Vinho brulé, vinho quente ou quentão? A bebida que aquece

vinho quente vinho brulé
Compartilhe esse post:

Festa Junina é sinônimo de tradição para muitos brasileiros. Bem como, calor humano, danças, comidas típicas e, é claro, bebidas que aquecem o corpo e o coração. Entre as várias opções de bebidas quentes que são servidas durante essa festividade, o vinho brulé ou o vinho quente (quentão) se destaca como um clássico, oferecendo um sabor único e reconfortante. Neste artigo, você vai conhecer a história por trás dessa bebida e como prepará-la em sua forma tradicional para aproveitar ao máximo o clima festivo. O vinho brulé ou vinho quente, é uma bebida de origem europeia, especificamente da Itália. Durante o intenso inverno europeu, principalmente em dezembro e janeiro, você encontra em todos os cantos. Nos mercadinhos de natal, não pode faltar esse vinho que aquece a alma e espanta o frio.

Leia também:

Sagu de vinho com creme branco, receita simples e maravilhosa

1 cálice de vinho tinto equivale a 1 hora de ginástica, sabia disso?

Pesquisa revela que beber vinho antes de dormir ajuda perder peso

A bebida na verdade tem vários nomes, aqui no Brasil ela se tornou quentão de vinho ou de pinga, que é uma bebida tradicional das festas juninas e Julinas. Ambas, servem para aquecer o corpo e espantar o frio, visto que essas festas acontecem no inverno. A saber, em toda a Europa se consome o vinho quente, em cada país é feito de um modo, respeitando sempre a cultura local e foram os imigrantes a trazerem a bebida para o Brasil. Entretanto aqui no Brasil, respeitando a cultura local, ela sofreu algumas variações e existem a versão feita com vinho e gengibre e a outra feita com água ardente (pinga). Todavia, no sul do Brasil ainda se conserva o tradicional vinho brulé ou vinho quente, feito com frutas e especiarias. Uma coisa é verdade, o vinho aquecido é muito agradável ao paladar.

Vinho brulé

O vinho quente é também uma bebida medicinal, que ajuda a melhorar o desempenho do organismo e é rica em antioxidantes. Sabia disso? Uma xícara de vinho quente, ajuda a limpar o organismo, fortalece a imunidade, purifica o sangue, limpa os rins, fígado e intestino. Portanto, além do prazer de ter o corpo aquecido, você ainda absorve todas as propriedades medicinais do vinho, que é um santo remédio para o coração e de todas as especiarias presentes na bebida. Com o fato de que a bebida fica no fogo curtindo, o cravo, a canela, o gengibre, todos liberam suas propriedades medicinais nesse líquido. Portanto ao consumir, você está ingerindo inúmeros nutrientes e propriedades medicinais para o todo o seu corpo.

Ingredientes:

  • 1 garrafa (750 ml) de vinho tinto
  • 2 xícaras de água
  • 1 xícara de açúcar
  • 2 paus de canela
  • 5 cravos-da-índia
  • 1 anis estrelado
  • Fatias de laranja e limão (opcional)
vinho brulé

Modo de preparar

Primeiramente, em uma panela grande, misture a água, o açúcar, a canela, os cravos-da-índia e o anis estrelado. Se preferir pode substituir o açúcar por mel, fica mais suave e mais gostoso. Posteriormente, leve ao fogo médio e deixe ferver por cerca de 10 minutos, mexendo ocasionalmente para dissolver o açúcar e liberar os aromas das especiarias. Contudo, esquente o vinho bem devagar, porque se você esquentar em fogo alto, o álcool vai evaporar por completo e o vinho brulé perderá a capacidade de manter o corpo aquecido, visto que é o álcool que faz esse processo. Por isso, reduza o fogo no baixo e adicione o vinho tinto à panela. Mexa suavemente para combinar os ingredientes e deixe aquecer por mais alguns minutos, sem ferver.

Importante nunca deixar ferver, você pode aquecer até ele começar a levantar aquela fumaça, que é o sinal de que está bem quente, mas nunca deixar chegar no ponto de ebulição. E você pode aquecer outras vezes, por exemplo, serviu, mas sobrou, tampe a panela, na hora de servir novamente, aqueça. Você também pode variar as especiarias e consecutivamente vai obter novos aromas e perfumes do seu vinho brulé. Enfim, o vinho quente tradicional é uma deliciosa e reconfortante bebida quente, perfeita para ser apreciada durante as festividades de inverno ou em qualquer ocasião em que o clima frio peça algo para aquecer o corpo e o espírito. O ponto forte dessa receita, é que elaborada com ingredientes simples e baratos.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.