Cálcio – confira os 6 alimentos que possuem mais cálcio que o leite

cálcio complemento
Compartilhe esse post:
Compartilhar em facebook
Compartilhar em twitter
Compartilhar em pinterest
Compartilhar em whatsapp

Muitas pessoas não gostam muito de leite ou por qualquer outra razão são intolerantes. Bem como, tem aquelas que desejam consumir menos leite, mas não o fazem por causa do cálcio. O leite fornece diariamente o mineral cálcio, que o organismo necessita. Todavia, ele não é apenas encontrado no leite, mas sim em diversos alimentos.

Bem como, tem alimentos que possuem muito mais cálcio que o leite, por exemplo. Portanto, hoje vamos falar um pouco sobre a importância do cálcio, dos benefícios que ele traz para saúde e por fim, vamos conhecer outros alimentos que são ricos em cálcio. A saber, o leite é um dos alimentos mais consumidos no mundo inteiro. Entretanto, ele é rico em gorduras, e na geração saúde, mais centrada, mais criteriosa na alimentação, o leite não tem espaço. Por isso, é necessário substituí-lo por outros alimentos que possuam cálcio.

Leia também >> 5 alimentos ricos em fibras

Leia também >> 10 alimentos que melhoram a massa muscular

O que é o cálcio e para que serve?

Cálcio, é um mineral fundamental para o organismo. Bem como, é essencial para a construção e manutenção dos ossos e dos dentes, além de ser muito importante para a contração muscular e transmissão dos impulsos nervosos. Outrossim, é muito consumido pelo corpo e por ter esse alto consumo, é necessário que seja consumido diariamente em quantidades adequadas. Isso desde a infância, idade importante onde os ossos e os dentes estão em plena formação.


O cálcio está envolvido no metabolismo de todas as células do corpo, desempenhando funções como:

  • Fortalecer e dar estrutura a osso e dentes;
  • Participar da coagulação sanguínea;
  • Transmitir impulsos nervosos;
  • Permitir a contração muscular;
  • Manter o equilíbrio do pH sanguíneo;

6 alimentos saudáveis ricos em cálcio

1. Sementes de Gergelim

A saber, a cada 10g de semente de gergelim, temos, 82,5mg de cálcio. Outrossim, é o alimento mineral de maior concentração cálcio. Bem como, é fonte de ferro e de ômega 3, fortalece ossos, músculos e mantém o fluxo sanguíneo e a pressão arterial controlados e no ritmo ideal do organismo. Também, rico em fibras alimentas e vitaminas do complexo B. Saber, ambas aceleram o metabolismo, melhoram os movimentos intestinas e ajudam na perda de peso. Enfim, aveia, linhaça e chia, são também fonte de cálcio e podem substituir o gergelim.

cálcio

2. Tofu

A cada 100g do queijo vegetal temos 159mg de cálcio. O tofu é um alimento a base de soja comumente consumido nos países asiáticos e aos poucos tem ganhado o paladar dos brasileiros. Em grandes centros como Rio e São Paulo, o tofu é encontrado em vários supermercados.

A saber, o ingrediente previne a fraqueza dos ossos e fortalece a construção da massa muscular. Bem como, ajuda no controle dos níveis de colesterol, previne e combate doenças do coração, além de melhorar significativamente a qualidade de vida. Para quem está de dieta e deseja manter a boa forma, saiba que o Tofu é um bom aliado, atua não apenas acelerando o metabolismo, mas ajuda a controlar a fome. Outrossim, para as mulheres que estão na pré ou menopausa, o queijo é rico em isoflavonas, ingrediente que alivia os sintomas da menopausa.

3. Sardinhas

Ela é fonte de vitamina D, ômega 3 e cálcio. A saber, a sardinha tem 438mg de cálcio a cada 100g. Excelente fonte do mineral para quem não deseja mais tomar leite. A composição de nutrientes da sardinha é excelente para o organismo, pois mantém a vitalidade dos ossos e dos músculos.


4. Feijão branco

Rico em nutrientes e bioativos, o feijão branco tem uma boa concentração de cálcio também. Além de nutriente, o seu consumo previne doenças do coração e ajuda no controle dos níveis de colesterol. Bem como, é um alimento que ajuda a regular o intestino e produz a sensação de saciedade para o corpo, ajudando, portanto, no controle da compulsão alimentar. Outrossim, os grãos em geral, promovem a saúde do coração.

5. Amêndoas

Importante na prevenção de doenças cardiovasculares, a fruta apresenta 260mg de cálcio a cada 100 g. Seu consumo atua na prevenção de deficiências nos ossos e nos músculos, principalmente em crianças. Outrossim, é rico em nutrientes e antioxidantes que combatem o envelhecimento precoce.

6. Couve

Santa couve como eu costumo chamar, rica em vitaminas C, ferro e cálcio. Atua no sistema imunitário reforçando as defesas e estimulando a produção de anticorpos. Além de ser amiga da saúde, ela é rica em ansiolíticos naturais e, portanto, inimiga da ansiedade. Um copo todas as manhãs é suficiente para levantar a imunidade, controlar a ansiedade e ainda emagrecer. Consumir couve diariamente, é definitivamente muito saudável. Além do mais, é rica em fibras e, portanto, aumenta os movimentos intestinais prevenindo a constipação e o intestino preguiçoso.

Considerações finais acerca do cálcio

Na idade adulta, ou seja, depois da adolescência, não é necessário consumir leite, principalmente se você tiver intolerâncias. Todavia, é necessário consumir alimentos ricos em cálcio. Esses seis alimentos listados acima, possuem muitos nutrientes, vitaminas e minerais, e não apenas atuaram na reposição do mineral, mas também reforçaram o organismo.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!