Leia também >> 10 benefícios de chuchu para a saúde
Leia também >> Suco de chuchu com limão para regularizar a pressão arterial, excelente dica
Benefícios do chuchu
Embora muita gente ache o chuchu um alimento pobre e “sem graça”, ele é um alimento rico em vitaminas e deveria obrigatoriamente ser incluído na alimentação diariamente. Isso porque, baixo em calorias. A saber, uma das propriedades que torna o chuchu um fruto muito benéfico é o facto de este ser baixo em calorias e rico em água (uma xícara de chuchu cozido possui em média cerca de 40 calorias além de não possuir colesterol). Por essa razão, para quem quer manter ou adquirir uma alimentação mais saudável e baixa em calorias, o chuchu é uma óptima opção. Outrossim, rico em fibra. O chuchu é rico em fibra dietética, que é muito útil para ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue e manter o coração saudável.
Portanto, ele diminui os níveis de colesterol mal no sangue. Além disso, confere uma sensação de saciedade auxiliando no bom funcionalmente intestinal e controlando o apetite. A saber, ele também é rico em vitaminas, antioxidantes e minerais. O chuchu possui na sua constituição vitaminas como as vitaminas A, C e do complexo B, antioxidantes e é riquíssimo em minerais (cálcio, ferro, fósforo, magnésio, zinco entre outros). Bem como, por possuir altos níveis de potássio na sua constituição, o chuchu ajuda a equilibrar os efeitos do sódio no organismo, evitando a hipertensão. Ademais, é também diurético, e, portanto, ajuda na eliminação do líquido retido.
Chuchu gratinado
Ingredientes
- 3 chuchus descascados e fatiados bem fininhos cozidos em água e sal e escorridos
- 2 colheres de sopa de azeite
- 2 dentes de alho amassado
- 12 fatias de queijo muçarela
- Duas colheres de sopa de queijo parmesão ralado
- Cebolinha a gosto bem picadinha
- Pimenta do reino e páprica
- Pincel culinário
- Observação – não vamos usar nada de temperos industrializados e nem sal, porque o chuchu já foi cozido no sal. A saber, temperos industrializados são ricos em sódio que fazem mal a saúde.
Preparo do chuchu gratinado
Primeiramente, vamos descascar o chuchu e fatiar ele. Em seguida, vamos levar para cozinhar em água e sal. Atenção porque ele cozinha rapidinho e não pode ficar muito mole, caso contrário derrete e a receita não vai ficar legal. Uma vez cozido, escorra os chuchus e reserve-os. Enquanto o chuchu cozinha, vamos preparar o tempero. Em uma vasilha pequena, misture o azeite, a cebolinha picadinha, a páprica picante e a pimenta, misture tudo bem e reserve para pincelar os chuchus depois de cozido. Em seguida, em uma travessa refratária disponha os chuchus, faça a primeira camada e posteriormente, com a ajuda do pincel culinário passe o tempero sobre os chuchus, por fim, disponha a muçarela.
Repita esse processo mais duas vezes, pois geralmente fazemos 3 camadas de chuchus. No entanto, na última camada de chuchu, coloque a muçarela e por cima polvilhe o queijo ralado. Prontinho, o prato já esta montado e pronto para ir ao forno gratinar. Aqueça o forno a 180º, quando estiver quente leva a refratária para o forno e deixe gratinar por uns 15 minutos aproximadamente, até que ambos fiquem completamente dourados. Desligue o forno e sirva. O chuchu gratinado é um prato que substitui o arroz branco, serve como contorno de carnes. Outrossim, um prato leve e sem glúten. Indicado inclusive para quem está de dieta ou que vive de olho na balança.
Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.