Dormência nas mãos, esse é um sinal de alerta de que algo vai muito mal


Quantas vezes você já não acordou durante a noite com dormência nas mãos? Assustado (a) e preocupado (a) se sentou na cama e começou a massagear para que a sensibilidade tornasse rapidamente?

Fala a verdade, vez o outra, ou com frequência, isso acontece com você. Mas por que será que acontece essa dormência nas mãos? 

Certamente isso acontece com você, pois acontece comigo também. E quando eu estava muito acima do peso, acontecia todos os dias.

Hoje, esse fenômeno acontece vez o outra, mas de sobre salto acordo no meio da noite assustada e com as mãos completamente dormentes. Por que acontece essa dormência nas mãos?

Quando certas áreas do nosso corpo se comprimem, é possível que o fluxo sanguíneo não chegue às mãos. Este é o motivo pelo qual elas podem ficar formigando ou dormentes.

Não há nada mais desagradável do que ter crises de câimbras e dormência nas mãos, pés e braços durante a noite. Acordamos de sobre salto, como se tivéssemos recebido uma descarga elétrica. Assustados começamos a massagear e em um curto prazo de tempo, o sangue volta a circular e aquela sensação desaparece.

Temos que fazer atenção. Boa parte das pessoas possuem esse problema. 75% dos casos é realmente uma má posição que a pessoa dorme e impede o fluxo sanguíneo.


Mas existem outras causas que merecem total atenção e é justamente sobre isso que vamos falar hoje. Causas, sintomas, e encaminhamentos que devem ser tomados em casos dormência nas mãos.

Se as suas mãos estão acordando sempre dormentes, observe com atenção, talvez como já citamos, pode ser apenas uma posição errada que comprimindo impede a circulação, mas em alguns casos pode ser o Túnel do Carpo.

dormência nas mãos tratamento

Túnel metacarpiano

Essa é sem dúvidas a causa mais comum. Nossos três principais dedos, polegar, indicador e médio, tendem a ser os mais afetados pela conhecida síndrome do túnel do carpo (STC).

Trata-se de um problema associado ao nervo médio. Uma neuropatia periférica que exerce uma pressão em nosso pulso. Outrossim, fazendo com que sintamos grandes dores, dificultando a mobilidade. Fazendo-nos perder a sensibilidade e provocando a conhecida sensação de adormecimento. E é a noite que sentimos mais esse efeito tão incômodo.

Em algumas ocasiões exercemos uma sobrecarga em nossos pulsos. Trabalhos manuais como escrever muito, utilizar muito o teclado do computador, tesouras, ferramentas, coser… podem fazer com que os nervos de nossa mão se sobrecarreguem.

A flexão e a inflexão contínua dessa região do corpo costumam carregar-se. Todavia, se a exercitamos de uma maneira intensa, a dor aparece especialmente à noite. Isto quando já não exercemos nenhum movimento e os nervos e tendões descarregam com mais intensidade sua pressão.

Pessoas que possuem problemas no Túnel do Carpo, precisam ser acompanhadas pelo ortopedista especialista em mãos e cotovelos. E em alguns casos, precisam inclusive passar por cirurgias, é o meu caso. Eu já fiz a cirurgia do primeiro e do segundo túnel do carpo na mão direita.


Se antes da cirurgia eu tinha muita dormência, hoje, após a cirurgia eu tenho uma qualidade dos movimentos bem melhor, do antes da cirurgia. Com frequência eu sentia dormência e quase não tinha sensibilidade. Hoje, como já citei, melhorou bastante e esse resultado só foi possível, graças à intervenção cirúrgica.

Retenção de líquido

Estar alguns quilos acima do peso. Praticar pouco exercício físico. Assim como, seguir uma dieta inadequada pode fazer com que, não apenas os pés se inchem, mas também as mãos, devido a uma retenção exagerada de líquidos.

A sensação de formigamento é sempre mais intensa a noite. A circulação sofre os efeitos, exerce pressão e aparece esse característico incômodo.

Falta de vitaminas B

Muitas vezes, manter uma alimentação deficiente e incorreta faz com que não tenhamos o teor suficiente de vitaminas B. Essa falta traz consequências que em ocasiões não damos a devida importância.

1

As associamos a outras coisas, ao cansaço do trabalho ou do dia, à sonolência, a palidez da pele, a sensação de taquicardias e ao entorpecimento das mãos e das pernas, é muito característico nesses casos. As mãos e as pernas adormecem a noite, e esse é outro fator a considerar.

Excesso de açúcar e falta de água

Esses são dois outros fatores bem comuns que provocam a dormência nas mãos e merece atenção. Se você não está com carência de vitaminas, não tem problemas de circulação. Bem como, com o túnel do carpo, atenção, seu corpo e organismo podem estar enviando sinais de falta de líquido ou excesso de açúcar no sangue.

Quando nosso corpo começa a emitir esses sinais, é necessário procurar um médico e fazer exames para identificar o que se passar. A saber, um corpo precisa de no mínimo 1 litro de líquido por dia. Outrossim, a falta de água pode gerar e causar muitos transtornos para o organismo e a dormência nas mãos é um deles.

Ele se aplica ao excesso de açúcar, esse é um vilão! Ademais, ele é silencioso. Poucas vezes percebemos que temos excesso de açúcar no sangue e quando percebemos em alguns casos é já tarde!

Entretanto, quando um organismo está com excesso de açúcar, é comum essa dormência nas mãos de noite. Bem como, é comum coceiras no corpo, boca seca com frequência. Portanto, precisamos estar atentos aos sintomas e cuidar com total atenção.


O que fazer para tratar o problema?

Antes de dormir, coloque suas mãos de molho em água bem fresca, se possível gelada. Em seguida, deixar na água por 10 minutos. Isso porque, ajuda na circulação. Portanto, melhorando a circulação a sensação de formigamento tende a diminuir, logo, sua noite de sono será mais agradável.

Bem como, mantenha uma alimentação saudável. Igualmente, evite bebidas alcoólicas, alimentos ricos em sódio e sal. Isso porque, esses tipos de alimentos, estimulam a acidez no corpo. Portanto, desenvolvem inflamações provocando esse quadro de dormência.

Inclua a linhaça na sua dieta, principalmente o óleo que pode ser consumida 1 colher de chá todos os dias de noite. Ou seja, antes de ir para a cama. A saber, o óleo é um anti-inflamatório poderoso, e ajuda muito a evitar esse quadro. Bem como, atuna na prevenção e no aparecimento de inflamações. Além disso, melhora a circulação sanguínea.

Mantenha seu corpo hidratado. Todavia, é importante consumir 2 litros de água por dia. Outrossim, chás, infusões, sucos detox também ajudam a drenar o líquido retido. 

Procure consumir alimentos ricos em vitamina B. Bem como, se necessário use complementos vitamínicos com a devida prescrição de seu médico, a ausência da vitamina B pode provocar essas crises de dormência durante a noite.

Por essa razão, é importante repor essa carência. Podendo ser reposto com o consumo natural de alimentos que são ricos em vitamina B ou por meio de complementos.

Inclua trinta minutos de atividades de alongamento e atividades físicas. A saber, pessoas que fazem trabalhos manuais e usam muito as mãos, devem por excelência movimentar e alongar os braços e punhos,. Esses movimentos evitam problemas no túnel do carpo.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.



Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!