Câncer: 10 sinais que seu corpo manifesta que indicam a doença


Certamente o leitor já ouviu a expressão: o câncer é uma doença silenciosa. Por quê? Porque é difícil identificar os tumores de câncer. Inclusive, é por isso que existe ainda uma grande mortalidade por causa dessa doença.

O que ocorre é bem simples, as pessoas demoram para diagnosticar a doença e quando descobrem, a situação, em boa parte dos casos, é complicada. Muitos descobrem apenas 2 ou 3 meses antes de morrerem. Outros quando não tem mais nem chance de cirurgia. Por isso, hoje vamos elencar 10 sinais que servem de parâmetro para desconfiar da doença.

Faço um apelo, leia com calma, reflita, 3 sinais é já motivo para procurar seu médico e fazer um checape. A saúde é um bem precioso e com ela não se brinca. Bem como, é fundamental estar atento aos sinais que seu corpo dá. Visto, que eles são tão importantes na detecção de doenças quanto qualquer exame que você faça.

Além disso, conhecendo seu corpo você poderá identificar a doença já no início, o que aumenta significativamente as chances de cura. Neste artigo vamos falar sobre 10 sinais que seu corpo dá de que você pode estar desenvolvendo um câncer.

1) Tosse persistente

Normalmente as pessoas consideram a tosse sempre como um sintoma de gripe e não costumam achar que ela pode ser sinal de um problema sério de saúde.

cancer

Mas quando a tosse é persistente e dura mais do que 3 ou 4 semanas ou tem sangue é preciso procurar um médico. Pois ela pode ser um alerta do seu corpo. Bem como, o médico pode vir a pedir um raio-X para tirar qualquer dúvida de que essa tosse possa vir a ser um sinal de câncer de garganta.

2) Azia constante

Muitas coisas podem causar a azia. Por exemplo, excesso de álcool, comida, ou até estresse. Mas ela é normal quando ocorre de vez em quando.


Se mesmo com uma mudança na dieta, sua azia é persistente. Atenção, ela pode significar um câncer de estômago ou se garganta. Na dúvida procure um médico para que ele avalie a situação e indique os exames necessários.

3) Dificuldade para engolir

Na maioria das vezes a dificuldade para engolir não é um problema preocupante. Todavia, quando ela é acompanhada por outros sintomas como vômitos ou perda de peso. Pode ser um sinal de alerta sobre a sua saúde.

Caso aconteça isso com você, procure um médico relatando esses sintomas. Ademais, ele vai propor exames para saber se é um caso de câncer de garganta ou estômago.

4) Cansaço

O cansaço que pode indicar câncer, não é o cansaço comum, que você dorme e ele passa. Pelo contrario, é uma fraqueza que atinge seu corpo inteiro, e que começa a afetar sua rotina diária. Esse cansaço anomalo pode ser leucemia ou linfona.

5) Perda de peso

Quando você está tentando emagrecer, perder peso é normal. Entretanto, quando você não está se esforçando e mesmo assim perde peso, pode ser sinal de um problema de saúde.

Portanto, busque um especialista para fazer exames e saber o porquê desta perda de peso. Esse pode ser um sinal de que há um tumor.

sinal de cancer

6) Caroços pelo corpo

Qualquer caroço que apareça no seu corpo, e que seja novo ou que tenha mudado, deve ser averiguado por um médico. Na maioria dos casos este caroço é um cisto benigno, mas existe a possibilidade de que ele seja maligno. A forma mais conhecida de câncer que pode ser descoberta nos estágios iniciais desta forma é o mamário.


7) Mudanças na urina

Ao perceber qualquer mudança na urina, como sangue, isso pode ser sinal de câncer na bexiga ou nos rins. Qualquer mudança na rotina urinária deve ser averiguada por um especialista, pois nem sempre é só uma infecção.

O problema pode ser considerado preocupante se o sangramento dura mais que um ou dois dias. Os homens devem ter atenção especial à rotina urinária, pois quando ele tem que ir muito frequentemente ao banheiro pode ser sinal de um câncer de próstata.

8) Mudanças intestinais

Caso você esteja notando mudanças nas fezes ou esteja tendo dificuldades ou sangramento quando vai ao banheiro, deve buscar um médico, pois pode ser câncer de cólon. O profissional vai indicar exames, dentre eles a colonoscopia, para verificar se há realmente um problema.

9) Dor inexplicável e persistente

Ter dor não significa necessariamente que você tem câncer, mas ter dores inexplicáveis e por um longo período de tempo é sinal de há algo de errado com sua saúde.

Uma dor de cabeça persistente, por exemplo, pode não ser um tumor no cérebro, mas deve ser analisada para que seja possível descobrir a causa. Dores em outras partes do corpo como abdômen, por exemplo, podem ser sinal de câncer nos ovários.

tumor de cancer

10) Transpiração excessiva

Ao contrário do que muitos pensam, a transpiração excessiva não acontece somente quando a mulher está entrando na menopausa. Ela também pode ser uma manifestação do linfoma, que é um tumor maligno no sistema linfático.

Isso ocorre porque pessoas com este tipo de câncer costumam ter um alto metabolismo, então é comum suar muito, a ponto de ter que trocar de roupa por conta disso. Portanto, é importante ficar atento aos sinais do seu corpo para que o câncer seja descoberto nos estágios iniciais e tenha maiores chances de cura.

Muitas pessoas acham que buscar auxílio médico é sinônimo de fraqueza. Entretanto, quero te dizer que é fundamental sempre buscar ajuda de um médico quando tiver alguma dúvida em relação à sua saúde. Enfim, pequenos sintomas podem ser indicativos de problemas mais graves.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.



Deixe um comentário

error: Conteúdo Protegido!