Leia também >> Rosquinhas de bananas maduras, nunca mais joguei banana madura fora
Leia também >> Panquecas de banana, substitua o pão por deliciosas panquecas de manhã
A saber, essa citosina combate tumores de câncer. Logo, ainda que não seja muito agradável ao paladar consumir a banana no estágio avançado, é extremamente benéfica para o organismo. Outrossim, a banana madura nos ajuda a aumentar o número de leucócitos e a reforçar o sistema imunológico. Além disso, melhora a saúde cardiovascular e favorece a absorção de cálcio. Outrossim, é uma fruta deliciosa que deveria ser incluída, de forma mais frequente, em nossa dieta. O melhor momento de utilizá-la na culinária, é quando ela está madura. Portanto, em vez de descartar, use para fazer pães, bolos, tortas, doces em geral e inclusive essas torradas de banana com gergelim.
Gergelim
O gergelim também é um alimento rico em benefícios para a saúde humana. A saber, é rico em fibras o que facilita a digestão e melhora o bom funcionamento do intestino. Outrossim, ele é bom aliado contra o colesterol e o triglicerídeos. A saber, uma pesquisa evidencia que comer mais gordura poli-insaturada e monoinsaturada em relação à gordura saturada pode ajudar a diminuir o colesterol e reduzir o risco de doenças cardíacas. Além do mais, as sementes de gergelim contêm dois tipos de compostos vegetais – lignanas e fitosteróis – que também podem ter efeitos de redução do colesterol. Portanto, além de ajudar a combater o colesterol, o consumo da semente também previne doenças do coração, controla a pressão arterial, contribui positivamente na redução do açúcar no sangue.
Bem como, aumenta as defesas do sistema imunológico. Tudo isso é possível, porque as sementes de gergelim, são ricas em antioxidantes. Outrossim, o consumo delas pode aumentar a quantidade geral de atividade antioxidante no sangue. Enfim, as lignanas nas sementes de gergelim funcionam como antioxidantes, que ajudam a combater o estresse oxidativo – uma reação química que pode danificar as células e aumentar o risco de muitas doenças crônicas. Logo, se aumentar o consumo de gergelim, estou prevenindo doenças, cuidando da saúde, fortalecendo o sistema imunológico e como consequência, aumentando a qualidade de vida. Para quem sofre da tireoide, a saber, as sementes de gergelim são uma boa fonte de selênio e o selênio é fundamental para o bom funcionamento da glândula tireoide.
Torradas de banana com gergelim
Ingredientes
- 2 bananas bem maduras amassadinhas
- 2 xícaras de gergelim branco
- canela em pó – opcional
Preparo
Primeiramente, vamos descascar as bananas e amassar, se quiser pode passar no triturador, como as minhas estão bem maduras, vou fazer meu purê amassando bem de forma que elas fiquem completamente amassadas e sem pedaços. Em seguida, vou misturar o gergelim. Começo primeiramente adicionando apenas uma taça, misture bem para deixar bem incorporado. Posteriormente, adiciono a segunda xícara de gergelim e termino de agregar bem a massa. Não estou usando nenhum tipo de essência, mas estou usando um pouco de canela. A mistura da canela com gergelim e banana, faz muita diferença do sabor. Entretanto, você pode adicionar essência do seu gosto, canela, hortelã ou chocolate. Como eu vivo de olho na balança e a canela é termogênica, optei por ela.
A massa não dá para enrolar nas mãos, portanto com a ajuda de uma forma de alumínio para biscoito, de 8cm de diâmetro, moldo todos os biscoitos diretamente na assadeira forrada com papel manteiga. Eu encho a forminha, com a ajuda da colher comprimo e depois retiro a forminha redonda e vou repetindo esse procedimento, até terminar todas a massa. Em seguida, levo para assar em forno previamente pré-aquecido a 180º e deixo em média 30 minutos, até elas ficarem bem dourados e torradas. Tiro do forno, espero esfriar e estão prontinhas para serem devoradas. Ficam crocantes, saborosas e muito perfumadas. Ao mesmo tempo, saudáveis, nutrientes e ricas em vitaminas importantes para uma jornada repleta de afazeres. Bom Apetito.
Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.