8 Tratamentos naturais para tratar e eliminar a dor ciática


A saber, o nervo ciático é um dos maiores nervos do corpo. Começa na parte inferior da coluna e segue pelas nádegas e desce pelo membro inferior até o pé. Este nervo fornece movimento, sensação e força nas pernas. Mas quando ele esta inflamado, causa muita dor ciática.

Cerca de 40% da população mundial sofre ou sofrera de dor ciática em algum momento de suas vidas. A dor ciática, é uma condição que pode causar dor, dormência, formigamento e fraqueza nos membros inferiores, mas costuma ser confundida com dor lombar ou até cãibras nas pernas. Bem como, começa como uma pressão ou beliscão no nervo e continua como uma dor nas costas até as pernas.

Outrossim, você pode sentir uma dor e uma dormência leve ou uma sensação aguda, de queimação e extremamente dolorosa que afeta um lado do corpo. A dor e o desconforto podem fazer com que as pessoas fiquem na cama. Bem como, a maioria delas costuma tomar ibuprofeno ou algum outro medicamento de venda livre para aliviar as fortes provocadas pelo nervo ciático.

Neste artigo, apresentaremos oito maneiras naturais de tratar a inflamação e aliviar a dor. Bem como, viver um pouco melhor com o desconforto da dor ciática. Portanto, continue lendo e fique por dentro.

1. Ajustes de Quiropraxia

Estudos baseados em ajustes de Quiropraxia mostraram diferentes níveis de eficácia no tratamento da dor ciática. Bem como, muitos pacientes experimentaram um alívio significativo. A manipulação da coluna pode restaurar a mobilidade, melhorar a função, reduzir a inflamação, diminuir a dor e promover a cura natural.


2. Acupuntura

Este tratamento alternativo envolve a inserção de agulhas finas como o cabelo em certos pontos do corpo. A saber, a acupuntura aumenta o fluxo de energia e contribui para o funcionamento adequado dos nervos. Outrossim, você deve sentir alívio após a primeira sessão de acupuntura. Boa parte das pessoas consegue tratar e resolver o problema com algumas sessões.

3. Pacotes de gelo

Pacotes de gelo, ou um pacote simples de ervilhas congeladas enroladas em uma toalha, podem fazer maravilhas no alívio da dor ciática. Portanto, aplique os pacotes diretamente na área afetada por 20 minutos, a cada duas horas, até que a dor desapareça completamente.

dor ciática tratamento

4. Temperaturas alternativas

Compressas de gelo são uma forma comprovada de obter alívio instantâneo, mas o nervo ciático está localizado bem no fundo do corpo. Portanto, as compressas não podem ir mais fundo onde a inflamação está localizada. Aplique uma compressa quente, logo após a compressa de gelo – ou melhor ainda, tome um banho quente.

Alternando as temperaturas, você pode aumentar a circulação e o fluxo linfático. Isso reduzirá a inflamação mais profunda e ajudará no processo de cura. Para resultados ainda melhores, adicione alguns sais de Epson ou ervas anti-inflamatórias ou ainda, óleos essenciais ao seu banho.

5. Alongamentos leves (ioga)

Quando você luta com a dor ciática, mover-se é provavelmente a última coisa que vem à mente. Mas é importante estar ativo, porque senão a dor pode durar mais tempo. Muitas pessoas confirmaram que alongamentos suaves para as costas ou ioga realmente melhoram o processo de cura. Esses exercícios estimulam o fluxo sanguíneo, fortalecem os músculos das costas e melhoram sua mobilidade.


6. Massagem

Massagens mais profundas ou terapias de ponto-gatilho têm mostrado grande sucesso no tratamento de espasmos musculares. bem como, no tratamento de dor e dormência nas pernas e dedos dos pés. Outrossim, óleos com infusão de ervas e óleos essenciais também darão bons resultados.

7. Ervas e óleos

A natureza fornece muitas ervas que têm efeitos benéficos e muitas delas podem ajudar a aliviar a dor e reduzir a inflamação. Outrossim, podem ser encontrados em cápsulas, pomadas, linimentos e óleos infundidos. Bem como, podemos fazer chá com ervas frescas ou secas, ou usar elixires, tinturas e óleos essenciais para aliviar a dor.

Entretanto, certifique-se de consultar o seu médico ou um fitoterapeuta profissional antes de usar esse recurso das ervas. Isso porque, algumas ervas podem interferir nos medicamentos que você esta usando.

8. Dormir bem – repouso

Por último, mas não menos importante, tente dormir o suficiente. Ao fazer isso, seus nervos e seu corpo terão tempo para relaxar, se curar e se equilibrar. Sono e descanso extras ajudarão a reconstruir e fortalecer seus nervos.


Mesmo que esses remédios complementares e alternativos não sejam confirmados por evidências científicas, muitas pessoas experimentaram melhorias significativas. Bem como, conseguiram controlar a dor, os espasmos, a dormência e as cólicas.

Se os sintomas e a dor duram mais do que algumas semanas, consulte um médico. Isso porque, existe a possibilidade de você ter uma vértebra deslocada ou alguma outra condição que esteja causando pressão ou beliscando seus nervos. Se necessário, a cirurgia é sempre uma opção.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.


Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!