Dieta do ovo cozido para emagrecer


Os hábitos alimentares inadequados e o sedentarismo levam milhões de pessoas à obesidade. Esses problemas já são tratados como casos de saúde pública em diversos países do mundo. Todavia, existem algumas dietas que ajudam a mudar esse quadro, a dieta do ovo, por exemplo, é uma delas.

Constantemente, vemos por ai as famosas “dietas da moda”. Umas prometem milagres, outras emagrecer rapidamente e tem ainda, aquelas que incentivam grandes restriçoes na alimentçao.

A dieta do ovo, superar tudo isso, não tem restrição alimentar, mas sim reeducação alimentar! Você vai comer saudável, vai incluir ovos cozidos no seu cardápio, mas jamais vai deixar de se alimentar.

Diferentemente dos exemplos citados, a dieta do ovo cozido é bem simples e parte de resultados bem significativos na perda de peso em um curto período de tempo. A dieta do ovo cozido ganhou popularidade nas redes sociais, bem como, se apresenta como uma boa alternativa para a redução de medidas.

O que é a dieta do ovo cozido

A saber, o ovo faz parte da alimentação humana há muitos séculos, muito conhecido quanto polêmico. De vilão da saúde, ele também usado pelos nossos antepassados como fortificante e revigorante.

Estudos mais recentes absolvem o uso do ovo na alimentação, desde que ele seja feito de forma moderada. A dieta do ovo segue esse princípio, devendo ser feita por no máximo duas semanas consecutivas.

Nessa dieta, o indivíduo deve acrescentar um ovo antes de cada refeição principal do dia e ao mesmo tempo, reduzir a quantidade calórica. Isso significa que a dieta do ovo não impõe nenhuma restrição alimentar, apenas o controle no consumo de carboidratos e proteínas.


Vantagens da dieta do ovo cozido

A principal vantagem da dieta do ovo cozido é fazer com que o organismo perca peso rapidamente. Isso se dá por alguns fatores, cientificamente comprovados:

  • A dieta do ovo cozido aumenta a saciedade – rico em proteínas e em gordura, o ovo é digerido mais lentamente pelo organismo que os carboidratos, por exemplo. Para que o metabolismo transforme a proteína em aminoácidos é consumida uma grande quantidade de energia, que é usada das reservas do organismo. A digestão lenta faz com que, na próxima refeição, seja necessária uma quantidade menor de alimentos, já que a pessoa ainda estará saciada. Esse é um dos pilares da dieta do ovo cozido e o um dos fatores do seu sucesso no emagrecimento rápido.
  • Presença do triptofano – um aminoácido presente no ovo, chamado de triptofano, estimula a produção de serotonina, uma substancia neurotransmissora produzida pelo cérebro que traz além da sensação de bem-estar, a diminuição do apetite, do estresse e da ansiedade, fatores mentais que contribuem para o aumento da ingestão de alimentos, principalmente dos doces.
  • Vitamina B12 – a vitamina B12 é responsável por ajudar o metabolismo a processar gorduras e proteínas, promovendo a queima calórica e aumentando o nível energético. Abundante no ovo, a B12 aumenta a disposição física, favorecendo as atividades físicas, essenciais para o controle do peso.
dieta do ovo

Cuidados com a dieta do ovo cozido

Outrossim, apesar de fácil e pouco restritiva, a dieta do ovo cozido necessita de alguns cuidados para obtermos os efeitos desejados. Ademais, para não ter prejuízos ao organismo. Portanto, fique atento a esses detalhes:

  1. Não use os ovos fritos ou em forma de omelete. Ademais, a gordura usada no processo aumentará o valor calórico.
  2. Outrossim, procure consumir os ovos sem sal, para evitar o consumo excessivo do sódio. Bem como, substitua o sal por algum tempero, como o orégano ou outro de sua preferência.
  3. Consuma muita água, porque a grande quantidade de proteínas irá sobrecarregar os rins. Outrossim, Precisamos consumir água para o processo de filtragem do sangue.
  4. Evite a dieta se tiver histórico de problemas renais e de colesterol
  5. Lembre-se de que o ovo cozido é feita apenas por pouco tempo, bem como, no máximo entre 10 e 14 dias
  6. Diminua as frituras e o fast food. Embora a dieta do ovo cozido não seja restritiva, o consumo de alimentos inadequados vai interferir no resultado final.
  7. Pratique alguma atividade física, já que os exercícios promovem a queima calórica e favorecem a perda e a manutenção do peso
  8. Assegure-se da qualidade dos ovos que vai consumir. Portanto, dê preferência aos orgânicos e os ovos caipiras.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.



Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!