Logo Emagrecer com vida e saude

5 sinais precoces que ajudam a detectar o Câncer de Pâncreas

câncer no pâncreas sintomas e causas
Compartilhe esse post:

A saber, o câncer de pâncreas apresenta alto índice de mortalidade. Isso porque, não é fácil identificá-lo a tempo. Bem como, de aplicar um tratamento adequado. O pâncreas, é formado de cabeça, corpo e calda, e no caso, o câncer de pâncreas em 90% dos casos, se apresenta na cabeça. Outrossim, é considerado um câncer agressivo. Todavia, raro antes dos 30 anos de idade. Bem como, um dos seus primeiros sintomas se caracteriza como uma forma de icterícia. A icterícia é o amarelamento dos olhos e da pele. Embora a maioria desses sintomas possa responder a outras patologias, é muito importante levá-los em consideração. Bem como, consultar o especialista para descartar preocupações e obter um diagnóstico precoce correto.

Leia também >> Câncer de pele, sintomas e sinais

Leia também >> Câncer de Hodgkin, ele se aloja no sistema linfático

5 sinais precoces para detectar câncer de pâncreas

O pâncreas é uma glândula em forma de pêra localizada entre o estômago e a coluna vertebral. Bem como, não está isenta de desenvolver câncer. A sua função desempenha um papel essencial para a saúde. Isso porque, participa no metabolismo do organismo sendo responsável pela produção de uma parte dos sucos necessários à digestão. Bem como, dos hormônios que regulam os níveis de açúcar no sangue.

Como o resto dos órgãos do corpo, as células ali encontradas podem se tornar malignas. Outrossim, como consequência, desenvolver um câncer. O câncer exócrino tem alta incidência na população masculina. Embora, também ocorra em mulheres. Principalmente nas idades mais avançadas, segundo dados de especialistas. Embora ainda não tenham encontrado uma causa exata que explique seu aparecimento, os especialistas acreditam que o consumo de álcool, fumo, genética e outros fatores podem ter alguma relação. Entretanto, mais estudos são necessários para verificar isso.

câncer de pâncreas sintomas

Quais são os sinais do câncer de pâncreas

Um dos motivos da dificuldade de tratamento dessa patologia, é que em seus estágios iniciais não apresenta sintomas fortes. Bem como, se manifesta por meio de sinais que se confundem com outras doenças mais comuns. De acordo com especialistas da Associação Espanhola de Combate ao Câncer, grande parte dos sintomas aparecem quando o tumor atinge um tamanho considerável, capaz de perturbar o aparelho digestivo, o fígado e outros sistemas que dependem de seu funcionamento.

Em muitos casos, rotulado de “assassino silencioso”. Isso porque, geralmente ocorre o diagnóstico já no estágio final, quando não há mais nada para fazer. A boa notícia é que os pesquisadores conseguiram encontrar alguns sinais precoces que poderiam ajudar a agir a tempo, de acordo com dados da Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos.

1. Problemas digestivos

Quais são os efeitos do glúten no corpo? Este é um dos sintomas mais difíceis de considerar como consequência do câncer de pâncreas devido a todos os fatores que podem causá-lo. Porém, é fundamental citá-lo, pois é bastante comum entre os pacientes devido a uma obstrução que bloqueia a circulação das enzimas digestivas, responsáveis ​​pela digestão de alimentos pesados ​​que contêm proteínas, gorduras e carboidratos. Ao apresentar esta dificuldade, a pessoa pode experimentar:

  • Gases
  • Dor
  • Inflamação
  • Prisão de ventre

2. Pele amarela

O amarelecimento da pele é geralmente o resultado de níveis elevados de bilirrubina no sangue. Quando o tumor está localizado na cabeça do pâncreas, os pacientes costumam sofrer desse sintoma.  De acordo com o Instituto Nacional de Doenças Neoplásicas – esse sintoma costuma ser acompanhado de coceira nas mãos e nos pés. Isso é produzido por uma obstrução no ducto biliar, que é responsável por regular esse pigmento.

3. Perda repentina de peso

Quais são os erros que o impedem de perder peso. Quem não gostaria de perder muitos quilos de repente? Parece um milagre perder alguns tamanhos de um momento para o outro sem fazer nenhum esforço. A verdade é que por trás dessa “maravilha” se esconde um dos principais sinais do câncer ou de outras doenças crônicas.

4. Alterações nas fezes, um possível sinal de câncer de pâncreas

Devido à interferência causada pelo tumor na ação das enzimas digestivas, é muito comum que haja uma série de alterações nas fezes que também podem ajudar a alertar a doença. Por exemplo, como a digestão é mais difícil, os resíduos são mais difíceis e mais difíceis de expulsar. Além disso, tendem a fermentar durante todo o tempo que passam no corpo e têm um odor mais fétido do que o normal. É o que afirma esta pesquisa da Universidade de Ciências Médicas de Camagüey (Cuba).

Alguns especialistas acreditam que, ao observar esses tipos de detalhes ou outros sinais, como sangramento, aumentam as chances de um diagnóstico precoce. Experimentar esses sintomas com recorrência é razão mais do que suficiente para consultar um especialista para receber um exame médico adequado. Porém, sua presença não significa que o paciente tenha câncer, por isso é tão importante falar com um médico antes de tirar qualquer tipo de conclusão.

5. Alteração na urina

Quando notar a urina escura, consulte um médico. Isso acontece pelo acúmulo de bilirrubina no sangue, devido à obstrução do transporte da bile. Esse, é um dos sinais importantes a serem observados e averiguados. Outro fator importante a ser observado, é o desenvolvimento de diabetes. Que podem acontecer quando o tumor interfere no metabolismo do pâncreas, alterando a sua produção de insulina.

Se você observar dois ou três desses sintomas, por favor, consulte um médico. Como citado anteriormente, o câncer de pâncreas, é considerado um câncer assassino silencioso. Isso porque, infelizmente é um câncer difícil de ser diagnosticado a tempo e tratado.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.