Leia também >> Pão de milho feito na frigideira em 4 minutos, super leve
Leia também >> Bolacha de milho verde, sem glúten, derrete na boca, super fácil de fazer
A saber, na culinária brasileira, bem como na asiática, o milho verde possui um grande destaque nutricional. Bem como, é um alimento versátil, visto que dele pode-se fazer farinha, suco, sobremesa, biscoitos, pudim, refogado, cozido, na chapa. E ainda, seus grãos são amplamente utilizados em saladas e molhos. Na praia brasileira, é comum consumir a espiga de milho com manteiga. Sorvete de milho, shakes e outros. Na verdade, fica até difícil pontuar todos os pratos à base de milho verde. Isso porque, ele serve para uma infinidade de pratos, salgados ou doces na mesa do brasileiro, não pode faltar. Embora, muita gente ache que ele é mais frequente nas festas juninas e julinas, saiba que as espigas são consumidas o ano inteiro.
Suco cremoso de milho verde
Todavia, para absorver e desfrutar de todos os benefícios do cereal, recomenda-se consumir o milho verde diretamente da espiga, aquele natural e não da lata. Antes de entrar na receita, você precisa saber que o milho contém nutrientes que são capazes de proteger o sistema reprodutor. Outrossim, fortificar os músculos do coração, garantir a potência sexual e auxiliar no sistema digestivo. Por fim, o cereal é rico em aminoácidos como o triptofano e lisina, além de fósforo, magnésio, fero, potássio, cálcio. Enfim, é composto também de vitaminas A, B1 e E, carboidratos e fibras. A inclusão do milho verde nos cardápios pode contribuir também para o bom funcionamento do intestino das pessoas que sofrem com prisão de ventre, devido a riqueza de fibras encontradas.
Ingredientes
- 3 espigas de milho verde
- 1 xícara de chá de açúcar
- 500 ml de leite (para a primeira etapa)
- 750 ml de leite (para a segunda etapa)
Preparo
Primeiramente, vamos descascar o milho e limpar a espiga, pois precisamos remover todo aquele cabelo do milho para utilizar os grãos. Em seguida, com o auxílio de uma faca comece a remoção dos grãos de milho verde. Faça esse processo dentro de um recipiente fundo, pois costuma espirrar leite do milho quando você passa a faca e acaba sujando tudo. Posteriormente, no liquidificador, coloque os grãos de milho, 500 ml de leite e o açúcar. Bata bem até obter uma mistura totalmente homogênea.
Coe a mistura de milho com a ajuda de uma peneira ou fraldinha sobre uma panela grossa e leve ao fogo. Cozinhe em fogo médio, mexendo sempre, até que a mistura engrosse bem. A saber, esse processo é importante para evitar que o suco fique com um sabor desagradável de amido. Observe que rapidamente o caldo engrossa e se transforma em um mingau consistente. Em seguida, transfira o mingau de milho para um refratário e deixe esfriar. Posteriormente, no liquidificador, bata o mingau de milho já frio com os 750 ml de leite gelado até obter uma consistência cremosa e homogênea. Agora é só servir o suco cremoso de milho verde e aproveitar essa bebida única e deliciosa. Se você aprecia canela, coloque uma pitadinha do pó sobre o suco, isso aumenta o poder nutricional da sua bebida.
Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.