Logo Emagrecer com vida e saude
Search
Close this search box.

Chocolate: 10 benefícios para a saúde, ele é melhor que remédio!

chocolate amargo
Compartilhe esse post:

A saber, é oficial, o chocolate amargo faz bem à saúde. Outrossim, a afirmação foi feita por pesquisadores da Universidade de Harvard, que apresentaram seus resultados sobre os efeitos benéficos do cacau. Depois de realizarem 21 estudos acerca dos benefícios do chocolate e dados coletados com base em análises realizadas aproximadamente em 2575 pacientes, médicos puderam demonstrar de forma inequívoca que comer chocolate é a cura para tudo. Bem como, ele tem o poder de melhorar as funções vitais.

Entretanto, saiba que esses não foram os únicos estudos realizados acerca do chocolate amargo. Outros estudos demonstraram com eficiência 10 benefícios que podemos obter consumindo o chocolate e hoje vamos conhecer um por um. Portanto, continue lendo e aprendendo conosco.

Leia também >> Bolo de chocolate de liquidificador, delicioso

Leia também >> Receita de brownie de chocolate, o melhor que você já comeu

1. Chocolate protege o fígado

Um estudo da Universidade de Barcelona estabeleceu que o cacau amargo é um aliado valioso contra as doenças do fígado. Isso porque, reduz a pressão arterial no membro e os danos aos vasos. Os pesquisadores retribuíram esse benefício aos flavonoides e as substâncias antioxidantes contidas no cacau. Bem como, quanto mais amargo o chocolate, maior a concentração de cacau e, portanto, de flavonoides.

2. Estimula a inteligência

Um estudo conduzido por pesquisadores da Northumbria University Medical School, em Newcastle, confirmou que o chocolate amargo atua como um estimulante do cérebro. O mérito fica por conta dos polifenóis que têm efeito antioxidante e permitem melhor oxigenação facilitando o trabalho dos neurônios.

3. Reduz o risco de doenças cardiovasculares

Um estudo da San Diego State University descobriu que consumir chocolate amargo reduz o risco de doenças cardiovasculares graças também aos flavonoides. Portanto, consumir cacau amargo reduz a glicose no sangue e os níveis de colesterol ruim LDL e aumenta os níveis de colesterol bom HDL.

4. Melhore a circulação comendo chocolate

Um estudo da Sociedade Italiana de Medicina Interna relatou que o cacau amargo melhora a condição das artérias. Especialmente em pacientes que sofrem de arteriosclerose dos vasos periféricos.

5 e 6. É bom para os músculos e reduz a pressão arterial

A San Diego State University também descobriu que a epicatequina, uma substância contida no chocolate amargo, é capaz de afetar positivamente a eficiência muscular e os valores da pressão arterial.

chocolate

7. Chocolate melhora o seu metabolismo

A pesquisa do Centro de Pesquisa Nestlé estabeleceu que o chocolate amargo melhora o metabolismo e também é útil contra a ansiedade. Isso porque, reduz os níveis de hormônios do estresse e metabólitos de bactérias patogênicas.

8. Tem efeitos benéficos sobre o diabetes

Estudos recentes demonstraram os efeitos benéficos do cacau amargo na resistência à insulina e na inflamação, reduzindo o risco de diabetes. Portanto, consumir esse produto ajuda a melhorar a saúde dos diabéticos.

9. Ajuda em casos de anemia

Em casos de anemia por deficiência de ferro leve, ou seja, quando há quantidade insuficiente de ferro devido à forte sangramento ou desnutrição, é útil comer uma pequena quantidade de chocolate preto. Por isso, que quando uma mulher tem um ciclo muito abundante, ela sente vontade de comer chocolate e ao comer, se sente bem melhor.

10. Chocolate protege os dentes contra cáries

O National College of University Professors of Dentistry faz saber que o cacau amargo contém substâncias antibacterianas que podem ajudar os dentes de adultos e crianças. Bem como, afastar as bactérias responsáveis ​​pela cárie, nomeadamente o Streptococcus mutans.

Contraindicação

Apesar dos benefícios do cacau amargo, a saber, ele não é um alimento adequado para quem sofre de refluxo gastroesofágico, úlceras, gastrite e síndrome do intestino irritável. Bem como, por ser rico em calorias, não deve ser abusado em caso de sobrepeso ou obesidade.

Como qualquer alimento, devemos consumir com moderação. Bem como, muitas vezes morremos pela boca porque não fazemos as escolhas certas. Outrossim, exageramos! Portanto, escolha melhor seus alimentos e fique principalmente atento as quantidades. Quando algo é bom para a saúde, não significa que você pode comer sem limite.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.