Detergente de lavanda, além de lavar, ele também dá brilho aos alumínios

detergente de lavanda feito em casa
Compartilhe esse post:

O perfume da lavanda e o frescor dela, são maravilhosos. A lavanda tem muitas propriedades positivas para o bem-estar do ser humano e a novidade são os produtos de limpeza que estão surgindo a base de lavanda. Nossa equipe não podia ficar de fora e por isso trouxemos uma receita de detergente de lavanda maravilhosa. Muito eficaz, porque leva soda e óleo usado e é potencializada com álcool, multiuso e glicerina.

A receita é perfeita, impossível achar defeito. Bem como, rende bem, serve como base para vários produtos de limpeza, o perfume é maravilhoso e no faça e venda, rende um bom dinheiro, com retorno imediato, para melhorar o orçamento doméstico. Enfim, saiba que na Europa, é bem comum produtos de limpeza a base de lavanda, são os mais vendidos no mercado, principalmente aqueles para limpar banheiro e lavar roupas.

Leia também >> Sabão detergente multiuso a base de acetona e bicarbonato de sódio, excelente receita

Leia também >> Detergente de cozinha, apenas dois reais e você vai ter 5 vidros de detergente

Detergente de lavanda

Ingredientes

  • 50 ml de soda ou 2 colheres (sopa) de soda em escamas
  • 150 a 200 ml de óleo usado ou novo, se for usado, precisa coar bem
  • 150 ml álcool
  • 1,5 l de água fervendo
  • 2 litros de água fria
  • 1 detergente de lavanda – estou usando da marca Limpol
  • 100 ml Vinagre de álcool
  • 100 ml Veja Multiuso
  • 200 ml glicerina caseira ou 100 ml glicerina bidestilada
  • Essência de Lavanda opcional

Preparo

Primeiramente, em uma bacia plástica grande, usando luvas e máscara, para sua segurança, adicione na bacia 150ml de óleo, eu estou usando óleo de soja limpo e em seguida, adicione 50ml de soda 50%. Com a ajuda de uma colher de madeira, mexa bem para incorporar a soda no óleo, cuidado para não espirrar e não esqueça de pôr as luvas para proteger suas mãos. Recomenda-se mexer por uns 5 minutos. Posteriormente, adicione 150 ml de álcool 46% e continue mexendo, é necessário paciência, porque precisa mexer vários minutos até que essa mistura vire uma pasta branca, reserve.


Em seguida, em uma jarra plástica, adicione 1 xícara de açúcar e posteriormente, sobre o açúcar coloque 200 ml de água fervendo, mexa bem para diluir o açúcar e reserve. Volte na bacia, onde está sua pasta branca, que na verdade já virou sabão, e é hora de derreter. Portanto, aos poucos comece a adicionar a água fervendo, vai adicionando aos poucos mesmo e mexendo sem parar, até que toda a água esteja completamente incorporada. Em poucas palavras, aquela pasta branca vai derreter completamente na água fervendo.  Nessa passagem vamos usar 1,5 l de água fervendo.

Seguindo o passo a passo

Por fim, quando estiver dissolvido, é hora de adicionar o açúcar derretido que está na jarra, que na verdade é a nossa glicerina caseira. Continue mexendo até que a mistura esteja toda incorporada e homogeneizado.  Em seguida, adicione 1 litro de água fria e continue mexendo, observe que vai criar muita espuma. Depois de ter misturado bem, deixe repousar uns minutos para que a espuma baixe ou use o borrifador de água e álcool para baixar a espuma. Posteriormente, adicione mais 1 litro de água fria. Continue mexendo e adicione os 100 ml de vinagre de álcool e também o detergente de lavanda que você comprou e continue mexendo.

A saber, é muito importante mexer bem, por vários minutos seguidos, o sucesso da sua receita depende dessa passagem, ou seja, misturar bem os ingredientes e quanto mais mexemos, mais os ingredientes agem entre si e como usamos óleo, mexendo bem, o detergente vai ter somente cheiro de lavanda. Essa receita de multiplicação é maravilhosa, porque nem sempre encontramos para comprar o detergente de lavanda Limpol, eu mesma tive que procurar muito para encontrar, mas valeu a pena, porque depois de multiplicado, rendeu muito, e realmente é muito eficaz.

detergente de lavanda caseiro

Finalizando o detergente de lavanda

Enfim, vamos misturar o multiuso, eu estou usando o Veja, mas pode ser qualquer. Observe que adicionamos solda, óleo, vinagre, álcool e agora multiuso, sabe por quê? Para potencializar o efeito de limpeza desse detergente de lavanda. Então, você vai ter um detergente que lava e higieniza as louças, um desengordurante para piso, azulejos, fogão e armário e ainda um brilho alumínio, porque a soda juntamente com o álcool, dão brilho aos alumínios, maravilhoso não é mesmo? Por fim, vamos adicionar essência de lavanda e corante alimentício roxo. A cor vai depender da quantidade de corante que você colocar.


Considerações finais

Finalmente, nosso detergente de lavanda está pronto para o faça e venda ou para o uso doméstico da sua casa. Se caso você não encontrar o detergente de lavanda Limpol no supermercado de sua cidade, pode fazer com o neutro ou o clean e daí no caso, adicione a essência de lavanda e o corante e vai ficar maravilhoso igual. Outra dica importante, é que para deixar o detergente mais denso e consistente, você pode usar a amida 60 caseira ou duas colheres de sal. Eu recomendo você ter em casa a amida 60, pode ser aquela caseira que ensinaremos na próxima matéria. A amida funciona como espessante, ou seja, deixa mais consistente e denso.

Leia também >> Receita amida caseira 60

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Conteúdo Protegido!