Como acalmar um bebê realizando uma massagem nos 7 pontos

massagem para os pés
Compartilhe esse post:
Compartilhar em facebook
Compartilhar em twitter
Compartilhar em pinterest
Compartilhar em whatsapp

A saber, a reflexologia é uma prática milenar que consiste em massagear os pés para estimular algumas terminações nervosas, que correspondem a órgãos e outras áreas do corpo. Portanto, neste artigo, listaremos alguns pontos importantes que são particularmente úteis para acalmar um bebê.

Muitas vezes pode acontecer que você não consiga acalmar um bebê nervoso e agitado. Entretanto, a reflexologia, ao estimular a circulação sanguínea nos pés, pode ajudar nesse aspecto. A saber, para realizar a massagem, aplique uma leve pressão nos 7 pontos listados abaixo.

Contudo, a técnica de massagear os pés da criança, ajuda muito. Pois se tratando de bebês, não podemos medicar todas as vezes que elas choram ou ficam nervosas, não seria correto. Portanto, nesse caso, usar a reflexologia com os pequenos, é uma alternativa excelente, pois não faz mal algum e eles relaxam brincando.

A saber, nos países asiáticos, é comum as mães usarem técnicas de massagens nos pontos que correspondem as glândulas dos órgãos. Eles possuem essa cultura e raramente usam remédios químicos com as crianças. Para as cólicas do neném, por exemplo, as mães costumam massagear o ponto referente a abdômen superior e inferior e rapidamente a criança se acalma e as cólicas vão embora.

Isso vale também para quando estão nascendo os dentinhos. Geralmente nesse período, as crianças ficam muito nervosas e agitadas. Bem como, choram, ficam enjoadas e sentem dor. Para amenizar a situação e dar alívio aos pequenos, basta massagear os pezinhos. Outrossim, as pontas dos dedos.


Leia também >> Pão e vinagre nos pés, adeus rachaduras

Leia também >> 10 motivos para massagear os pés e viver melhor

acalmar um bebê

7 pontos de massagem para acalmar um bebê

Cabeça e dentes. Massagear as pontas dos dedos dos pés pode ser especialmente útil quando os bebês estão desenvolvendo os dentes. Também pode ser feito enquanto eles dormem para relaxá-los e aliviar a dor.

Seios da face. De acordo com a reflexologia, os pontos de pressão que correspondem aos seios da face estão no centro das pernas. Aplique uma leve pressão nesses pontos para aliviar a dor, o resfriado e os sintomas de alergia.

Peito. Para crianças cujo peito está fechado por congestão, um pode ser aplicado nas almofadas dos pés, logo abaixo dos dedos e do arco.


Plexo solar. É um conjunto de nervos que se localizam entre o estômago e os pulmões, conectados a um ponto localizado no centro do pé, exatamente onde começa o arco plantar. Dor abdominal, espasmos e dificuldades respiratórias podem ser aliviados aplicando pressão neste ponto.

Abdômen superior. Massageie o meio do pé para aliviar a constipação, dores de estômago e indigestão.

Inferior do abdome. O ponto entre o centro do pé e o calcanhar está diretamente conectado ao abdômen inferior. Faça uma massagem para aliviar o excesso de gases e o inchaço abdominal.

Osso do quadril. O calcanhar do pé está conectado à pélvis, quadris e barriga. A dor na pelve é muito comum em crianças muito pequenas.

Importante: nosso site não fornece orientação médica, nem sugere o uso de técnicas como forma de tratamento de problemas físicos, para os quais é necessária orientação médica. Caso decida aplicar as informações contidas neste site, o mesmo não assume qualquer responsabilidade. A intenção do site é ser ilustrativo, não exortativo ou didático. Enfim, nossos conselhos e dica, são de caráter mereamente informativo.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!