Logo Emagrecer com vida e saude
Search
Close this search box.

Diabéticos: receita de bolo molhadinho de batata doce, sem glúten

bolo para diabéticos
Compartilhe esse post:

Quem é diabético, precisa manter uma alimentação balanceada, pobre em açúcar e na maioria dos casos, os diabéticos, para viverem melhor, precisam seguir uma dieta na qual muitos alimentos são restritos. Portanto, quando se trata de diabéticos, algumas receitas podem contribuir no equilíbrio do dia a dia na vida daqueles que não podem comer de tudo. Todavia, quem não é diabético, também precisa estar atento com o consumo de açúcar, pois, no futuro, pode vir a sofrer com esse problema.

Leia também >> 15 razões que garantem que a batata doce, é perfeita para diabéticos

Leia também >> Médico filipino descobre como controlar os níveis de açúcar no sangue

A saber, a dieta para diabéticos deve ser restrita em açúcares, para que não haja o aumento do índice glicêmico no organismo. Porém não significa que de vez em quando não se possa comer algo doce ou até mesmo uma sobremesa. Que sofre de diabéticos pode comer doce vez ou outra, mas geralmente são receitas elaborados com ingredientes que não estimulam a produção de açúcar no organismo.

Receita de bolo para diabéticos

Pensando nisso, hoje trouxemos uma receita de bolo para diabéticos. Essa, por exemplo, consome-se sem comprometer a saúde. Bem como, nessa receita, não será utilizada a farinha de trigo branca, pois ela contém carboidratos que, após a digestão, se transformam em glicose, elevando a glicemia. Portanto, vamos usar a farinha de batata-doce, que tem baixo índice glicêmico. Isso porque, ajuda a reduzir as taxas de açúcar no sangue e a resistência à insulina em diabéticos.

Outrossim, ela também possui alto teor de fibras solúveis, como a pectina, que ajuda a evitar os picos de açúcar no sangue. Também, é fonte de fibras insolúveis, estas, aumentam a sensibilidade à insulina e regulam os níveis de açúcar no sangue. Além disso, a batata-doce contém magnésio, um mineral que também ajuda a reduzir os riscos de diabetes tipo 2. Por fim, vamos usar também a farinha de amêndoas, que, por ter baixo índice glicêmico, baixo teor de carboidratos e ser rica em fibras, auxilia na redução da resistência à insulina.

Este bolo, além de ser saudável, fica delicioso, molhadinho e com uma casquinha deliciosa por fora. E outra, receitas que levam batata doce, são muito saudáveis e todos gostam. Para quem malha, é uma opção que dá energia e ajuda a criar massa muscular. Para quem cuida da boa forma, receitas que levam batata doce, também contribuem no percurso de perda de peso. A saber, a batata doce á queridinha de quem faz dieta, isso porque atua não apenas no controle do açúcar no sangue, mas também no controle do apetite.

bolo de batata doce para diabéticos

Ingredientes

  • 1 xícara de óleo de coco ou azeite extravirgem de oliva
  • Um limão inteiro com casca
  • 3 ovos
  • 10 colheres (sopa) de adoçante xilitol em pó
  • Uma xícara de farinha de batata-doce
  • 1/2 xícara de farinha de amêndoas
  • 1 colher (sopa) de fermento químico em pó

Observação: a farinha de batata-doce, de amêndoas e o xilitol você encontra em lojas de produtos naturais e em alguns supermercados.

Modo de preparo

Primeiramente, lave bem o limão e corte ao meio, divida ao meio novamente e retire aquele miolo branco, para não deixar o bolo amargo. Em seguida, corte em pedaços menores e coloque no liquidificador, adicionando em seguida os três ovos e o óleo de coco (ou azeite extravirgem). Posteriormente, bata por um minuto e coe na sequência para remover os pedacinhos e farelos de limão.

Em seguida, despeje em uma bacia, adicione a farinha de amêndoas, a farinha de batata-doce e misture bem até obter uma massa homogênea. Acrescente o fermento em pó, misture levemente e despeje em uma forma untada com óleo de coco (ou azeite extravirgem de oliva) e farinha de batata-doce. Asse em forno preaquecido a 180ºC por aproximadamente meia hora. Espere esfriar, desenforme e sirva frio acompanhado de um bom café passado na hora.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.