Pão caseiro que mais parece pão de queijo, sem farinha e sem glúten

pão de tapioca
Compartilhe esse post:
Compartilhar em facebook
Compartilhar em twitter
Compartilhar em pinterest
Compartilhar em whatsapp

A receita de hoje é muito gostosa. Bem como, indicada para os celíacos, pois não leva farinha e não tem glúten. Depois de pronto e assado, esse pão caseiro lembra o pão de queijo, mas na verdade é o pão de tapioca!

O preparo é bem simples, não tem segredo. A saber, leva somente 2 ingredientes, a receita fica leve, saborosa. Ademais, o fato de não levar trigo, faz dela uma receita indicada para quem curte a boa forma e está preocupado em cuidar da saúde.

A tapioca, é livre de glúten, gorduras e dona de importantes fontes de energia. Bem como, o consumo regular do alimento no dia a dia, ajuda, por exemplo, o emagrecimento natural do corpo. Igualmente, deixando o organismo mais forte e saudável para a consequente perda de peso.

Todavia, é importante você saber que 1 pãozinho francês tem menos calorias que 1 tapioca. O pãozinho tem 67 calorias, a tapioca tem 87! Muitos hoje em dia substituíram o pão tradicional por tapioca, achando que ela é menos caloria, mas não é.

Entretanto, ao contrário do trigo a tapioca é mais nutriente. Por isso, as pessoas substituem o trigo por ela, por conta dos nutrientes. E mais, ela fornece energia para os atletas, para quem malha e faz atividades físicas em geral. Isso porque, possui alto nivel glicemico.


paozinho de tapioca

A receita do Pão de Tapioca

Ingredientes

  • 300g de tapioca pronta
  • 1 ovo
  • 250ml de leite
  • 3 c. de chá de açúcar
  • 2 c. de sopa de manteiga
  • 1 gema para pincelar
  • sal a gosto

Modo de Preparo

Primeiramente, coloque a tapioca em uma forma, espalhe bem com ajuda de uma colher e leve ao forno a 180ºC por 15 minutos. Em seguida, quebre a tapioca com a colher e reserve.

Posteriormente, no liquidificador coloque o ovo, leite, açúcar, sal e manteiga. Bem como, bata bem. Em seguida, em uma tigela, coloque a tapioca e o líquido. Por fim, mexa bem e deixe hidratando (aproximadamente 30 minutos).

Por último, faça pãezinhos e coloque em uma forma untada e enfarinhada. Em seguida, faça riscos com uma faca e pincele a gema. Enfim, leve ao forno preaquecido a 200ºC por 15 minutos ou até dourar.

O pão de tapioca está pronto para ser servido. Se você quiser que a receita fica ainda mais parecida com pão de queijo, te dou uma dica. Depois que desidratar a tapioca, misture 50g de queijo ralado, fica muito bom!

Caso aconteça da sua massa ficar muito mole, mesmo depois de você ter desidratado, e hidratado de novo, uma dica que funciona bem é adicionar um pouco de farinha de arroz. Também fica delicioso.


Muitas pessoas tentam fazer essa receita e não dá certo. O segredo é respeitar o passo a passo. Precisa desidratar, depois precisa hidratar enquanto descanso. Isso porque, quando fazemos o passo a passo, a massa vai sofrendo alterações em suas moléculas. Portanto, esse é o segredo.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!