Flor da banana: excelente remédio natural para a saúde feminina


Raramente ouvimos falar sobre a flor da banana. Muito menos do seu consumo, no entanto, ela é rica em benefícios e previne doenças uterinas. Além disso, é excelente para prevenir doenças no útero.

Difusamente conhecida na Europa pelos seus benefícios medicinais e terapêuticos. A flor de banana de fato é rica de nutrientes e substâncias medicinais que ajudam no aparato feminino.

Embora aqui no Brasil, pouco se fale a respeito, sabemos que verdadeiramente a flor de banana ou coração da banana tem muitos benefícios para a saúde humana. Dela se pode extrair substâncias para fazer remédios naturais que atuam no tratamento e prevenção de algumas doenças.

Flor de banana

A saber, a flor é um dos ingredientes principais da culinária asiática. Bem como, muito apreciada por turistas que visitam aqueles países situados no Continente Asiático.

A flor da banana, também conhecida como umbigo da banana, cresce a partir do final do cacho de bananas e tem uma flor de cor avermelhada até um roxo mais escuro.

As flores pequenas, encontramos na parte interna que vai se transformar na banana. Tem um gosto levemente amargo, mas é rica em vitamina C e vitamina A, podendo trazer diversos benefícios para sua dieta.

Tanto a flor quanto sua casca dura, utilizamos como ingrediente para diversos pratos. Em alguns países, va servida como uma salada. As flores frescas da banana, podemos comer cruas.


A flor é rica de antioxidantes importantes que fazem bem a saúde, pois funciona como reguladora dos radicais livres, combatendo-os. Rica em antioxidantes, e pobre de calorias, a planta funciona bem no cardápio de quem faz dieta.

As folhas do umbigo da bananeira podem ser utilizadas na cicatrização de feridas, assim como, no combate de parasitas da malária.

Benefícios da bananeira

  • Ajuda no tratamento de úlceras
  • Atua na prevenção da anemia
  • Colabora na prevenção de doenças do útero
  • Ajuda a combater a prisão de ventre
  • Equilibra o ciclo menstrual
  • Ajuda a melhorar a função dos rins
  • Atua na reduzir a pressão arterial
  • Ajuda na saúde das mães que amamentam
  • Colabora na saúde dos diabéticos, atuando no controle e na prevenção das taxas.

O uso da flor da banana também é indicado para tratar bronquite e asma, das folhas avermelhadas pode-se fazer um xarope caseiro. Desse modo, pode ser utilizado no combate e no tratamento de tosses, limpeza dos pulmões. O xarope atua diretamente nos brônquios, ajudando a limpá-lo e expectora-lo.

flor de banana

Anote a receita do xarope da bananeira

Ingredientes

  • Uma flor de bananeira média (umbigo, cachopa, coração).
  • 1 Kg de açúcar mascavo. Panela de barro de uso exclusivo para xarope.

Modo de fazer

Primeiramente, picar a flor da bananeira como se pica repolho. Em eguida, colocar na panela de barro em camadas, alternando o açúcar. Dessa forma, começar com uma camada de açúcar, outra da flor da bananeira picada, indo alternadamente até o fim.

A última camada de cima é açúcar. Deixar de repouso por 48horas. Se tiver sol, colocar em frasco de vidro e guardar na porta da geladeira, na última repartição.


Modo de tomar

Adulto 1 colher de sopa duas vezes ao dia. De manhã em jejum e a noite antes de dormir. Crianças de 8 anos para cima, uma colher de sobremesa e crianças com menos de 8 anos, 1 colher de chá 2 vezes ao dia.

Receita da Paroquia Imaculado Coração de Maria, Santa Catarina

Entretanto, estudos realizados em Londres, apontaram que as substâncias encontradas dentro do umbigo da bananeira, podem prevenir o aparecimento de tumores. Isso porque, se refere ao aparato feminino.

E de fato, nos países asiáticos, bem como, na Europa, muitas mulheres recorrem a essa flor para ter uma melhor condição de saúde.

A saber, a flor da bananeira aumenta a progesterona, que ajuda a reduzir o sangramento excessivo durante a menstruação. Contudo, esse mesmo efeito, é positivo para a saúde do útero.

Ademais, como a flor é rica em fibras e nutrientes, ela vai resultar na perda de peso, acalmando o estômago também. Todavia, para a perda de peso, as flores de banana podem ser adicionadas às saladas e sopas normalmente inclusas na sua dieta normalmente.

Receita remédio natural

Ingredientes

  • 1 coração de bananeira bem lavado
  • 4 fatias de abacaxi em rodelas finas
  • 3 beterrabas descascadas e picadas
  • 1 xícara (chá) de mel puro
  • 4 colheres (sopa) de açúcar mascavo

Modo de preparo

Primeiramente, coloque numa vasilha as fatias de abacaxi, a beterraba picada, o coração da banana e o açúcar mascavo. Em seguida, coloque uma peneira sobre a vasilha e despeje o mel.

Posteriormente, deixe escorrer e descansar por 12 horas. Pegue o melado que se formou e ferva em fogo médio, durante 20 minutos. Ademais, espere esfriar e coloque-o no recipiente de vidro para levar à geladeira.


Enfim, tome uma colher (sopa) a cada oito horas durante os períodos de crise.

Receita prato leve para ajudar na dieta

Aprenda a fazer um delicioso prato com a flor da banana:

Ingredientes

  • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • 2 colheres (sopa) de semente de mostarda
  • 1 colher (sopa) de cebola (picada)
  • 1 colher (sopa) de pimentão (picado)
  • Sal a gosto
  • 1 pitada de curry
  • Coentro (picado)
  • 1 pitada de açafrão-da-terra (cúrcuma) em pó

Modo de preparo

Primeiramente, coloque o azeite numa panela e acrescente as sementes de mostarda. Feito isso, espere que ela esquente para, em seguida, colocar a cebola e o pimentão, que devem ser fritos.

Por fim, coloque a flor da banana na mistura. Enfim, para dar um sabor especial, acrescente um pouco de sal, curry, coentro e açafrão. Já dá para imaginar a delícia, não é?

Posteriormente, acrescente um pouco de água e tampe a panela e deixe passar alguns minutos.

Ademais, espero que tenham gostado das dicas, voltem sempre!

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.



Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!