Amônia: 5 usos incríveis na limpeza de casa que você nem vai acreditar

como usar amônia na limpeza
Compartilhe esse post:
Compartilhar em facebook
Compartilhar em twitter
Compartilhar em pinterest
Compartilhar em whatsapp

A saber, a amônia se trata de um incrível desengordurante e higienizador, ela limpa tudo com muito mais facilidade. Bem como, ela tem o poder de mudar completamente o aspecto de uma casa. Se usada com os devidos cuidados, ela pode transformar a rotina de uma casa e deixar tudo, literalmente brilhando. Basta saber usar, respeitar o protocolo de segurança e sem dúvida, adotá-la na limpeza diária da casa.

Caso você ainda não saiba, a amônia se trata de um produto químico conhecido também como amoníaco. Ela serve para a limpeza geral de uma casa, e comumente é utilizada na limpeza industrial, principalmente de restaurantes. Na Europa, por exemplo, não pode faltar nas casas, pois ela é o único produto utilizado para limpar pisos. Isso porque, tem o poder de higienizar, ainda mais em casas onde tem crianças pequenas que estão engatinhando ou que brincam no chão. Entretanto, além da função de limpeza, ela também serve como descolorante de pelos e cabelos.

Hoje em dia, muitos produtos de limpeza já levam um percentual de amônia na sua composição. Principalmente aqueles dedicados a desengordurar pisos e superfícies na cozinha. Entretanto, o percentual utilizado nesses produtos, é bem baixo, ou seja, melhor usar ela pura, apenas dissolvida na água, que além de ser muito econômico, deixa tudo brilhando. A saber, no artigo de hoje, você vai aprender cinco usos desse produto, e todos eles foram testados e, portanto, é um sucesso!

Usos da amônia

Antes de entrarmos onde e como usar a amônia, você precisa saber que ela é um produto químico, com cheiro forte, é toxica e perigosa. Não pode ser ingerida, não pode ser mistura com cloro ou água sanitária, pois criará uma reação química. Portanto, quando usar, tome as devidas medidas de segurança. Se na sua casa tem crianças ou animais, deixar o produto sempre no alto. Misturar somente na água e respeitar as quantidades indicadas logo abaixo. Se você é sensível ao cheiro, use máscara, afinal a máscara faz parte da nossa vida com esse corona vírus por ai.

Leia também >> Extermine germes e bactérias usando a mistura mágica na limpeza


Leia também >> Água sanitária e açúcar, uma mistura que deu certo na limpeza

A amônia pode ser misturada na água, com detergente de cozinha, sabão líquido e basta. O ideal é utilizar sempre com água e detergente de cozinha, essa mistura serve para limpar praticamente quase tudo dentro de uma casa. Acompanhe com atenção, logo abaixo os usos que vão te ensinar e as misturas que você pode realizar para limpezas mais pesadas, onde está encardido e precisa de um produto mais potente. Vem com a gente e continue ligado nas dicas.

Limpeza de pisos com amônia

Para lavar pisos e remover manchas obstinadas, gordura, sujeira encrostadas, use amônia fazendo a seguinte mistura: em um balde coloque 1 litro de água temperatura ambiente, 250 ml de detergente de cozinha, 100 ml de amônia, 80 ml de água oxigenada (40 volumes), 100 ml de acetona. Misture tudo e está pronto para ser aplicado sobre o piso encardido. Essa mistura é para limpeza pesada, ou seja, quando o piso se encontra muito sujo. Entretanto, para a limpeza diária, é suficiente água, amônia e 30ml de detergente de cozinha, misture tudo e limpe o piso.

amônia na limpeza da casa

Limpeza de janelas/vidros e superfícies de vidro

Você quer que suas janelas permaneçam mais tempo limpos e sem aquelas manchinhas de água da chuva? Limpe com água e amônia, fica brilhando e a amônia cria uma camada que impermeabiliza o vidro, fazendo com que a água da chuva bata no vidro e escorra, prevenindo assim, a formação daquelas manchinhas horríveis. Para cada litro de água, adicione 100 ml de amônia, misture tudo, coloque em um borrifador e limpe seus vidros e superfícies como de costume, não tem segredo. A saber, a amônia remove qualquer tipo de sujeira e mancha dos vidros e deixa tudo brilhando.

Grandes do fogão

As grandes do fogão é uma parte bem difícil e chata de limpar, não é mesmo? Com o tempo, elas vão criando uma espécie de crosta de gordura, mesmo que você lave com certa frequência, é bem comum, elas criarem essa crosta. Para limpar, use amônia e toda a sujeira vai desaparecer como passe de mágica. Portanto, faça o seguinte, pegue um saco plástico, coloque as grandes dentro, e coloque 100 ml de amônia dentro do saco. Feche bem e deixar repousar toda a noite, no dia seguinte basta lavar como de costume, sai tudo!


Azulejos da cozinha e do banheiro

A limpeza dos azulejos é bem chata, pois como sabemos, não é fácil mantê-los limpos. Principalmente aqueles perto do fogão e os que estão dentro do box do banheiro. Com o uso de sabonete, shampoo, e a própria sujeira oleosa do corpo, os azulejos ficam todos engordurados e embaçados. Isso vale também para aqueles da cozinha, que também estão expostos a gordura de frituras. Para limpá-los com facilidade, use amônia!

Para efetuar a limpeza use 1 litro de detergente, 50 ml de amônia e 20 ml de álcool. Misture os três ingredientes bem, e posteriormente, aplique nos azulejos que precisam ser lavados. Importante deixar agir o produto, portanto, espere uns 20 minutos e em seguida, esfregue e lave como de costume, ficam limpinhos, dá gosto, vale a pena testar.

Mesas e cadeiras de plástico

A amônia é excelente para limpar materiais plásticos, principalmente aquelas mesas e cadeiras que ficam expostas no jardim, na área da churrasqueira, recomendo! O plástico fica encardido com muita facilidade, principalmente as mesas e cadeiras brancas, mas usando a amônia, é possível deixá-los novos como antes. Para retirar a sujeira que está agarrada, use: meia colher (sopa) de bicarbonato de sódio, 50 ml de amônia e 50 ml de detergente. Aplique no plástico e esfregue. Se achar necessário, deixe de molho. Após esfregar, a produto de plástico ficará novinho novamente, vale apena o esforço.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!