Xarope de acerola para combater tosses, resfriado e dor no peito


Certamente você já ouviu falar que a acerola é rica em vitamina C e que faz muito bem para a saúde. Principalmente para as defesas do organismo. A vitamina C ocupa um papel importante no nosso corpo, pois ela fortalece a imunidade e atua contra gripe, resfriados e outras doenças.

A saber, a acerola não é apenas rica em vitamina C, mas também em vitamina A e B1 e B6. Bem como, rica em antioxidantes que combatem os radicas livres, flavonoides, minerais como o cálcio, ferro, fósforo, magnésio e potássio. Outrossim, é rica em nutrientes importantes que reforçam a saúde do nosso organismo.

Você sabia que a acerola por exemplo, tem mais vitamina C que um morango ou um caqui? Esse tipo de vitamina, como já citado anteriormente, ajuda a prevenir doenças e a combater o estresse. Bem como, a fadiga, ainda previne problemas do pulmão e do fígado, varicela e poliomielite.

Enfim, ela também é uma grande aliada no tratamento contra a anemia. Pessoas que consomem acerola com frequência, dificilmente apresentam carência de ferro de sangue. Isso porque, encontramos na fruta uma grande concentração de ferro. Portanto, consumi-la pode ajudar no combate e na prevenção da anemia.

Benefícios da Acerola

  • Fortalece o sistema imunológico reforçando as defesas do corpo.
  • Previne o envelhecimento precoce por ser rica em antioxidantes.
  • Reduz a fadiga, estresse, esgotamento nervoso, isso porque fornece energia para o corpo.
  • Estimula a formação de colágeno, componente estrutural da pele, ossos e vasos sanguíneos.
  • É um bom remineralizante, pois devido à sua alta concentração de flavonoides e antocianinas previne doenças cardíacas.
  • Faz bem aos olhos devido à grande quantidade de vitamina A, que ajuda a prevenir a cegueira e protege a córnea.
  • Ajuda no tratamento de afecções pulmonares, diarreia, cicatrização, gripes, resfriados, dores musculares, reumatismo, anemia e doenças hepáticas (fígado).
Acerola

Xarope de Acerola

Como já citado anteriormente o xarope ajuda no controle da tosse, não tem contra indicação, melhor o desempenho dos pulmões, limpando e expurgando o catarro acumulado nos brônquios e aliviando inclusive, a dor do peito.

A melhor parte dessa receita, que ela é totalmente natural, não leva conservantes e nem aditivos químicos. Podemos fazer em casa e usar com tranquilidade. Todavia, se os sintomas persistirem, é necessário consultar o médico da família. Nossas dicas e conselhos, não substituem a figura do médico.

Aqui na minha casa, quando meus filhos eram pequenos, eu usei algumas vezes esse xarope natural. Como aqui na Europa faz muito frio e passamos 8 meses trancados, é bem comum gripes, resfriados e tosse frequente. No meu caso, ajudava muito, mas eu deixo uma dica para vocês.


Eu usava como preventivo. Sabe compartilho porque funciona mesmo, no meu caso funcionava mais como prevenção do que quando a criança já esta na crise.

Sabe como eu fazia? Terminava o verão e eu já fazia o xarope e dava todos os dias para meus dois filhos, como tônico. Ajudava muito! Porque daí quando a temperatura cai abaixo de zero, o organismo deles, já estava com as defesas fortes.

A receita, os ingredientes e seu preparo

Ingredientes

12 unidades de acerola

1 xícara de açúcar

2 rodelinhas de limão

350 ml de água

Modo de preparo

Primeiramente, coloque em uma panela a acerola, o limão, a água e leve ao fogo. Em seguida, com auxílio de um garfo, “aperte” a acerola, esmagando-a. Posteriormente, deixe ferver por alguns minutos para cozinhar a acerola e o limão.


Importante: deixe ferver por um bom tempo até soltar a pele da acerola. Por fim, após o cozimento, coe (mantendo apenas o líquido) o bagaço do limão e da acerola podemos descartar.

Enfim, coloque o líquido novamente na panela, adicione o açúcar e deixe cozinhar por mais alguns minutos. Quando estiver numa consistência homogênea, está pronto para o consumo. Todavia, podemos consumir 1 colher (sopa) 3 x ao dia.

Lembre-se: se os sintomas persistirem, procure um médico!

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.



Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!