Leite de banana, totalmente vegetal, sem lactose e delicioso

leite de banana feito em casa
Compartilhe esse post:

O leite de banana é uma alternativa nova de leite vegetal. A receita é super simples de ser prepara e o segredo desse leite para que ele não se transforme em uma vitamina, é congelar as bananas por 12 horas. E se por acaso, você é amiga dos animais, e vive buscando alternativas saudáveis veganas e sem lactose, saiba que o leite de banana é rico em nutrientes. A saber, rico em ferro e potássio, o leite de banana é uma ótima opção para variar o cardápio e substituir outros leites em receitas doces. Tem muita gente que acha que o cálcio é encontrado somente no leite de vaca e que não dá para viver sem ele. Mas, isso é um grande erro. Isso porque, existem muitos alimentos vegetais, dos quais são produzidos leites vegetais que são melhores e possuem muito mais cálcio do que leite de vaca.

Leia também >> Leite de inhame, sabor agradável e sem lactose

Leia também >> Leite de coco caseiro, feito em casa, sem lactose

A saber, o leite de banana é super fácil de fazer e tem o diferencial de ser super barato. Além disso, ele é rico em potássio e vitamina B6, ferro, cálcio, fibras, vitamina C e outros. Outrossim, indicado para quem tem alergia à soja ou a castanhas. Porém, cabe lembrar que ele não é indicado para diabéticos e pré-diabéticos, pelo seu alto conteúdo em carboidratos. Todavia, saiba que o leite de banana é muito saudável e você pode tomar com café, com chocolate ou ainda utilizar ele em várias receitas, fazer vitaminas, bolos, doces em geral. Enfim, basta usar a criatividade e abusar na cozinha. Contudo, importante sublinhar que o leite de banana não é vitamina, é leite mesmo e para fazê-lo você precisar seguir algumas dicas. Pois caso contrário pode se tornar uma vitamina.

Leite de banana

Embora não seja ainda muito conhecido, o leite de banana é uma das alternativas mais baratas que temos entre os leites vegetais. Outrossim, é muito nutriente, econômico e fácil de fazer. A saber, os leites vegetais são excelentes alternativas para quem faz dietas com restrição de leites de origem animal ou para quem apenas quer variar o cardápio com uma opção diferenciada e mais saudável. Muitos leites vegetais já são bem conhecidos e difundidos no cenário nacional, sendo inclusive encontrados em supermercados comuns. No caso do leite de banana, você tem que fazer em casa, pois no Brasil ainda não existe ele industrializado.


Tem outro detalhe importante, esse leite de banana tem que fazer e consumir. Isso porque, a banana oxida e o leite fica escuro, portanto, não convém fazer em quantidade para deixar na geladeira. Porque conforme passar as horas, a fruta começa a oxidar e o leite fica escuro. Não altera o gosto, mas muda de cor e muita gente acaba jogando fora achando que está estragado. Portanto, para evitar esse problema, faça e consuma. Outro detalhe legal, que podemos tomar o leite com café, fica muito bom, melhor ainda quando misturado com chocolate. Isso porque, a banana se harmoniza perfeitamente com o chocolate, vamos a receita?

leite de banana vegetal

Ingredientes

  • 1 banana congelada
  • 1 xícara de água
  • ½ colher (sopa) de suco limão espremido na hora

Observações: se desejar, adicione algumas gotas de essência de baunilha. Outrossim, não adicione açúcar, pois a banana já é naturalmente doce e rica em açúcares. Se for consumir o leite de banana puro, acrescente canela, fica muito gostoso.

Preparo

Primeiramente, vamos escolher uma madura que não esteja muito madura. Tipo, o correto é usar a banana prata, pois ela não tem um sabor tão forte. Outro detalhe importante, usar a banana que amadureceu agora, não pode ser muito madura, senão vai ficar parecendo vitamina. Por fim, o segredo mais importante, usar a banana congelada. Portanto, individualizou a banana que vai usar, descasque ela, corte em rodelas e leve ao congelador por 12 horas, ou seja, de um dia para o outro. No dia seguinte, logo pela manhã vamos então fazer o leite de banana para nosso consumo.

Portanto, em um liquidificador, coloque a água, a banana congelada e o suco do limão. Liquidifique tudo e o seu leite está pronto para servir. Com café ou com chocolate e você ainda pode aproveitar esse leite para fazer vitamina de frutas, ou seja, bater com frutas da sua escolha. Talvez você vai se perguntar, mas fica com gosto de banana? Muito suave, por exemplo para tomar com café, nem se percebe. Com chocolate se sente mais o gosto da banana, mas como o chocolate se harmoniza super bem com a banana, vai ficar muito gostoso. Mas torno a repetir, o gosto é suave. Por isso, o ideal é usar a banana meia madura e dar preferência para a banana prata. Pois a nanica o sabor da fruta é muito acentuado e quanto mais madura, mas se sente o sabor.


Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.


error: Conteúdo Protegido!