Vinagre de Maçã orgânico, feito em casa e receita saudável


Podemos utilizar o vinagre de maçã orgânico na alimentação, na limpeza da casa, e nos cuidados com a pele e cabelos. Para fazer seu próprio vinagre você não precisa nem utilizar as frutas inteiras. Aqui vai uma receita simples e fácil para confecção do seu vinagre orgânico caseiro

Para fazer o vinagre de maçã orgânico, voce vai precisar dos seguintes ingredientes abaixo.

  • Cascas e miolos de seis maçãs grandes.
  • 1 colher de sopa de açúcar refinado
  • 2 litros de água sem cloro

O cloro presente na água mata as bactérias que fazem a fermentação necessária para fazer o vinagre de maçã orgânico. Por isso, é importante que você pegue a água e deixe em um recipiente aberto durante 24 horas para que o cloro evapore.

O processo para fazer demora uma semana, veja como proceder

  • Primeiramente, misture os pedaços das maçãs com a água e o açúcar em um recipiente grande de vidro com a boca larga. Não use tampa, apenas cubra o recipiente com um pano de prato fino ou uma fralda. Se você optar por tampar o recipiente, abra-o ao longo do dia por diversas vezes.
  • Ao longo dos próximos dias agite sempre a mistura, várias vezes ao dia. Outrossim, este movimento areja o fermento causado pelas bactérias e estimula a atividade microbiana. Ademais, previne o aparecimento de mofos. Depois de alguns dias, a mistura deve começar a borbulhar.
  • Assim que o fermento começar a borbulhar, o ideal é que o líquido seja movimentado apenas uma vez ao dia. Outrossim, o tempo desta fermentação pode variar. Após uma semana o vinagre já deve estar pronto, espere para coá-lo quando parar de borbulhar.
  • Por fim, coloque o vinagre em uma garrafa com tampa, mas fique atento, pois ele ainda pode estar borbulhando e gerando pressão. Nesse caso, para que a garrafa não estoure, precisamos retirar toda a pressão.

Podemos consumir o vinagre caseiro por meses sem perder a validade, basta guardar na geladeira.

Beneficios do vinagre de maçã orgânico

O vinagre de maçã possui antioxidantes, vitaminas, potássio e betacaroteno, ajuda no processo de emagrecimento quando tomado antes da refeição. Portanto, dilua duas colheres de vinagre em meio copo de água. Podemos utilizar também como temperos de salada.


Ele também tonifica a pele. Para isso, basta aplicar a solução de meia xícara de vinagre somado a meia xícara de água filtrada e aplicar sobre a pele com uso de algodão. Deixe na pele por 10 minutos, e depois lave a região, esse processo pode ser feito 3 vezes na semana.

vinagre de maça

Bem como, a mesma solução podemos aplicar no couro cabeludo durante o banho após o uso de seu shampoo, lave o cabelo com água morna, isso combaterá o aparecimento de caspa e dará aspecto macio e sedoso aos fios.

E mais…

Podemos também usar o vinagre para eliminar odor dos pés. Portanto, basta colocar uma xícara de vinagre com outras cinco xícaras de água morna em uma bacia. Em seguida, deixar os pés dentro por no mínimo 15 minutos. Posteriormente, após esse processo lave os pés com sabonete antibacteriano.  Por fim, repita o processo todos os dias da semana, apenas uma vez ao dia até que o cheiro desagradável eliminado.

Está gripado? Com dor de garganta? Você pode gargarejar ¼ de xícara de vinagre de maçã e completar o restante da xícara com água morna. Isso porque, aliviará a sensação de incomodo na garganta.

Na época do verão é comum termos queimaduras de sol. A saber, o vinagre de maçã é um excelente aliado usado na medida de duas colheres de sopa para duas colheres de sopa de água, e aplicado sobre a queimadura com o auxílio de um cotonete.


Enfim, agora que você já sabe todos os benefícios do vinagre de maçã orgânico e como fazer o seu, basta aproveitar todos os benefícios desse produto em casa.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook


Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!