A saber, morangos, são ricos em nutrientes e pobres em calorias, úteis para o cérebro, os rins e o metabolismo. Bem como, são frutos silvestres, originários de uma planta da família Rosaceae. A saber, a fruta, possui muitas propriedades nutritivas e há cerca de doze espécies. Nas quais, todas são ricas em fibras, antocianinas, ácido elágico, vitamina C, cálcio, potássio, magnésio, zinco e vitaminas B2 e B6. Mais de 90% do morango é composto por água e por isso ele é pouco calórico: uma porção de 100 g possui apenas 30 calorias. Dentre as frutas vermelhas, ela sem dúvida é a mais importante e mais utilizada também em doces, sucos, sorvetes, geléias, sobremesas, iogurtes etc.
Leia também >> Jambo: a fruta poderosa e rica em benefícios medicinais
Leia também >> Suco vermelho, melhor remédio que existe para o estresse
Descrição dos morangos
O morango é uma fruta vermelha de origem europeia, apresentando várias espécies, sendo a fragaria a mais comum e cultivada em várias partes do mundo. Além de ser uma fruta pouco calórica, apresenta cerca de 38 calorias por 100 gramas de morango, é rico em vitaminas C, A, E, B5 e B6. A saber, o morangueiro, de origem europeia cresce espontaneamente no mato ou por cultura. Bem como, prefere climas temperados. Outrossim, suas mudas podem ser facilmente cultivadas até na varanda e são perfeitas para quem quer fazer os primeiros experimentos na agricultura doméstica.
Propriedades e benefícios
A saber, os principais minerais presentes nos morangos são: cálcio, potássio, ferro, selênio e magnésio. A fruta também é rica em flavonoides, importante agente antioxidante no organismo dos seres humanos. Outra característica nutricional importante do morango, é que ele possui boa quantidade de fibras alimentares (cerca de 2,5 gramas de fibras por 100 gramas de morango). Os morangos são uma das frutas mais doces da primavera e possuem muitas propriedades. São diuréticos, refrescantes, purificantes e ricos em nutrientes. Graças a essas características, são um excelente lanche em dietas hipocalóricas, mas isso, não é tudo. Eles possuem xilitol, substância capaz de prevenir a formação de placa bacteriana e mau hálito.
Ademais, dentre os principais benefícios do consumo da fruta para o organismo podemos citar:
- fortalecimento do sistema imunológico;
- auxílio no bom funcionamento do sistema digestivo;
- ação anti-inflamatória;
- auxílio no processo de cicatrização de ferimentos, entre outros.
O morango, é também uma fruta rica em antioxidantes, como antocianinas e o ácido elágico, que conferem outros benefícios para a saúde. Uma delas é combater o envelhecimento da pele. Bem como, ajudar a prevenir doenças cardiovasculares, melhorar a capacidade mental, prevenir o câncer e ajudar a combater inflamações. Além disso, os morangos também tem fibras que combatem a prisão de ventre e a “zeaxantina“, uma substância importante para a saúde dos olhos. Na culinária, o morango é muito usado na produção de sucos, sorvetes, bolos, tortas doces e geleias.
Outrossim, a fruta pode também ser consumido como vitamina, misturado na gelatina, com iogurte, nos cereais no café da manhã ou na salada de frutas, por exemplo. Enfim, os morangos, são aliados dos rins, do sangue, amigo do metabolismo e do cérebro. Os flavonoides presentes na frutas, combatem os radicais livres prevenindo o envelhecimento precoce das células.
Curiosidades sobre morangos
Na Roma antiga, os morangos apareciam nas mesas durante as festividades em homenagem a Adônis. Diz a lenda que, com a morte de Adônis, Vênus chorou muitas lágrimas que se transformaram em pequenos corações vermelhos: morangos. Os morangos ajudam a aliviar o herpes que surge nos lábios; basta aplicar um corte nas vesículas. Você sabia disso? Isso por conta dos flavonoides presentes na fruta em boa quantidade. Morangos são perfeitos para fazer sobremesas. Já experimentou molhar o pão-de-ló? Aqui está a receita da calda: 5 morangos, sumo de limão, água, açúcar.
Coloque os morangos picados, o limão, duas colheres de sopa de água e açúcar em uma panela antiaderente e cozinhe até que o açúcar se dissolva, deixe esfriar e bata tudo; adicione mais água até obter a consistência desejada e use para molhar o pão de ló. Acompanha bem recheios à base de chocolate preto, natas (frescas ou vegetais) e creme. Na Europa, morangos em calda de limão acompanhado com sorvete de creme é uma sobremesa fina, elegante e que não pode faltar nos restaurantes durante o verão!
Contraindicação
Pessoas alérgicas precisam fazer atenção ao consumir a fruta. Isso porque, os aquênios contidos nos morangos podem causar urticária. Portanto, razão pela qual os alérgicos devem consumir morangos bem amadurecidos, triturados ou misturados. Entretanto, as propriedades potencialmente alergênicas dos morangos, concluímos e desacolhemos que seja dado para crianças pequenas. Portanto, crianças com menos de 12 meses não devem consumir morangos, e ao consumirem é necessário consultar o pediatra, pois somente ele poderá dizer se pode ou não dar para os pequenos.
Adicionais
Se você não sabe, comer morangos diariamente é o melhor remédio contra o estresse! Isso graças os antioxidantes presentes no fruto! xicara de morangos todas as manhas no café da manhã, é suficiente para vencer um dia sem estresse e sem cansaço. Morangos também são excelentes amigos da mulher na TPM, eles ajudam a combater os sintomas negativos da famosa TPM. Basta consumir 100g todos os dias. Também são diuréticos o que ajuda a eliminar o líquido retido. Embora no Brasil, o preço seja um pouco salgado, durante a temporada da fruta, é possível comer uma boa quantidade e desfrutar de todos os benefícios. Portanto, aproveite!
Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.