O despertar noturno de uma criança deve ser considerado absolutamente normal, podendo durar até cinco anos de idade. Em particular, entre o 8º mês e os três anos, o pequeno desenvolve a chamada ansiedade de separação. O instinto natural do pequeno busca a proximidade da mãe, mesmo à noite. Portanto, neste período, a resposta “sensível” da mãe ao choro do bebê ajuda a criar confiança em ambos. E esta é a base para desenvolver um senso de segurança interior e apego seguro.
Algumas pesquisas têm mostrado que as crianças que param chamar porque os pais não vêm (como previsto por exemplo pelo método de Estivill) não estabelecem de fato uma boa regulação do sono. Mas “desenvolvem uma resignação impregnada de sofrimento que constitui um desvio do caminho normal . estabelecido pela natureza “.
“Receber o filho na cama durante o período de ansiedade da separação não é uma prática ruim. Mais cedo ou mais tarde, as crianças aprendem a dormir sozinhas.” Na maioria dos casos, os distúrbios do sono que ocorrem nesta fase são limitados no tempo. Quase todos os bebês voltam a dormir pacificamente no terceiro ou quinto ano. Em particular, entre o 8º mês e os três anos, o pequeno desenvolve a chamada ansiedade de separação. O instinto natural da criança busca a proximidade da mãe, mesmo à noite. Portanto, neste período, a resposta “sensível” da mãe ao choro do bebê ajuda a criar confiança na mãe. E esta é a base para desenvolver um senso de segurança interior e apego seguro.
6 Durante o dia, deixe a criança livre
Como já vimos, a tranquilidade da noite depende muito de como a criança passa suas horas de vigília. Por exemplo, uma criança que passa o dia todo presa em um bouncer ou em uma cadeira alta ou em um ovo não tem a oportunidade de desenvolver suas experiências motoras. Um bebê durante o dia deve ser deixado em uma superfície bastante grande para que ele possa aprender a mover-se sozinho ou a engatinhar. Enquanto objetos restritivos bloqueiam seu desenvolvimento. São meios confortáveis para o adulto, mas não respondem à evolução motora natural da criança. Uma criança forçada durante o dia por esses meios inadequados fica estressada e seu mal-estar resulta facilmente em um sono agitado de noite.