Xarope natural para acabar com a tosse e você dormir melhor


Quando ocorre mudanças de estação, as temperaturas sobem e descem. Com isso, nessa confusão climática a primeira coisa que bate a nossa porta, são as crises de tosse, ou seja, resfriados, gripes e bronquite. E quem mais sobre, infelizmente são as crianças.

O problema se complica quando começa a aparecer o catarro. O muco vai se acumulando nas vias respiratórias e com isso, começam a surgim outras complicações. Ou seja, o que antes era um simples tosse, pode inclusive virar uma bronquite.

Infelizmente uma simples gripe pode se transforma em uma infecção e se alastrar pelos pulmões. Todavia, quando isso acontece, primeiramente precisamos de um médico e em seguida de antibióticos.

Contudo, esse problema ocorre com muita frequência em crianças pequenas. Isso não significa que os adultos estejam livres, mas as crianças são a categoria que mais sofre com os resfriados estacionais. 

A formação de catarro, a fleuma e o processo infeccioso das vias respiratórias podem provocar outros problemas mais sérios, como bronquite, asma, bronco pneumonia. por isso todo cuidado é pouco, e nada melhor do que prevenir.

Prevenção e tratamento

Uma alternativa excelente, é investir em remédios naturais. Principalmente aqueles preventivos, sabe aqueles do tempo da vovó? Esses são os melhores! Até mesmo porque antigamente não tínhamos tantos remédios de farmácia. A solução era sempre recorrer à os remedinhos da dispensa da vovó. Eles sempre nos salvavam e reforçavam nossa saúde.

Os remédios caseiros era a alternativa mais saudável que nossas avos usavam. Engraçado que funcionavam. Na minha casa por exemplo, não faltava xarope caseiro na geladeira e quando a tosse vinha forte de noite, a alternativa é tomar uma colher bem cheia.


Hoje em dia quando vamos as farmácias encontramos xaropes de muitas marcas e ingredientes. Às vezes, nem sabemos qual escolher e o pior é que nem sempre eles funcionam como deveriam funcionar!

No entanto, preciso te falar uma coisa séria. Os tratamentos naturais não substituem o tratamento prescrito pelo seu médico. Alguns quadros de gripes precisam de uma atenção maior, por isso, jamais deixe de consultar seu médico.

Já os xaropes caseiros, feitos a partir de ingredientes naturais, não fazem mal a saúde e nem possuem contra indicação. Pelo contrário, eles também podem ser utilizados por exemplo, na prevenção de doenças respiratórias, para fortalecer o pulmão, e inclusive aumentar a imunidade.

xarope de cenoura

A receita, os ingredientes e o preparo

Para a receita do xarope você vai precisar dos seguintes ingredientes:

4 cenouras médias

1 raminho de alecrim


5 colheres de sopa de mel

2 limões

500 ml. de água

Preparo

Primeiramente, lavar as cenouras e remover a primeira camada. Em seguida, cortar em pedaços grandes e colocá-los na água em uma panela. Posteriormente, leve ao fogo e deixe ferver por 5 minutos.

Em seguida, retire do fogo e adicione o ramo de alecrim e deixe marinar durante 45 minutos. Por fim, passe o liquido pela peneira e reserve-o.

Posteriormente, coloque as cenouras cozidas, o raminho de alecrim, o suco dos limões e o mel da abelha no liquidificador. Liquidifique tudo até obter uma mistura homogênea.

Contudo, se estiver muito seco, adicione um pouco da água do cozimento da cenoura. Depois de obter uma pasta homogênea, guarde tudo em um frasco limpo, de vidro, esterilizado com tampa.

Modo de usar o xarope

Adultos podem tomar o xarope 3 x ao dia. Sendo uma colher de sopa a cada 8h. No caso de crianças 1 colher de chá a cada 8h. Em poucos dias, a secreção começa a ser expelida e a tosse diminui. Todavia, atenção, se os sintomas persistirem, procurem o médico para fazer um tratamento adequado.

O xarope é recomendado também como preventivo, podendo ser consumido 1 receita a cada 3 meses. Devemos tomar 2 colheres ao dia, sendo uma pela manhã e uma pela noite.

Também recomendamos o xarope em caso de alergias, sinusite, rinite, bronquite, laringite, em ambos os casos. O xarope tem o poder de limpar as vias respiratórias e facilitar uma melhor respiração. Além disso, limpa os resíduos e secreções que se acumulam nessas vias.

Visitem nosso Istagram ou nossa Pagina no Facebook…


Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!