Logo Emagrecer com vida e saude

Amida caseira, feita apenas com 2 ingredientes, poderosa e super eficaz

amida caseira
Compartilhe esse post:
Compartilhar em facebook
Compartilhar em twitter
Compartilhar em pinterest
Compartilhar em whatsapp

A amida caseira, é um espessante utilizado para engrossar detergente e sabão líquido, shampoo, sabonetes. Bem como, é ela que protege nossas mãos. Dentre as substâncias químicas que encontramos nos produtos de limpeza, encontra-se a amida 60 ou a amida 90. A saber, se trata de um espessante que dá consistência aos produtos de limpeza. Outrossim, atua com desengordurante e é responsável por deixar o produto menos agressivo, ou seja, um produto que não faça mal às mãos de quem usa. Você vai amar essa dica.

Leia também >> Detergente de lavanda caseiro, um produto maravilhoso e versátil na limpeza

Leia também >> Detergente de cozinha, feito com apenas 2 reais e rende 5 vidros

Isso porque, é bem comum que as donas de casa fiquem com suas mãos ressecadas e ásperas, devido ao uso de produtos de limpeza. Dependendo do produto, principalmente sabão, detergente, multiuso, as mãos podem até escamar. Infelizmente, os produtos industrializados levam muitos tipos de química dentro, provocando assim o ressecamento das mãos. Todavia, as indústrias que usam a amida, conseguem amenizar esse efeito negativo. Mas a boa notícia que podemos fazer a amida caseira em casa e usar como base para vários produtos de limpeza. Isso significa economia no bolso e segurança. A amida caseira, é tão eficaz quanto aquela comprada, com a vantagem de que é feita por você.

Amida caseira

Para quem é amante de produtos caseiros e tem o hábito de fazer detergentes de cozinha, sabão líquido, sabonete líquido, a amida caseira 60, é uma excelente aliada. Muitas pessoas usam o sal de cozinha para engrossar suas respectivas receitas, mas na verdade o melhor espessante e o mais eficaz, é aquele chamado de amida 60. A receita dele é bem simples e econômica e ela vai servir para todas as demais receitas que você preparar. Lembrando, conforme citado, a amida da consistência aos produtos de limpeza, funciona como desengordurante e ainda protege as mãos de quem usa.


Não te segredo fazer a receita, ela dura em média uma vez e vai ser para várias receitas. Você vai precisar de 1 frasco de detergente neutro transparente ou o cristal, eu estou usando o limpol clean, e 6 colheres (sopa) bem cheias de sal. O frasco do detergente, é o mesmo que vamos usar para armazenar a amida caseira. Então, não jogue fora, lave bem lavado, depois seque e reserve para quando a receita estiver pronta, pois vamos usá-la para armazenar o produto nele. Para quem faz sabonetes líquido, a amida 60 não é muito boa para o uso caseiro. Recomenda-se usar espessante próprio para sabonetes, ou até mesmo 1 colher de sal apenas. Todavia, para detergentes e sabão líquido, é maravilhosa, super recomendo.

Amida caseira

Preparo

Não tem segredo, em uma caneca de plástico, despeje todo o detergente neutro que você comprou e adicione as 6 colheres (sopa) bem cheias de sal. Com a ajuda de uma colher de madeira, mexa por uns 10 minutos, mexa sem parar, até que o sal esteja completamente incorporado ao detergente e inclusive, o detergente esteja completamente branco. Pois depois de incorporar bem o sal, a mistura fica branca como leite. Uma vez que você já mexeu os 10 minutos, é hora de pegar o frasco limpo e seco para embalar a sua amida caseira e ela estará pronta para o uso depois de 24h.

Amida 60

A saber, a amida 60% é bastante empregada como espessante, estabilizante de espuma, agente emoliente e solubilizante de essências e óleos. São amplamente empregados em conjunto com Lauril Éter Sulfato de Sódio, Ácido Sulfônico e demais tensoativos sulfatados, pois apresenta sinergia com estes, aumentando a estabilidade da espuma e o espessamento do sistema, além de promover característica de emoliência advindo da cadeia graxa de coco.

Outrossim, a Amida 60% é aplicada em formulações de xampus, sabonetes líquidos, banhos de espuma e detergentes. A dosagem de Amida 60% nas formulações depende de cada formulação, porém podem variar de 0,25 a 5,0% dependendo da aplicação. Para uma receita de detergente por exemplo, aquela que rende em média 6 vidros de detergente multiplicado, vamos precisar de 50 ml da amida caseira 60. É necessário colocar a amida aos poucos e ir misturando para ver a consistência, pois muita amida desanda a receita, portanto, cuidado.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!