Logo Emagrecer com vida e saude
Search
Close this search box.

Alimentos proibidos: quem tem úlcera no estômago não pode comê-los

úlcera no estômago
Compartilhe esse post:

Se não queremos agravar a úlcera estomacal, devemos adaptar nossa dieta e incluir alimentos que não irritem a mucosa. Além de evitar todos aqueles que podem causar azia. Contudo, quando trata-se de úlcera no estômago, é necessário atenção, pois nem tudo podemos comer. A saber, a úlcera estomacal é uma lesão que afeta o revestimento do estômago. Bem como, caracterizada por dor na parte superior do abdome. Muitos indicam que sentem uma espécie de queimação ou “fogo” na boca do estômago. Isso ocorre aproximadamente 2 horas depois de comer ou durante a noite.

Leia também >> Estomago alto e barriga inchada, o que fazer?

Leia também >> 5 sinais de câncer no estômago

Se você tem esse problema, deve seguir uma dieta balanceada e evitar certos alimentos. Desta forma, você pode controlar os sintomas e prevenir problemas mais no futuro. Como por exemplo, uma gastrite nervosa, um câncer de estômago ou outros.Como f alamos sempre no nosso portal, o que pomos na boca, define nosso futuro. Isso é tão real. Bem como, a boca é na maioria das vezes a porta para doenças. Isso porque, comendo de tudo, sem nenhum controle, perdemos a qualidade de vida e principalmente: deixamos de ser saudáveis.

Como reduzir os sintomas de úlcera estomacal

Quando temos uma ferida ou irritação na mucosa do estômago sentimos dores forte no estomago e evitamos comer ou beber. Todavia, logo abaixo, temos algumas diretrizes, dicas e conselhos que podem ajudar a reduzir ou prevenir os sintomas.

Faça uma dieta leve

É aconselhável optar por métodos de cozimento que não torrem e nem deixem os alimentos crocantes. Por exemplo, recomendamos que você cozinhe no vapor. Você também pode consumir os alimentos em cremes, sopas, sem temperos, na boa parte “sem graças”. O termo sem graça se usa aos alimentos totalmente ao natural, sem sal, sem temperos adicionais, apenas cozidos no vapor ou no líquido.  Por fim, em qualquer caso, a textura deve ser macia e suculenta.Coma a cada 4 horas

A saber, quando se trata de úlcera estomacal, muitas vezes não temos vontade de comer. Todavia, recomenda-se, pelo menos, comer uma fruta ou um lanche a cada 4 horas. Bem como, seria bom se você consumisse algo antes de dormir. Enfim, o estômago não deve passar horas a fio vazio. Outrossim, os consumos diários recomendados são café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche, jantar e “depois do jantar”. Destes, no máximo 3 devem estar completos. O resto é só um sanduíche ou uma fruta.

Escolhendo alimentos protetores do estômago

Existem alguns alimentos que têm propriedades para aliviar a dor causada por uma úlcera estomacal. Vários têm efeitos anti-inflamatórios e cicatrizantes e são ricos em vitamina E. Esse nutriente tem se mostrado benéfico na melhoria do controle da doença.

Recomendamos o seguinte:

  • Batata
  • Banana
  • Batata doce
  • Azeite de oliva
  • Peras com canela
  • Compota de Maçã
  • Beber muita água

A água é vital para o corpo por vários motivos. Por isso, o indicado é dois litros por dia. No caso de você sofrer de úlceras, ele atuará como um amaciante ou relaxante do estômago. Outrossim, você também pode consumir sucos naturais de maçã ou pera (nunca cítricos) ou chás de ervas. Não beba refrigerante, café ou álcool. Eles são proibidos para quem tem úlcera. Bem como, evite alimentos que são difíceis de digerir, principalmente aqueles industrializados, frituras, guloseimas cheias de corantes.

úlcera estomacal

Além do método de cozimento, muito importante para quem sofre de úlceras, deve-se ter um cuidado especial com alguns alimentos. Quando não são digeridos facilmente, podem causar mais dor ou desconforto. Referimo-nos, por exemplo, a salsichas, batatas fritas ou carnes vermelhas, salgadinhos fritos.  Evite-os em sua dieta e sua qualidade de vida irá melhorar e muito.

Pare com os hábitos pouco saudáveis

A comida não é a única que causa problemas estomacais. Também os hábitos diários podem influenciar. Por exemplo, o estresse está relacionado a um aumento de úlceras e azia. Aconselhamos a levar uma vida mais relaxada para reduzir os episódios das dores e queimações. Por outro lado, se você fuma ou bebe álcool, está piorando a situação. Esqueça os cigarros e reduza ao máximo a ingestão de bebidas alcoólicas se quiser parar de sofrer os sintomas que tanto o afligem. A ingestão regular de álcool tem se mostrado um dos principais promotores dessa patologia.

Que alimentos devo evitar se tiver úlcera estomacal?

Além de mudanças em sua dieta ou hábitos, existem certos alimentos e bebidas que podem causar maiores danos ao revestimento do estômago. Como contém substâncias irritantes ou é muito ácido, recomendamos evitar os alimentos abaixo.

Lacticínios são proibidos para quem tem úlcera

Algumas pessoas fazem bem em beber um copo de leite morno antes de dormir. Entretanto, para outros pacientes com úlcera estomacal, essa bebida se transforma em um pesadelo.

Qualquer produto lácteo industrializado altera o pH do estômago e, portanto, aumenta os sintomas da úlcera estomacal. Evite consumir:

  • Leite
  • Queijo
  • Manteiga
  • Cerveja

Qualquer tipo de cerveja (especialmente se for caseira ou artesanal) causa azia. Isso pode aumentar a dor típica de uma úlcera. O fermento utilizado para o seu preparo não é recomendado neste tipo de doença. Portanto, evite essa bebida e opte por sucos naturais.

Álcool

Além da cerveja, qualquer bebida alcoólica faz mal ao estômago. Principalmente aqueles que são de alta graduação. Bem como, tente não beber, uísque, tequila, conhaque, vodca e citrino. É verdade que as frutas cítricas são benéficas para a nossa saúde. Entretanto, em pessoas com úlceras, eles podem aumentar a dor e os sintomas. Quando consumimos sucos ou frutas inteiras, a acidez no corpo aumenta. Portanto, tente não comer:

  • Laranjas
  • Limões
  • Limes
  • toranjas
  • Carnes vermelhas
  • Churrascos são um dos piores

Os churrascos são um dos piores inimigos de quem tem úlcera. A carne bovina, por exemplo, é muito difícil de digerir. Portanto, a acidez do estômago aumenta, assim como a dor ou os sintomas. Por sua vez, a carne de porco (embora seja mais leve que a bovina) pode conter gorduras que não fazem bem à saúde e agravam o quadro. Portanto, é melhor comê-los no máximo uma vez por semana e em pequenas quantidades.

Farinhas Refinadas

Se você come muitas massas, pães ou pizzas, pode ter que mudar sua dieta. Estes prejudicam vários órgãos do corpo, incluindo o estômago. Quando a farinha branca é transformada em alimentos processados, ela contém muito açúcar. Este composto tende a fermentar no estômago e causar estragos em sua saúde.

Salsichas

Como já discutimos, a carne não é benéfica para quem sofre de úlceras. Mas também há mais razões para evitar esses alimentos em nossa dieta. No caso de embutidos ou frios, deve-se levar em consideração que eles contêm uma boa dose de produtos químicos e conservantes. Isso causa azia e aumenta a dor da úlcera estomacal.

Picante

Por último, devemos estar atentos a pratos que contenham muitos condimentos, especiarias ou pimentos (por exemplo, mexicano, indiano ou asiático). Isso pode piorar o quadro quando temos úlceras.

Melhore sua dieta para evitar uma úlcera

Com uma mudança na dieta você pode prevenir o desenvolvimento de úlceras, bem como melhorar o manejo da patologia uma vez que já tenham surgido. Siga os conselhos que demos a você e você notará a melhora em poucos dias.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.