Torta saudável e barata, feita de repolho, batata e cenoura, sem glúten

torta saudável nutriente
Compartilhe esse post:
Compartilhar em facebook
Compartilhar em twitter
Compartilhar em pinterest
Compartilhar em whatsapp

Hoje vamos aprender uma torta saudável a base de legumes maravilhosa, ela não tem massa, apenas legumes, fica pronta rapidamente. Os legumes são ralados e misturados aos ovos e depois vai ao forno para assar. Para quem cuida do corpo e se preocupa com a saúde, essa torta é muito recomendada. Pois além de nutriente, ela tem poucas calorias e pode ser consumida sem medo de engordar. Outrossim, vai bem a qualquer hora do dia, perfeita para carregar na marmita no almoço. Também podemos comê-la no jantar, por ser leve e não ter muitas calorias, ela é digerida rapidamente e você vai dormir leve.

Leia também >> Bolo de frigideira, macio e fofinho, sem farinha e fermento e sem glúten

Leia também >> Bolinhos de abóbora saudáveis, sem glutén, muito fácil de preparar

Outra qualidade dessa torta, é o custo, como vai apenas 3 legumes e 4 ovos, ela é bem econômica e rende de 10 a 12 porções. Portanto, uma receita dura para a marmita da semana. Se você está precisando perder uns quilos, essa dica é maravilhosa. Pois a receita é completa, ela tem carboidratos, proteínas animal e vegetal, ou seja, é um prato equilibrado e completo. Duas porções dela no almoço, vai te dará carga necessária para trabalhar e passar bem o dia. Até mesmo uma única porção, já supre os nutrientes necessário que o organismo precisa. Por fim, uma das vantagens, é que além do custo que é muito barato, a torta saudável, é rica em nutrientes, vitaminas e minerais, fica pronta em poucos minutos e é versátil.

Torta saudável de legumes

Ingredientes

  • 4 ovos batidos
  • 120 g de farinha de trigo (podemos substituir por aveia ou farinha de arroz)
  • Quatro colheres (sopa) de leite
  • 4 colheres (sopa) de azeite extravirgem
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 2 batatas cruas média raladas
  • 2 cenouras cruas média raladas
  • Um alho porró picadinho
  • 500g de repolho bem picadinho
  • 2 pimentas (médias) doces picadas
  • Salsinha a gosto picadinha
  • Pimenta do reino e sal a gosto
  • Chia a gosto ou gergelim
  • 100g de queijo muçarela ralado fresco
torta saudável

Preparo

Primeiramente, em um recipiente de vidro vamos ralar a batata e a cenoura no ralador médio. Em seguida, vamos picar o repolho bem picadinho. Em seguida, passamos para o alho porró e por fim, lavamos a salsinha e picamos. Tudo que foi lavado, picado, ralado, deve ser reservado para a segunda etapa do preparo da torta saudável. Enquanto isso, vamos pegar um novo recipiente de vido e primeiramente, depositar os ovos e com a ajuda da frusta, bater bem.


Posteriormente, vamos adicionar o azeite extravirgem, o leite e, continuar batendo bem para que todos os ingredientes líquidos estejam completamente incorporados. Em seguida, adicione a farinha, eu usei farinha de arroz, e o fermento e termine de misturar bem a massa. Observe que fica um creme bem lisinho, nem consistente e nem líquido, fica tipo um tempurá. Uma vez que o creme está pronto, é hora de despejar sobre todos os legumes picados.

Misture tudo bem, até que o creme esteja completamente incorporado juntamente com os legumes e em seguida, leve para uma assadeira forrada com papel manteiga. Na minha torta, eu uso sempre sementes de chia ou de gergelim, fica muito bom. Então, primeiramente, leve para assar por 20 minutos aproximadamente em forno temperatura de 200 graus.

Finalizando

Posteriormente, retire do forno, coloque o queijo ralado por cima da torta e no caso, antes de retornar para assar polvilho sementes, pode ser chia, linhaça, sésamo ou nigela. Nessa que estou fazendo hoje, usei 2 colheres de sopa de sésamo e 1 colher de sopa de nigela. As sementes além de serem muito saudáveis, elas deixam a torta crocante e levemente saborosa. Nessa segunda vez de forno, é necessário, uns 15 minutos para terminar de assar tudo e ficar totalmente gratinado e dourado por cima. Enfim, sua refeição completa está pronta para ser servida e degustada como você desejar, bom apetite.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!