Retenção de líquido e inchaço: o mal que impede a perda de peso

retençao de liquido
Compartilhe esse post:
Compartilhar em facebook
Compartilhar em twitter
Compartilhar em pinterest
Compartilhar em whatsapp

Quantas vezes você observou que seus anéis estavam apertados. Ou ao tirar o sapato e as meias observou marcas nas suas canelas. Outrossim, apertando sua perna com o dedo indicador ficou um buraco que aos poucos, muito lentamente foi retornando ao seu devido lugar.

Dessa forma, observe que algumas vezes o corpo começa a reter líquido e o primeiro sintoma é o inchaço. E os sinais são esses, anéis apertados, meias que marcam as canelas, sapatos apertados, e um cansaço além do normal. Isso é um sinal de alerta, que o seu corpo está retendo líquido.

Há alguns sinais que possam explicar essa retenção de líquido e inchaço repentino: síndrome pré menstrual, vida sedentária, gravidez à vista, e um outro fator importante é o acúmulo de toxinas. 

As toxinas, como falamos com frequência são grandes vilãs. Pois elas impedem o emagrecimento e provocam o inchaço. Outrossim, comprometem o desempenho das funções metabólicas e podem causar uma série de sintomas não muito agradáveis.

A retenção de líquido crônica pode significar problemas nos rins, por isso vale a pena consultar um médico para saber o que está acontecendo. Veja algumas dicas de como evitar a retenção de líquido e melhorar a sua condição geral de vida.


1. Elimine os alimentos processados

Uma das maiores causas da retenção de líquido são os alimentos processados. Infelizmente, cresce aceleradamente o número de pessoas que consomem esse tipo de alimento.

Isso porque é cômodo e fácil. Praticamente já vem pronto, basta passar pela panela e comer. Todavia, esse tipo de alimento é privo de vitaminas, de minerais e de nutrientes.

Esse tipo de alimento é considerado um “alimento vazio”. E tem mais, para que possam ser armazenados por muito tempo, esses alimentos são tratados com aditivos artificiais, que colocam uma tremenda carga em nossos órgãos vitais. Como os rins e o fígado, acumulando toxinas que comprometem nossa saúde.

2. Elimine o sódio

Os próprios alimentos processados são riquíssimos de sódio e o sódio é um veneno para o corpo. Ele provoca inchaços e é um dos maiores vilões da retenção de líquido.

Um exemplo disso são as pessoas que consomem uma quantidade excessiva de sal ao dia ou de alimentos ricos em sódio. Geralmente, elas apresentam inchaços nas pernas, outrossim, nos pés e nas mãos.


Em casos de pessoas que consumem muito sódio, é necessário consumir muita água para que seja drenado o excesso de sódio consumido. A água ajuda a purificar e limpar, amenizando os efeitos da química ao organismo.

3. Desidratação

Quando não ingerimos muita água, o nosso próprio organismo começa o processo de retenção de líquido para sobreviver. Por isso, beber, no mínimo, 2 litros de água por dia é muito importante para evitar esse processo.

A água como falamos tantas vezes e falamos, hidrata o corpo, ajuda a limpar e desintoxicar, portanto quando uma alimentação é desregrada, é necessário consumir água em abundância para que seja realizado esse processo.

inchaço e retençao de liquido

4. Deficiência de vitamina B6

Outra consequência da desidratação é a deficiência de vitamina B6. As mulheres que retém água durante a TPM podem diminuir esse sintoma tomando vitamina B6.

Por isso, durante a TPM, procure consumir mais frango, atum, peru, banana, sementes de girassol e pistache. Esses alimentos reforçam o organismo e podem prevenir a deficiência de vitaminas.

5. Deficiência de magnésio

Outro motivo para a retenção de líquido pode ser uma deficiência de magnésio. Portanto, aumentar o consumo de magnésio durante o período pré-menstrual é também uma excelente opção para tratar a retenção de líquido.

No período da TPM procure se alimentar com alimentos carregados com magnésio, incluindo: abacates, nozes, grãos integrais, espinafre, ervilhas e vegetais verde escuro.

6. Deficiência de potássio

O potássio é outro mineral que ajuda a prevenir a retenção de líquido. Dessa forma, consumir frutas ricas em potássio pode ser um grande reforço, como melancias, melões, bananas. De fato, como falamos sempre, as frutas doam muitos nutrientes para a saúde e reforçam a carência de vitaminas e minerais.

7. Chá diurético

Se tem um grande aliado contra a retenção de líquido, ele se chama CHÁ! Os chás feitos a partir de plantas medicinais, principalmente aquelas diuréticas que ajudam a eliminar o líquido retido.

Sem dúvida é a melhor opção que existe. Os chás limpam, purificam, expelem toxinas por meio da urina e em poucos dias desinchamos. Ou seja, é de fato uma grande ajuda para eliminar o inchaço.

Todavia, de preferência ao chá de salsa, hibisco, alho, urtiga, dente de leão, e também de folhas de oliveira. Todos eles ajudam a limpar o organismo, são diuréticos e em 24h podemos ver os resultados.

Lembrete: Nosso Portal de informações, se preocupa com o bem estar de todos os leitores e diariamente estamos a procura de matérias, que tragam informações e conselhos para contribuir para o bem-estar de todos que nos seguem.

Contudo, é importante lembrar que nossos conselhos são de caráter informativo e não substituem o parecer de um médico especialista. Jamais deixe de consultar seu médico.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!