Cálcio – confira os 6 alimentos que possuem mais cálcio que o leite

cálcio complemento
Compartilhe esse post:

Leia também >> 5 alimentos ricos em fibras

Leia também >> 10 alimentos que melhoram a massa muscular

Bem como, tem alimentos que possuem muito mais cálcio que o leite, por exemplo. Portanto, hoje vamos falar um pouco sobre a importância do cálcio, dos benefícios que ele traz para saúde e por fim, vamos conhecer outros alimentos que são ricos em cálcio. A saber, o leite é um dos alimentos mais consumidos no mundo inteiro. Entretanto, ele é rico em gorduras, e na geração saúde, mais centrada, mais criteriosa na alimentação, o leite não tem espaço. Por isso, é necessário substituí-lo por outros alimentos que possuam cálcio.

O que é o cálcio e para que serve?

Cálcio, é um mineral fundamental para o organismo. Bem como, é essencial para a construção e manutenção dos ossos e dos dentes, além de ser muito importante para a contração muscular e transmissão dos impulsos nervosos. Outrossim, é muito consumido pelo corpo e por ter esse alto consumo, é necessário que seja consumido diariamente em quantidades adequadas. Isso desde a infância, idade importante onde os ossos e os dentes estão em plena formação. O cálcio está envolvido no metabolismo de todas as células do corpo, desempenhando funções como:

  • Fortalecer e dar estrutura a osso e dentes;
  • Participar da coagulação sanguínea;
  • Transmitir impulsos nervosos;
  • Permitir a contração muscular;
  • Manter o equilíbrio do pH sanguíneo;
cálcio

6 alimentos saudáveis ricos em cálcio

1. Sementes de Gergelim

A saber, a cada 10g de semente de gergelim, temos, 82,5mg de cálcio. Outrossim, é o alimento mineral de maior concentração cálcio. Bem como, é fonte de ferro e de ômega 3, fortalece ossos, músculos e mantém o fluxo sanguíneo e a pressão arterial controlados e no ritmo ideal do organismo. Também, rico em fibras alimentas e vitaminas do complexo B. Saber, ambas aceleram o metabolismo, melhoram os movimentos intestinas e ajudam na perda de peso. Enfim, aveia, linhaça e chia, são também fonte de cálcio e podem substituir o gergelim.

2. Tofu

A cada 100g do queijo vegetal temos 159mg de cálcio. O tofu é um alimento a base de soja comumente consumido nos países asiáticos e aos poucos tem ganhado o paladar dos brasileiros. Em grandes centros como Rio e São Paulo, o tofu é encontrado em vários supermercados.

A saber, o ingrediente previne a fraqueza dos ossos e fortalece a construção da massa muscular. Bem como, ajuda no controle dos níveis de colesterol, previne e combate doenças do coração, além de melhorar significativamente a qualidade de vida. Para quem está de dieta e deseja manter a boa forma, saiba que o Tofu é um bom aliado, atua não apenas acelerando o metabolismo, mas ajuda a controlar a fome. Outrossim, para as mulheres que estão na pré ou menopausa, o queijo é rico em isoflavonas, ingrediente que alivia os sintomas da menopausa.

3. Sardinhas

Ela é fonte de vitamina D, ômega 3 e cálcio. A saber, a sardinha tem 438mg de cálcio a cada 100g. Excelente fonte do mineral para quem não deseja mais tomar leite. A composição de nutrientes da sardinha é excelente para o organismo, pois mantém a vitalidade dos ossos e dos músculos.

4. Feijão branco

Rico em nutrientes e bioativos, o feijão branco tem uma boa concentração de cálcio também. Além de nutriente, o seu consumo previne doenças do coração e ajuda no controle dos níveis de colesterol. Bem como, é um alimento que ajuda a regular o intestino e produz a sensação de saciedade para o corpo, ajudando, portanto, no controle da compulsão alimentar. Outrossim, os grãos em geral, promovem a saúde do coração.

5. Amêndoas

Importante na prevenção de doenças cardiovasculares, a fruta apresenta 260mg de cálcio a cada 100 g. Seu consumo atua na prevenção de deficiências nos ossos e nos músculos, principalmente em crianças. Outrossim, é rico em nutrientes e antioxidantes que combatem o envelhecimento precoce.

6. Couve

Santa couve como eu costumo chamar, rica em vitaminas C, ferro e cálcio. Atua no sistema imunitário reforçando as defesas e estimulando a produção de anticorpos. Além de ser amiga da saúde, ela é rica em ansiolíticos naturais e, portanto, inimiga da ansiedade. Um copo todas as manhãs é suficiente para levantar a imunidade, controlar a ansiedade e ainda emagrecer. Consumir couve diariamente, é definitivamente muito saudável. Além do mais, é rica em fibras e, portanto, aumenta os movimentos intestinais prevenindo a constipação e o intestino preguiçoso.

Considerações finais acerca do cálcio

Na idade adulta, ou seja, depois da adolescência, não é necessário consumir leite, principalmente se você tiver intolerâncias. Todavia, é necessário consumir alimentos ricos em cálcio. Esses seis alimentos listados acima, possuem muitos nutrientes, vitaminas e minerais, e não apenas atuaram na reposição do mineral, mas também reforçaram o organismo.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.