Aprenda a controlar seus impulsos ansiosos usando a chuva-de-ouro


A acácia é originária da Ásia. Também é chamada de cássia-imperial e fornece sementes tão perfumadas quanto suas flores. Diz-se até que o aroma é semelhante ao do alcaçuz.

Popularmente, recebeu o apelido de chuva-de-ouro, por causa dos lindos cachos amarelos que enfeitam seus galhos de setembro a fevereiro.

Mas não é só a beleza dela que faz sucesso. A acácia-amarela, para muitos, um excelente recurso na medicina natural. Entre as aplicações dela, estão as flores, com ação laxante, e as folhas, que agem no combate a problemas de pele. Ademais, seus frutos servem para auxiliar em casos de picada de cobra e reumatismo.

Acácia

Um dos usos populares da acácia é como cicatrizante para fechar pequenos ferimentos na pele e aliviar a dor. O que é feito por meio de compressa no local afetado. Funciona assim: dilui-se 20 ml de tintura da casca de acácia em ½ litro de água e aplica-se no lugar desejado.

Todavia, o consumo do chá de acácia é recomendado para aumentar o apetite. Tratar gripe ou resfriado. Para isso, é preparada a bebida com 1 colher de chá de cascas de acácia em uma xícara de água fervente. Após alguns minutos de repouso, basta coar e tomar o líquido 2 vezes ao dia.

Enquanto planta medicinal, a acácia serve para ajudar em quadros de fraqueza, raquitismo, doenças respiratórias (asma, faringite, bronquite e tuberculose), além de falta de apetite e diarreia. Suas propriedades são: estimulante, cicatrizante, antimicrobiana e antibiótica.

Atenção: qualquer parte dessa planta, antes de utilizá-la, consultar o médico. Cara organismo reage em um modo e talvez o seu não possa consumir a planta ou parte dela.


Quando ingerida em excesso, a planta é capaz de provocar alucinações, entre outros efeitos colaterais.

Grávidas, lactantes, idosos e crianças com menos de 12 anos não devem utilizar acácia em preparos com finalidade terapêutica.

Entretanto, um jeito de aproveitar a planta com segurança é espalhar suas vagens secas e abertas nos ambientes, proporcionando o cheiro típico dela que, em pouco tempo, é capaz de perfumar a casa toda.

acácia

Benefícios

A acácia combate, principalmente, uma bactéria chamada Strepto coccus faecalis. Todavia, que pode se alojar no trato do gastrointestinal. Outrossim, é extremamente prejudicial à saúde.

Além disso, ela também combate a falta de apetite e auxilia, principalmente, pessoas que sofrem com doenças respiratórias – como sinusite ou rinite devido ao fato de possuir as vitaminas necessárias para combater as bactérias e inflamações causadas pelos vírus e fungos.

Quando chega o inverno, é comum varias pessoas terem virose ou ficarem gripadas. Para esses casos, recomendamos tomar uma xícara de chá de acácia.

A saber, ela estimula o sistema imunológico e fortalece o organismo. Porém em pessoas que já se encontram com os sintomas, ela ajuda a combater as bactérias, a falta de apetite e a indisposição.


Suas compressas ajudam a cicatrizar cortes profundos e limpam machucados, desinfetando-os. Bem como, podemos utilizar como um hidratante natural. Portanto, deixe em cima do local desejado durante 10 minutos. Posteriormente, lave normalmente.

Observe que a pele ficará mais limpa e mais lisa – isto porque a planta também remove impurezas da pele e as camadas mortas. Bem como, permitindo uma reconstrução da derme.

Dessa forma, podemos usar o chá da planta também como grande aliado no tratamento de depressão. Outrossim, suas propriedades são tranquilizantes e ajudam a combater a ânsia e aliviar o estado de melancolia.


Onde encontrar?

Encontramos a acácia em cascas, tintura e em pó. Para comprá-la, procure em mercados, lojas naturais e em farmácias de manipulação. Solicite que a planta já venha pronta para o uso.

Como fazer compressas de acácia?

Em um copo com água de 500 ml coloque 20 ml de tintura da casca. Pressione o pano e aplique no local desejado.

Como fazer chá de acácia?

Em um bule com água já fervente, coloque 1 colher de chá de cascas de acácia. Posteriormente, deixe por mais 5 minutos. Coe e adoce com mel ou açúcar.

Atenção: não use a acácia sem orientação médica. Como citamos anteriormente, não podemos utilizar todas as partes. Pois, quando utilizada em excesso, pode provocar alucinações.

Essa planta é um pouco particular, precisa conhecer bem sobre seus benefícios antes de usá-la. Bem como, é importante ouvir a opinião do seu médico. Às vezes, o que pode fazer bem para alguns, pode fazer mal para você.

Eu nunca a usei para nada, mas sei que antigamente meus avos usavam as folhas para fazer chá e nunca tiveram problemas. Da acácia eu gosto demais do mel e sempre dou preferência para comprar esse.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.



Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!