5 frases que os pais não devem usar com os filhos – alertam psicólogos

Pais e filhos educação
Compartilhe esse post:
Compartilhar em facebook
Compartilhar em twitter
Compartilhar em pinterest
Compartilhar em whatsapp

Quando uma criança nasce, seu único referencial são seus pais. Ao longo do seu desenvolvimento, seus pais são o espelho, a bussola, o referimento que eles seguiram. São também os pais que transmitem a segurança e a coragem para seus filhos. Portanto, sim, os pais são fundamentais na vida de um filho.

Todavia, os pais não possuem um manual de educação e, portanto, eles vão errar muito, principalmente com o primeiro filho. Quando nascer o segundo, eles terão mais bagagem e provavelmente não cometerão os mesmos erros de antes e se acontecer de ter um terceiro filho, a história será completamente diferente.

Entretanto, ainda que os pais cometam erros, há coisas simples que eles precisam evitar e para essas coisas não serve um manual. Bem como, como pai e como mãe, sabendo que essas duas figuras serão para sempre o referencial dessas crianças, eu não posso por exemplo, sair falando tudo que me vem à mente.

Outrossim, não podemos tratar os filhos como meras mercadorias, porque eles são de carne e osso e absorvem tudo o que damos a ele. Ademais, relembrando, os pais são a bussola, se uma bussola der defeito ao longo do percurso a ser percorrido, provavelmente, no meio da viagem, ambos vão naufragar.

Infelizmente, em tempos tão difíceis onde os valores estão completamente invertidos, o que mais vemos é pais e filhos naufragarem. Não pretendemos aqui julgar ou qualificar nenhuma situação, mas, ajudar com dicas e conselhos simples que podem evitar e prevenir qualquer naufrágio.


Portanto, convido os leitores a dedicarem 3 minutos de leitura e evitarem algumas frases que podem definir o sucesso ou o naufrágio do seu percurso educacional. Vejam, não é um manual de educação, mas sim, conselhos simples e básicos, que lendo talvez, podem até não parecer úteis, mas fazem a diferença.

pais e filhos

A força das palavras

Como já citado anteriormente, os filhos absorvem tudo o que os pais dizem e fazem. Portanto, eu preciso usar minha boca com frases positivas, que estimulem, que transmitam segurança, que passem coragem aos nossos filhos. Não posso por exemplo, afirmar você não consegue, você é um fracasso, você é uma desilusão.

Que peso possuem as palavras! Principalmente na vida de uma criança em pleno desenvolvimento. Por isso, convido todos que estão lendo, a refletirem sobre 5 frases que jamais devem ser ditas a um filho.

Primeira frase

Pare de chorar agora! – Engula esse choro!

Cuidado, você está reprimindo as emoções do seu filho e está ensinando ele que quem chora é fraco, impotente, incapaz. Toda criança tem direito de manifestar suas emoções, e se naquele momento ela quer e deseja chorar, deixe-a fazer.


Não imponha a ela que seja forte, que forte não chora, pelo contrário, converse com ela e diga. Tudo bem, meu filho, chore, limpe sua alma, põe para fora e depois conversamos. Quando seu filho estiver calmo, converse com ele e explique onde ele errou e porque errou e que ele não deve mais cometer esse erro.

Outro detalhe importante, procure estar sempre no mesmo nível que seu filho, pois isso transmite segurança. Ao conversar com ele, escolha o sofá assim, os dois sentados no mesmo nível, se for conversar em pé, então ajoelhe-se e se coloque no mesmo nível com a criança. Isso transmite maturidade e segurança as crianças.

Segunda frase

Você é um inútil

Provavelmente essa é a pior de todas as frases para se dizer para um filho, é como assinar um atestado de fracasso. Dos pais os filhos esperam aprovação, apoio, segurança, como pode um pai ou uma mãe dizer que o filho é inútil? Falando assim com seu filho, você está mostrando para ele que ele não é capaz de nada.

Em vez disso, experimente dizer, calma, você consegue. Você pode tentar de novo e fazer melhor, ninguém é perfeito, talvez hoje não é seu dia, mas amanhã você pode fazer melhor do que fez hoje. Veja a diferença nas frases e a conotação delas. Estou transmitindo segurança para meu filho e ensinando ele, que ele consegue, basta tentar outras vezes.

Leia também >> Filhos birrentos, como lidar com eles?

Leia também >> Aprenda a ouvir seus filhos e salve a vida deles

Terceira frase

Não seja covarde, medroso!

Veja o medo faz parte do processo de evolução, não é errado sentir medo, ou ficar assustado. Mas ao afirmar essa frase eu estou definindo que meu filho é um covarde total e que ele não vai conseguir nada. Então, a acriança internaliza essa frase, se bloca e tudo que provoca medo, que é novo, que é desafio, ela se assusta e fica estagnada.

Ao invés disso, ensine seu filho, que o medo faz parte, que somos humanos e não sabemos tudo, mas estamos aqui para aprendermos. Que você também passou por isso. Transmita segurança ao seu filho e demonstre para ele, que você esta ali para ajudá-lo. Que não é covardia sentir medo e recuar.

Diga ao seu filho: “Não há problema em ficar com medo, amigo. Todos nós temos medo às vezes. Mas sei que existe uma coragem dentro de você que o ajudará a fazer a coisa certa, mesmo que esteja com medo. Você é meu pequeno herói!”


Quarta frase

Estou desapontado com você!

Essa é uma frase proibida, acredite. Quando dizemos ela aos nossos filhos, fazemos com que eles se sintam muito mal, eles já estão desapontados e frustrados por algo que não conseguiram, daí vem os pais e reforçam esse sentimento. Todos vamos nos decepcionar, faz parte da vida e é assim que temos que educar nossos filhos.

Isso porque, lá na frente eles vão se tornar adultos seguros de si mesmo, com amente aberta, corajosos e dispostos a enfrentar os problemas. Mas reforçar sua desilusão e despejar sobre a criança, não vai ajudar, ao contrário, vai deixar mais decepcionada ainda. Lembremos que os pais são os heróis de um filho, e nenhum herói pode decepcionar, então?


Quinta e última frase

Você não é capaz!

Quando afirmo isso para meus filhos, estou delimitando a capacidade deles e afirmando que eles não conseguem ou não são portados a determinados contexto. Acredite: não é legal dizer que um filho não é capaz. Na verdade, todos somos capazes, vai tão somente depender do contexto e de quem esta por trás nos apoiando.

Quando usamos essa frase, estamos programando o cérebro de nossos filhos afirmando que eles não servem para nada. Bem como, não capazes de nada, não possuem futuro. Outrossim, não irão para frente, que os projetos e sonhos deles, serão todos frustrados!

Em vez disso, diga ao seu filho: “Você é o suficiente para ser ou fazer o que ama. Mas às vezes todos nós precisamos treinar ou praticar algo antes, a fim de crescer e desenvolver.”

Filhos são herança dos Senhor, isso independente da religião de seus pais, por isso, ame-os, eduque-os com amor, não precisa de um manual, basta dar amor e vigiar no que vai falar.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!