Bolo sem farinha de trigo, sem glúten, ideal para o café da manhã

Bolo sem farinha
Compartilhe esse post:
Compartilhar em facebook
Compartilhar em twitter
Compartilhar em pinterest
Compartilhar em whatsapp

Hoje vamos aprender uma receita de bolo sem farinha, sem glúten, uma receita ideal para o café da manhã. Leve, saudável, rica em nutrientes, e perfeita para quem deseja manter a boa forma. Tanto o polvilho azedo como o polvilho doce, sendo derivados da mandioca, não possuem glúten. Portanto, se você tem alguma intolerância ao glúten, pode comer sem medo. Outrossim, se você é uma pessoa que está evitando produtos que contenham glúten, essa receita é feita pra você.

Leia também >> Não coma mais pão, aprenda a fazer essa receita sem glúten

Leia também >> Bolo novem sem farinha, sem glúten, que delícia

A saber, estamos falando de uma receita muito simples, que fica pronta em 20-30 minutos. Feita no liquidificador e assada em forno, rapidamente está prontinha para servir. Com um café passado na hora então, perfeita! Esse bolo pode ser consumido de manhã ou de tarde, também pode servir de merenda na lancheira das crianças. Todos da casa vão gostar muito. Mais parece bolo de queijo do que um bolo simples. Por fim, é difícil resistir a explosão dos sabores do queijo e do polvilho, e esse é justamente a melhor parte da receita.

Benefício em consumir polvilho

Embora seja conhecido com polvilho, seu nome verdadeiro é fécula de mandioca. Ele não tem glúten, rico em vitaminas do complexo B e carboidratos, esse alimento fornece energia ao corpo e nos ajuda no dia a dia, prevenindo o cansaço e a fadiga. A saber, existem dois tipos de polvilho o doce e o azedo. O azedo por exemplo, é livre de gorduras, indicado para celíacos. A diferença entre eles, está no processo de fabricação. O polvilho doce, depois da decantação da mandioca, é seco, moído e está pronto.


Entretanto, o polvilho azedo, depois desse processo de decantação, secagem e moenda, precisa passar pelo processo de fermentação. Todavia, é esse processo que vai deixar o produto mais ácido e com sabor mais intenso. Ambos, são utilizados em receitas distintas, ou seja, não podemos substituir por exemplo, um pelo outro. O polvilho azedo, geralmente, na maioria dos casos, é utilizado em receitas de pão de queijo ou que receitas que combinam queijo. Isso porque, seu sabor ácido e intenso, se harmoniza perfeitamente com o queijo.

bolo sem farinha

Ingredientes do bolo sem farinha

  • 1 xícara de polvilho doce ou azedo
  • 2 ovos
  • 100 ml de leite
  • 50 ml de óleo
  • 50g de queijo parmesão ralado
  • 1 colher de café de fermento em pó
  • 1 pitadinha de sal
  • Muçarela e orégano a gosto

Preparo

Primeiramente, em um liquidificador, adicione os ovos, em seguida, adicione o leite e óleo e então, liquidifique tudo bem. Posteriormente, adicione o sal a gosto (uma pitadinha), o queijo ralado, e enfim o polvilho azedo. Eu uso o azedo, mas tem gente que faz com o doce. Todavia, feito com o azedo o sabor fica melhor, mais gostoso e intenso, e quando comemos, temos a impressão de comer pão de queijo. Depois de ter adicionado os demais ingredientes, é hora de liquidificar novamente para que a mistura fica homogeneizada.

Por fim, adicione o fermento, liquidifique apenas alguns segundos, tempo necessário para misturar o fermento na massa. O ideal é misturar com a colher, melhor evitar de liquidificar o fermento, eu misturo com a colher, mas fica a seu critério. Depois que a massa está pronta, é hora de assar! Unte uma assadeira com furo no meio, pequena, despeje a massa, polvilhe muçarela por cima e orégano a gosto e leve ao forno pré-aquecido em 200 °C. Geralmente, em 20 minutos está assado, mas varia de forno para forno.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!