A linhaça, como já falamos inúmeras vezes aqui, é um cereal poderoso no combate da obesidade. Suas propriedades nutrem o organismo e ajudam no processo de desintoxicação. Combatendo os radicais livres e melhorando o desempenho das funções metabólicas.
Ademais, ela esta classificada como um alimento multifuncional. E por isso que tem sido incorporada dia a dia na dieta humana. Outrossim, sendo um alimento funcional, ela ajuda em varios campos da saude.
Por alimento funcional, entendemos aquele que, além de suas atribuições nutricionais, agem de modo benéfico no organismo e ajudam a reduzir e prevenir os fatores de risco do aparecimento de doenças.
A semente de linhaça apresenta em sua composição alguns compostos interessantes:
Ácido alfa linolênico (ALA)
Possui um teor alto de ômega 3 (cerca de 50-55% dos ácidos graxos totais de sua composição). Por isso contribui para a redução do risco de desenvolver doenças cardiovasculares.
Fibra dietética
Cerca de 28% do peso da semente é de fibra dietética.
Desta 25% é fibra solúvel (reduzem a absorção de colesterol e glicose) e 75% é fibra insolúvel (aumentam o volume das fezes fecais e reduzem o tempo de trânsito intestinal).
Lignanas
A saber, a linhaça contém algumas substâncias que, combinadas com o suco gástrico e enzimas, se transformam em lignanas.
Estes compostos químicos são especialmente apreciados por sua capacidade protetora do DNA e lipossomas. Outrossim, além de contar com efeitos antioxidantes e anticancerígenos.
Desta maneira, a inclusão da semente na alimentação humana inibe o desenvolvimento de doenças coronárias, assim como o de diferentes tipos de câncer (de mama, próstata e cólon).
Benefícios
A saber, estes são alguns outros benefícios da água de linhaça que podemos obter ao consumi-la:
- Reduz o risco de sofrer doenças cardiovasculares
- Reduz o desenvolvimento de câncer
- Tem propriedades anti-inflamatórias
- Traz um efeito laxante
- É um grande antioxidante
- Reduz a resposta glicêmica pelo consumo de amido
- Ajuda na prevenção dos sintomas da menopausa
Considerações: você pode consumir o chá feito da linhaça, bem como, pode consumir capsulas de linhaça como complemento alimentar (vende em loja de produtos naturais). Todavia, pode também incorporá-la na nos sucos, vitaminas, shakes, e em alguns pratos.
O importante é consultar uma nutricionista. Porque algumas pessoas são intolerantes a essa semente. Ou seja, nem todos podem consumi-la.
Desse modo, a forma mais simples de consumir a linhaça é água feita da linhaça, mas podemos também fazer o leite de linhaça, que é vegano e privo de lactose.
A linhaça é uma semente comum que encontramos no supermercado, mas para se obter uma melhor qualidade, se recomenda aquela orgânica que encontramos em lojas de produtos naturais.
Abaixo ensinamos como fazer a água de linhaça. Vale ressaltar que essa semente é excelente no combate da obesidade, uma vez que tem ação prolongada de saciedade e também atua diretamente no controle da ansiedade.
Ingredientes :
- 1 litro de água fervida ;
- 3 colheres de sopa de linhaça.
Modo de Preparo :
O preparo desta bebida é bem simples. Primeiramente, adicione a linhaça na água fervida dentro de uma garrafa ou outro recipiente. Em seguida, consuma essa bebida no dia seguinte. Outrossim, a bebida deve ser consumida por 10 dias consecutivos, posteriormente, faça uma pausa de 10 dias.
Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.