10 benefícios surpreendentes da caminhada para o corpo e coração

caminhada
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Para quem não sabe a caminhada é um dos melhores exercícios físicos na ajuda da perda de peso. E é também o primeiro passo pra quem deseja ganhar massa muscular.

A saber, caminhar é um exercício aeróbico sem complexidade. Podemos praticar a qualquer hora do dia e o principal, ademais, não envolve gastos financeiros. Portanto, praticando caminhadas diariamente, você vai aumentar a sua qualidade de vida, perder peso e criar massa muscular. Outrossim, estimular a produção de serotonina, entre tantos benefícios que vamos falar hoje.

Você sabia que com 20 minutos de caminhada, o nosso cérebro começa a liberar as substâncias como endorfina e serotonina? Todavia, a endorfina tem um efeito calmante e analgésico e é responsável pelas emoções. Outrossim, ajuda no combate ao stress e diminui a ansiedade. Igualmente, a serotonina, é a responsável pela sensação de bem-estar.

A caminhada além de emagrecer melhora a circulação sanguínea, melhora e corrige a postura, alivia dores lombares, e ajuda a perder a barriga. Todas as atividades físicas queimam gordura, mas a caminhada é aquela que da retorno imediato. Ademais, podemos praticar em qualquer lugar, e se você for esperto, pode fazer da tua caminhada um passeio agradável no parque.

Esse esporte também, super indicado para baixar as taxas de colesterol. A saber, pessoas que sofrem com as taxas de colesterol ruim, costumam caminhar diariamente e ao fazê-lo conseguem manter um certo equilibro nas respectivas taxas. Bem como, melhorando a qualidade de vida e mantendo o físico em forma.


Caminhar também aumenta a massa óssea e diminui a glicose no sangue. Isso porque, para pessoas que sofrem de diabete, a caminhada também pode ser uma alternativa muito saudável, que vai ajudar a manter as taxas de açúcar no sangue em equilíbrio de manter tudo equilibrado.

caminahda

Caminhando para emagrecer

Caminhar durante 1 hora após o jantar, pois ajuda a perder até 2 vezes mais peso, além de reduzir os níveis de açúcar e gordura no sangue;

Outrossim, fazer o exercício ao ar livre, aumentando os níveis de energia e permitindo queimar mais calorias;

Controlar a respiração, inspirando pelo nariz e expirando pela boca a um ritmo natural, evitando privar o corpo de oxigênio;

Aumentar a intensidade da caminhada, iniciando com 10 minutos leves e depois apressar o passo, voltando a diminuir o ritmo nos últimos 10 minutos.


Todavia, caminhar diariamente ajuda a combater a ansiedade e a compulsão pelos alimentos;

Antes de praticar caminhadas, ou seja, antes de sair para sua caminhada de costume, faça um suco detox verde e tome, o suco vai acelerar o metabolismo e aumentar a queima de calorias;

Existem inúmeros benefícios em praticar “caminhada”, eu ressaltarei apenas 10 deles.

1. Fortalece a musculatura, combatendo a osteoporose;

2. Auxilia na prevenção de doenças pulmonares, como a asma e a bronquite;

3. Diminui o stress e melhora a saúde mental;

4. Acelera o metabolismo, queima calorias, aumenta o condicionamento físico e cria massa muscular;

5. Ajuda a emagrecer e favorece diretamente a autoestima;

6. Combate a depressão (grande aliada no tratamento de pessoas que sofrem desse distúrbio) e melhora o humor;

7. Ativa a produção de endorfina e serotonina;

8. Reduz os riscos de câncer de mama nas mulheres;

9. Melhora o desempenho cardiovascular no caso de pessoas que sofrem de hipertensão;

10. Praticar caminhadas diariamente, além de inibir o apetite, ajuda a retardar o envelhecimento.

beneficos da caminhada

Recomendações

Antes de tudo, use um tênis confortável;

Roupas leves e de preferência de algodão;

Evite horários quentes do dia;

A saber, não caminhe em jejum;

Tome sempre 2 copos de água antes de sair para caminhar;

Use protetor solar antes de sair de casa;

Enfim, a caminhada é a melhor atividade física para ganhar massa muscular, perder peso, perder a barriga e melhorar a saúde do coração.

Considerações finais

Entre todas as atividades físicas, a caminhada é a mais prazerosa. As vezes a gente pensa, que chato ficar caminhando, mas tudo é questão de disciplina gente. Quando comecei fazer caminhadas, confesso que era difícil. Tinha dias que eu ia chorando.

Todavia, não tinha escolha, com 3 hernias de disco na coluna, o médico afirmou que a saída para melhorar, era praticar caminhadas. Em poucas semanas emagreci 9kg. Gente caminhar emagrece demais!

Outro detalhe que gostei muito: passei a dormir melhor e dormia a noite inteirinha sem acordar, que maravilha! Passei a me sentir mais leve, meu humor melhorou, as dores diminuíram e hoje vivo melhor que antes.

Enfim, aconselho todos a praticarem caminhadas. No início a gente sofre, mas depois vai se acostumando e passa a fazer parte da nossa rotina. Tanto é que o dia que não posso ir caminhar, parece que ficou faltando algo no meu dia.

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