Banana abafada, a sobremesa que todos podem comer sem culpa

banana abafada
Compartilhe esse post:

Tudo que é feito de banana, é muito bom, fala a verdade. A saber, banana é fácil de encontrar, tem um preço acessível e diversas utilidades na culinária, já que é possível acrescentá-la às mais variadas receitas de sobremesas. Além disso, é um ótimo alimento para incluir nas refeições e deixá-las ainda mais saborosas e saudáveis. Outrossim, existe uma variedade quase infinita de receitas a partir de bananas. Ela é uma das frutas mais completas que existe. Faz bem ao corpo, a mente, ao organismo e, principalmente, a saúde. Aqui no site, temos muitas dicas de como consumir bananas, receitas, benefícios das frutas. Enfim, hoje vamos aprender mais uma receitinha maravilhosa e prática para comer sem culpa: banana abafada.

Leia também >> Leite de banana, totalmente vegetal e muito prático de fazer

Leia também >> Panquecas de banana, deliciosas, super leves e ótima substituta do pão

A saber, a receita de banana abafada, a banana abafada é uma receita simples e rápida de preparar, que além de deliciosa leva pouco açúcar e tem um gostinho incrível de infância. É uma sobremesa para fazer e comer na mesma hora, caso contrário ela não será mais considerada uma verdadeira banana abafada. Não tem segredo, rapidinho está pronto e não tem como não amar a receita. Aliás, para quem malha, cuida do corpo e vive de olho na balança, essa receita, é uma alternativa nutriente e saudável para matar aquela vontade de doce que aparece vez ou outra. Bem como, essa receita é muito antiga, minhas avós faziam sempre de domingo a tarde e como era gosto sentar-se ao redor da mesa e se deliciar.

sobremesa de banana abafada

Banana Abafada

Essa Banana Abafada lembra a minha infância, minha avó fazia quando eu era criança. Minha mãe também preparava para a gente comer antes de ir para a escola de manhã. Eu gosto tanto dela, é uma coisa tão simples, mas tão gostosa. O bom é que vai pouquinho açúcar, para 6 bananas, só uso 1 colher (de sopa) de açúcar. Ademais, eu não sei se só na Bahia que faz essa banana abafada, mas é meio tradicional ter essa banana nas casas, principalmente nas casas do interior. Outrossim, essa é uma receita que você faz e come na hora, se você guardar para comer depois já não será uma banana abafada, ela vira praticamente um doce de banana. Enfim, como ela é tão simples de fazer e tão rápida, faz e come na hora, você vai ver como é uma delícia.


Ingredientes

  • 6 bananas nanica (também chamada banana d’água)
  • 1 colher (de sopa) de açúcar
  • Casca de limão (tire só a parte verde, não use a parte branca, de 1/2 limão)
  • 1 pau de canela
  • 3 colheres (de sopa) de água

Preparo

Essa receita tem ingredientes fáceis e simples, mas o jeito de preparar, é o segredo. Portanto, coloque primeiramente a água na panela e acrescente as bananas descascadas (pode ser inteira ou em rodelas), por cima coloque a casca do limão e o pau de canela. Por cima de tudo polvilhe o açúcar. Em seguida, tampe a panela e coloque no fogo baixo. Tampar a panela é muito importante, pois vai criar o vapor e abafar a banana fazendo com que ela estufe. Deixe no fogo baixo, lentamente a banana vai soltando seus líquidos. Deixe a banana ferver, ela vai estufar, geralmente, com 5 minutos está pronto, mas vai depender da panela que você está usando. Mas uma coisa posso dizer, nunca mais cozinhar por mais de 8 minutos, o tempo na panela dura de 5 a 8 minutos.

Terminado o tempo de cozimento, a banana está pronta para servir. Essa sobremesa é pra ser consumida pura, coloque no prato, polvilhe canela e se delicie intensamente. Se você quiser mesmo uma sobremesa daquelas, adicione uma bola de sorvete de creme, vai ficar bom demais! A saber, o sabor creme se harmoniza com a banana e cria uma mistura de sabores incrível. Bom apetite. Essa é o tipo de sobremesa saudável que temos que ensinar nossos filhos a comer. Aqui em casa, eu colocava um pouco de nutella por cima da banana no lugar da canela, era o suficiente para convercer meus filhos a comerem. Portanto, fica a dica, use sua imaginação.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.


error: Conteúdo Protegido!