Barriga de Trigo – Dieta Best-seller do cardiologista William Davis

dieta do trigo glúten
Compartilhe esse post:

Você já pensou como seria bom se livrar de uma vez por todas dessa barriguinha indesejada? Outrossim, já parou para pensar o quanto seria maravilhoso emagrecer e nunca mais engordar? Segundo o médico cardiologista americano William Davis, autor do livro Best-seller “Barriga de Trigo” isso é possível! O segredo consiste na dieta do trigo. Ela promete secar a barriga para sempre, ajudar no processo antienvelhecimento, te fazer emagrecer e desse modo, dizer adeus ao efeito “sanfona”.

Leia também >> Bolo sem farinha de trigo, sem glúten, ideal para o café da manhã

Leia também >> Bolo de frigideira, macio e fofinho, sem farinha de trigo e sem glúten

Mas afinal, o que seria essa dieta do trigo? Consiste simplesmente em nunca mais comer nem tenho tipo de alimento que tenha trigo. E se comer vigie quanto está comendo. Porque segundo William Davis, o trigo que comemos hoje em dia não é mais o mesmo de antigamente, do tempo dos nossos avós. Pois ao longo dos anos ele foi sendo modificado para se tornar mais resistente as pragas do campo e para aumentar a produção. Enfim, o trigo de hoje, é completamente diferente daquele que se comia antigamente. E talvez por isso, que hoje em dia temos tantas pessoas intolerantes ao glúten.

dieta do trigo

Dieta do Trigo

Essa alteração genética trouxe inúmeras consequências. Uma delas, a mais importante, é que com as modificações se criou uma proteína chamada Gliadina, não é glúten, nem se trata de uma proteína maléfica a pessoas com intolerância alimentar ou problemas cardíacos. Mas sim de uma proteína que todos nós somos suscetíveis. A gliadina estimula nosso cérebro despertando o apetite e nos faz consumir 440 calorias ao dia a mais do normal. Ou seja, ao longo de 365 dias, você consumira 160.600 calorias a mais do que deveria consumir. Portanto, o resultado é o aumento do peso.

William Davis, fez experiências com vários pacientes, eliminando o trigo da dieta alimentar e os resultados foram surpreendentes. Usando palavras bem simples, a modificação genética que o trigo sofreu, criou um super carboidrato. Desse modo, transformado em açúcar no sangue mais rápido que qualquer outro tipo de alimento. E vale lembrar que altas taxas de glicose têm o poder de agravar males como obesidade, diabetes, doenças do intestino e do coração.

Segundo William Davis, o consumo diário de alimentos que contém a Gliadina aumenta a sensação de gula e gera dependência, aumentando o consumo e o desejo por alimentos a base de trigo. Em poucas palavras, William Davis propõe a abolição total do trigo do cardápio. Além de cortar também diversos outros alimentos da dieta, sobretudo os carboidratos. Carboidrato é fonte de energia e calorias, grande vilão das dietas para emagrecer. Portanto, o conselho que eu posso dar, é ler o livro e se informar melhor. Ler as controvérsias, e aos poucos, criar um plano para eliminar o trigo da sua dieta, outrossim, um passo por vez, devagar, mas constante.

E quais os benefícios de eliminar a farinha da minha dieta?

Segundo o livro Barriga de Trigo, literalmente dezenas de problemas de saúde poderiamos evitar retirando o trigo da alimentação. Outrossim, o autor do livro fala até em melhoria de algumas doenças após a retirada do glúten da dieta.

Maiores benefícios dessa dieta, estão na…

  • Perda de Peso
  • Prevenção e controle do Diabetes
  • Melhora no humor e maior capacidade de concentração
  • Aumento dos níveis de energia
  • Sono mais profundo
  • Diminuição de dores nas articulações
  • Melhora no funcionamento intestinal
  • Desaparecimento de refluxo ácido
  • Diminuição na retenção de líquidos
  • Diga não ao glúten e entenda por que

Certamente todos sabem o que é glúten? O glúten é uma proteína que pode ser encontrada no trigo e que dá ao pão aquela característica de leveza e maciez (pense em um pão fofinho). Duas proteínas se juntam para formar o glúten: a gliadina e a glutenina. O problema, segundo William Davis, é que o nosso organismo não consegue absorver o glúten. Portanto, isso pode levar a uma série de complicações. Entre elas distensão abdominal, gases e uma sensação de desconforto.

Quando não absorvido, o glúten pode causar a inflamação da parede do intestino. Pois o nosso corpo vê o glúten como um invasor e passa a atacá-lo, resultando no processo inflamatório. Ao longo do tempo, essa inflamação impedirá a absorção de certos nutrientes pela parede intestinal, o que pode levar a uma deficiência nutricional. E para quem quer emagrecer, a inflamação é uma grande inimiga, pois afeta o sistema hormonal (mexendo com o controle do apetite) e pode promover a retenção de líquidos.

Portanto, ficou bem explicado porque temos que dizer não ao trigo e porque o sucesso da dieta e do médico William Davis. Infelizmente o tipo de grão que consumimos hoje, está longe de ser o mesmo que nossos ancestrais consumiam e isso explica o número de implicações que temos na saúde.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.