Logo Emagrecer com vida e saude
Search
Close this search box.

Formigamento nas mãos: se você já teve, não ignore esse sintoma

Formigamento nas mãos
Compartilhe esse post:

Talvez você já tenha sentido esse sintoma de formigamento nas mãos e ignorou. Todavia, saiba que esse sintoma, é um alerta que o corpo está enviando. Geralmente, o formigamento ocorre por uma breve interrupção circulação de sangue, que vai da palma da mão até as pontas dos dedos.

Isso porque, as vezes a pessoa dorme sobre um braço, ou está mal posicionado e, portanto, ocorre a interrupção da circulação. Entretanto, se esse sintoma acontece com certa frequência, significa um alerta de que algo está errado.

A saber, algumas doenças provocam esse formigamento nas mãos e por essa razão quando começa acontecer com frequência, é sinal de que tem algo errado. Hoje você vai aprender um pouco mais sobre essas doenças que vai servir como um parâmetro para entender melhor esses sintomas.

Outrossim, vai servir de alerta para que você procure um médico para compreender melhor o contexto. Bem como, identificar qual é o problema de fundo que está provocando esses sintomas, pois assim, poderá tratar de forma correta e adequada.

Esclerose múltipla

É uma doença neurológica crônica, progressiva e autoimune. Isso significa que as células de defesa do nosso corpo atacam nosso próprio sistema nervoso – como se ele não pertencesse ao nosso organismo, causando lesões no cérebro e na medula.

A consequência dessas lesões é uma sensibilidade e formigamento nas mãos. Isso porque, essa doença afeta a circulação sanguínea dificultando-a. Apesar da seriedade dessa doença e das consequências, hoje as pessoas conseguem viver de forma saudável por muitos anos.

Leia também >> Tremores nas mãos

Leia também >> Dormência das mãos, causas, sintomas e tratamentos

Síndrome do túnel do carpo

Essa é uma doença que afeta as pessoas por movimentos repetitivos, ou seja, é uma lesão por movimentos repetitivos. Isso provoca muito formigamento nas mãos. Bem como, dores nos pulsos, e se não tratado, ao longo do tempo, as mãos vão enfraquecendo e podem inclusive perder os movimentos.

No caso da síndrome do túnel do carpo, geralmente precisa fazer um procedimento cirúrgico para fazer a correção. Praticamente, precisa reconstruir o caminho que o tendão faz e colocá-lo de volta dentro do túnel do carpo.

formigamento das mãos

No braço temos dois tendões que ligam braço, cotovelo e mãos. Bem como, eles passam dentro do primeiro e do segundo túnel do carpo. Mas por conta dos movimentos repetitivos pode ocorrer de um dos tendões sair de dentro do túnel e por isso ocorre todo esse problema.

O único modo para resolver a situação, é a cirurgia que corrige o desvio que o tendão fez. Portanto, a cirurgia consiste em reconstruir o caminho correto dos tendões e assim aliviar as dores no pulso e o formigamento nas mãos.

Trombose

Consiste na formação de coágulos nos vasos sanguíneos e quando acontece ou esta para acontecer, pode também provocar formigamento nas mãos. O coágulo provoca um retardo no fluxo sanguíneo e na oxigenação e por isso surgem os formigamentos.

AVC – acidente vascular cerebral

Entre todos os sintomas e doenças, sem dúvida esse é o mais grave. Portanto, precisamos levar muito a sério. O AVC costuma avisar por meio do formigamento das mãos.

Diabetes

A diabetes, é uma doença séria que precisa ser controlada corretamente para evitar complicações. Um dos sintomas, é a dormência nas mãos que acontece devido à redução do fluxo de sangue.

Doença de Buerger

Esta doença esta ligada ao uso de cigarros e álcool. Consiste em uma inflamação das artérias e veias, pernas ou braços, que provoca dor e variações na temperatura da pele nas mãos ou pés, devido à redução do fluxo de sangue.

A doença ocorre em jovens e adultos, no qual boa parte faz uso exagerado de cigarros e álcool. Outrossim, afeta as artérias e por isso provoca o formigamento nas mãos. Precisamos tratar e acompanhar de perto por um especialista.

Todos os problemas de saúde, doenças, enviam sinais, que chamamos de sintomas e por essa razão não devem ser ignorados. Os sintomas são alertas para a pessoa tomar as medidas necessárias e cuidar da própria saúde.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.