Esses croquetes são muito mais gostosos do que batata frita

croquetes sem glúten
Compartilhe esse post:

Leia também >> Croquete de batata com queijo, um prato irresistível

Leia também >> Pão de batata saudável, feito com 3 ingredientes, sem ovos e farinha

A saber, você ainda tem a possibilidade de fazer esse croquete sem glúten. Para isso, basta substituir a farinha de trigo por farinha de arroz, não tem segredo, dá certo igual e fica bem sequinho. Como meu filho é celíaco, eu tive que substituir a farinha de trigo, portanto, sim, dá certo, pode fazer. A receita é bem simples, apesar de ser frita, ela fica bem mais seca e crocante do que a tradicional batata frita. Logo, os croquetes ficam mais sequinhos, mais crocantes, possuem mais sabor e sem dúvida, vão bem a qualquer hora do dia. Para acompanhar no almoço, no jantar, como petisco e aperitivo, as crianças, por exemplo, amam essa ideia e com isso acabam consumindo algo mais saudável do que a batatinha frita.

croquetes

Croquetes sequinhos

Ingredientes

  • 2 batatas descascadas e cozidas em água e sal
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 2 dentes de alho ralado
  • 100 ml de água
  • 1 colher (café) de sal
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • Cebolinha (cheiro verde) á gosto
  • 2 colheres (sopa) de amido de milho
  • Óleo para fritar

Preparo

Primeiramente, descasque as batatas e pique em pedaços pequenos para cozinhar. Você pode cozinhar no micro-ondas, para isso esparrame na refratária, cubra com plástico filme, perfure e leve em potência alta por 10 minutos. Bem como, pode cozinhar de forma tradicional, eu prefiro a tradicional, quase não uso o forno de micro-ondas e recomendo evitar por causa das ondas. Enfim, depois de cozinhar, basta amassar para obter um purê. Em seguida, em uma panela, adicione a manteiga, quando derreter, adicione os dentes de alho ralados e frite até dourar. Quando estiver frito adicione a água, misture bem e espere que ferva. Posteriormente, é hora de adicionar a farinha e então mexer sem parar para cozinhar bem sem empelotar.

Quando estiver cozinho, adicione o cheiro verde, e continue misturando bem para que cada ingrediente incorpore na receita. Posteriormente, é hora de adicionarmos o purê de batatas, sempre mexendo, o purê vai incorporando cozinhando juntamente com a massa e por fim, é hora do amido de milho. Sempre o mesmo processo, mexendo e incorporando bem os ingredientes de modo que a massa fique bem homogênea. Enfim, uma vez cozinha é hora de sovar no plano de trabalho e modelar os croquetes. Com a ajuda do rolo, abra bem a massa e corte os croquetes, eu estou usando aquelas forminhas de corte para biscoitos, mas você pode fazer como quiser. Como eu tenho em casa, aproveitei e corte igual como fez a Bete com carinho.

Finalizando os croquetes

Uma vez todos os croquetes cortados, leve o óleo para esquentar, de preferência óleo limpo, ou seja, novo. Quando finalmente o óleo estiver quente, basta fritar. Para que fiquem bem sequinhos e crocantes, é importante que o óleo esteja bem quente. No caso, do croquete, a massa já foi cozida, então não tem perigo de ficar cru. Vai pondo pra fritar, conforme ficar dourados retire e escorra e assim faça até terminar de fritar toda a massa que você abriu e cortou. Essa quantidade descrita nos ingredientes, rende uma travessa média, o ideal para 4 pessoas apenas. Para fazer uma receita completa, dobre os ingredientes, eu fiz apenas meia receita. Gente fica uma delícia, para quem toma aquela cervejinha gelada, esses croquetes são um ótimo petisco.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.