Aftas: fique por dentro dos 10 remédios mais eficazes para tratá-las

Aftas tratamento natural
Compartilhe esse post:

As aftas são desagradáveis ​​e muito irritantes e podem ser um sinal de que algo esta errado no seu organismo. Além de provocarem intensa dor na boca, ardência e grande desconforto, as aftas indicam que existem outros problemas de fundo e que precisamos identificar e tratar. Por exemplo, quando a imunidade esta baixa, é bem comum aparecerem aftas na boca. Bem como, quando comemos frutas acidas. Elas são pequenas, mas muito irritantes. Outrossim, as aftas aparecem frequentemente na boca tornando difícil a mastigação, impedindo beijos e até mesmo falar.

A saber, elas são pequenas úlceras na membrana mucosa. Bem como, frequentemente aparecem na boca e que inicialmente aparecem como pontos esbranquiçados. Posteriormente, evoluem para formar lesões dolorosas. Quando em contato com a própria saliva, ardem e provocam muita dor.

Leia também >> câncer de boca, sintomas e tratamentos

Leia também >> Aprenda como manter a boca limpa e livre de tártaro

Causas das Aftas

As causas das aftas não são totalmente desconhecidas e acredita-se que vários fatores estejam por trás do aparecimento delas. Entre estes, por exemplo, encontramos desequilíbrios hormonais e deficiências nutricionais. Bem como, em particular a deficiência de vitamina B12 e folato e de minerais como o zinco e o ferro.

Outras complicações podem acontecer por infecções por Helicobacter pylori, doenças inflamatórias crônicas do intestino e disfunções do sistema imunológico. As aftas orais, de fato, são incomuns em indivíduos celíacos ou que sofrem da doença de Crohn e tendem a aparecer em períodos de alto estresse. Entretanto, as aftas também podem afetar a mucosa oral após trauma ou contato com objetos sujos. Embora as aftas bucais tendam a regredir espontaneamente, o processo de cicatrização pode levar até duas semanas.

Se você sofre de aftas com frequência, recomendamos consultar um médico para um diagnóstico mais preciso e claro da situação do seu organismo. Bem como, para estabelecer se existe alguma doença ou condição fisiológica que as causou. Enfim, precisa tratar, e descobrir a origem desse problema. Os remédios para tratar as aftas envolvem primeiro encontrar a causa desencadeadora e posteriormente tratar. Todavia, existem remédios naturais eficazes para aliviar o sintoma. Portanto, te convido a descobrir os 10 remédios mais eficazes para tratar as aftas.

Aftas como tratar

10 remédios eficazes para tratar aftas

 1. Zinco, Ferro, Folato

Se as aftas aparecem como consequência de uma deficiência dietética de minerais e vitaminas. Portanto, melhorar a alimentação ou introduzir esses minerais em forma de suplemento, pode acelerar e tornar definitivo o processo de cicatrização dessas feridinhas.

2. Ervas imunoestimulantes

Se as aftas forem consequência de estresse ou uma deficiência nas defesas imunológicas, a suplementação com ervas imunoestimulantes como: ginseng, rhodiola, equinácea (em tintura mãe, para enxágues ou em gotas para tomar com um pouco d’água). Astrágalo ou reishi (na forma de extrato seco, para ser tomado em cápsulas). Por fim, cápsulas de alho.

 3. Calêndula

A calêndula tem propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes e pode ser utilizada para compressas a serem feitas diretamente nas aftas. Para aliviar a inflamação e, consequentemente, a dor. Da mesma forma, outras ervas com ação semelhante podem ser usadas, como camomila e malva.

 4. Probióticos

Se um problema intestinal desencadeia o aparecimento de aftas, pode ser muito útil recorrer a probióticos através da dieta ou na forma de suplementos. No que diz respeito à nutrição, iogurte, kefir, tempeh e outros alimentos fermentados são úteis nesse sentido.

 5. Óleo da árvore do chá (óleo de Melaleuca alternifolia)

Este óleo essencial com propriedades desinfetantes e antibacterianas também é excelente no caso de aftas. Podemos aplicar diluindo uma gota em uma colher de chá de óleo de coco. Ambos, são ingredientes naturais, com propriedades emolientes e retardantes.

6. Gel de aloe vera

Aloe vera também é um remédio natural eficaz para o tratamento de aftas, pois tem propriedades anti-inflamatórias e calmantes que ajudam a acelerar o processo de cicatrização. Se você tem plantas de aloe vera, pode pegar uma folha e aplicar o gel diretamente sobre as aftas. Repetindo 3-4 vezes ao dia. Como alternativa, você pode usar gel de aloe 100% puro para uso interno, diluindo uma colher de chá de gel em um copo de água para realizar os enxágues orais.

7. Própolis

Graças às suas propriedades antibacterianas e ao seu conteúdo em ceras, a própolis será eficaz no tratamento de aftas. Você vai precisar de própolis 100% natural, sem álcool, para aplicar diretamente na úlcera bucal, de manhã e à noite.

 8. Antioxidantes naturais

Consumir alimentos ricos em antioxidantes ou tomar suplementos que os contenham pode ajudar a aliviar a inflamação e acelerar o processo de cicatrização das aftas. Frutas e vegetais geralmente são ricos em moléculas antioxidantes: mirtilos, frutas vermelhas, cerejas, tomates, estes são apenas alguns exemplos.

 9. Vitamina C

A vitamina C, além de ter ação antioxidante, desempenha papéis fundamentais para a saúde da pele e das mucosas. Portanto, consumir alimentos ricos em vitamina C vai ajudar muito, tanto na prevenção como no tratamento da afta já aberta.

 10. Chá Preto

Graças ao conteúdo de tanino, que tem propriedades curativas, um saquinho de chá preto pode ser usado como remédio para aftas: basta preparar um chá e usar o sachê aplicando-o diretamente na úlcera.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.