6 razões que explicam e justificam os tremores nas mãos


Você já percebeu que suas mãos começam a tremer, quando você se sente ansioso ou estressado? Na verdade, o tremor não é uma condição de risco de vida, mas pode interferir em suas atividades diárias. Pode ser difícil até segurar uma xícara de café ou um copo de água, mas porque esses tremores nas mãos?

Certamente você já viu alguém com tremores nas mãos, mas saiba, que o tremor pode ocorrer em qualquer parte do corpo. Na maioria dos casos, afeta as mãos e os dedos de uma pessoa. Todavia, pode afetar outros membros e infelizmente esses tremores são um alerta.

Por que realmente ocorre o tremor? Os movimentos rítmicos não intencionais tornam-se aparentes quando diferentes grupos de músculos começam a trabalhar simultaneamente. Por exemplo, quando os músculos flexores atuam em conjunto com os extensores.

Embora os tremores das mãos seja comumente uma condição benigna, provocada em boa parte dos casos pelo estresse emocional e nervosismo, às vezes pode ser causado por problemas de saúde subjacentes. Quando algo não vai tão bem com o organismo, o corpo tende a enviar sinais de alerta e em alguns casos esses tremores podem estar ligados diretamente a uma doença mais séria.

Por que as mãos tremem?

Existem inúmeras explicações para esses tremores nas mãos. Como citado anteriormente pode ser apenas uma crise de estresse, de nervoso ou até mesmo uma doença mais séria. A saber, de todas as razoes para esse tremor, o “tremor essencial”, é o mais comum.

tremores nas maos

1. Tremor essencial

A saber, é uma doença do sistema nervoso, que começa provocando tremores nas mãos, desce para os braços, pode também tremer a cabeça, a voz e descer inclusive para outras partes do corpo. Bem como, o tremor essencial acontece sempre quando as mãos estão em movimento.

Geralmente essa doença é hereditária, ou seja, você herda de seus pais. Toxinas no ambiente também podem causar tremor essencial e a idade é outro fator de risco. Embora possa acontecer em qualquer idade, é mais provável em pessoas com mais de 40. As suas probabilidades sobem à medida que envelhecem.


Um outro motivo que explique esses tremores provavelmente é sobre uma leve degeneração do cerebelo (área do cérebro, que normalmente regula os movimentos motores).

Nessa desordem, suas mãos tremem quando você começa a se mover. Preste atenção em seus parentes. Talvez alguns deles tenham o mesmo problema, pois o tremor essencial geralmente ocorre em famílias.

Stress, fadiga e demasiada cafeína podem piorar. Em algum momento, comer, beber, escrever e todas as outras tarefas diárias que você faz com suas mãos pode se tornar um desafio maior.

Esta condição pode ser difícil de tratar. Existem medicamentos, mas nenhum funciona de forma consistente. Se seu tremor nas mãos é diagnosticado como tremor essencial, converse com seu/sua médico/a para testar tratamentos que possam ajudar.

2. Doença de Parkinson

Neste distúrbio neurológico, o tremor das mãos aparece em repouso e melhora quando você se move. A doença de Parkinson é o resultado de um dano progressivo das estruturas cerebrais, que são responsáveis ​​pelos movimentos.

Ninguém sabe as causas exatas desse problema, mas descobriu-se que a predisposição genética desempenha um grande papel. Estima-se que mais de 10 milhões de pessoas sofram de Parkinson em estágio inicial e muitos morrem sem nem mesmo identificar.

Overdose de cafeína

Recomenda-se não tomar mais do que 400 mg de cafeína por dia para adultos. E não se trata apenas de café. Essa droga, sim, a cafeína se refere tecnicamente às drogas, também está contida em refrigerantes, chá, bebidas energéticas e até mesmo no chocolate escuro. Se ingerida mais do que o recomendado, a cafeína pode causar tremores nas mãos e nos dedos.


Portanto, se você é amante de café ou de tudo que tem cafeína, precisa maneirar nas quantidades consumidas. Como vimos, ela quando consumida sem controle, faz mal à saúde.  

maos que tremem

Níveis baixos de glicose no sangue

Seus níveis de açúcar no sangue podem cair extremamente. Principalmente, quando você não come por um longo tempo, ou quando se exercita vigorosamente ou toma altas doses de medicamentos para diabetes.

Quando seu corpo não atinge o nível de glicose recomendado, você pode sentir tremor nas extremidades superiores, fadiga extrema, palpitações, fome tremenda, tontura e desmaios. Os médicos chamam essa condição de hipoglicemia.

Hipertireoidismo

Às vezes, podem ocorrer problemas em seu corpo, levando à produção excessiva de hormônios da tireoide. A glândula tireoide hiperativa causa tremores nas mãos, taquicardia, nervosismo. Bem como, perda inexplicável de peso e insônia.

Esclerose múltipla

Esta doença crônica danifica a bainha protetora de mielina dos nervos, causando tremor, dormência, fraqueza muscular, dificuldades de coordenação e fadiga. Outrossim, com o avanço da idade, tende a piorar os sintomas e consequências.

No caso dos tremores nas mãos provocados pela esclerose múltipla, é necessário compreender a origem para que seja tratado de forma adequada. Por exemplo, se os tremores decorrem de problemas no sistema nervoso, o tratamento será específico. Mas se no seu caso provém do enfraquecimento dos músculos, o tratamento muda.

Portanto, é de suma importância identificar a origem dos tremores. Bem como, compreender que várias ocorrências podem provocá-los. Por exemplo, a deficiência de vitamina B12.

A saber, sem ela, seu sistema nervoso não vai funcionar como deveria. Você pode encontrá-la na carne, peixe, aves, ovos e produtos lácteos. Se você está com baixos níveis de B12, seu médico pode receitar um complemento.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.



Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!