. Posteriormente, armazene no recipiente de vidro tampado, e mantenha sempre na geladeira.

Receita bônus pomada de confrei

Em segundo lugar, uma receita da Emater que serve para rachaduras de pés e mãos, feridas e frieiras. Para essa receita vamos precisar dos seguintes ingredientes:

  • 1 xícara de vaselina
  • 2 folhas de confrei
  • 5 colheres de sopa de folhas de bálsamo alemão
  • 5 colheres de sopa de folhas de sabugueiro

Preparo

Com todos os ingredientes em mãos, repita o passo a passo da receita que apresentamos anteriormente. O modo de uso e armazenamento também é o mesmo.

Como usar a pomada de confrei

De acordo com a Cartilha de Plantas Medicinais do SUS, a pomada atua como cicatrizante em pequenas lesões de pele e anti-inflamatório em equimoses, hematomas e contusões. Deve-se aplicar o tratamento nas áreas afetadas até 3x ao dia. O manual pontua, ainda, que o medicamento deve ser utilizado por até 6 semanas no ano, evitando a aplicação em lesões abertas. Contudo, se tiver alguma dúvida, consulte seu médico e lembre-se que nenhum medicamento deve ser utilizado sem prescrição médica, isso vale inclusive para os remédios naturais e caseiros.


Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!