Existem pratos que são completos. Esse é o caso da receita de hoje, uma salada de bacalhau completa, que substitui a refeição sem prejudicar sua saúde. Outrossim, te ajuda a manter o foco na balança. Em teoria, essa salada de bacalhau também vai servida como um acompanhamento reforçado para toda a família. Embora ela seja um prato completo, com variedade de ingredientes, muitos não se sustentam apenas com uma salada. Por isso ela é muito funcional, além de ser simplesmente magnifica.
Leia também >> Receita de Salpicão leve e saudável para qualquer ocasião
Leia também >> Folhas verdes que duram até 10 dias na geladeira, lavadas e sequinhas
Antes de tudo vamos entender o que tem de bom nessa salada de bacalhau completa. Ela leva bacalhau, ovos, portanto aqui temos as proteínas animal. Leva hortaliças, legumes, por fim temos aqui as proteínas vegetais, ainda encontrado nela, o azeite, a azeitona e a batata, ambos carboidratos. Em síntese, sim, é uma receita completa!
Um prato caprichado dessa salada, pode substituir tanto o almoço como o jantar e pode ainda, ajudar e estimular a manter o foco na balança. Isso vale para aqueles que estão fixados na boa forma. Todavia, para os dias quentes brasileiros, essa receita é perfeita, porque ela supre o organismo e fornece os nutrientes necessários para enfrentar um dia sem defasagem de minerais e vitaminas.
A receita, os ingredientes e o preparo
Ingredientes da salada de bacalhau
- 1 kg de batata inglesa
- 4 ovos cozidos picados
- 1 cenoura média
- 3 colheres de sopa de azeite
- 1 cebola média cortada em anéis
- 2 dentes de alho picados
- 300 gramas de bacalhau cozido e desfiado
- Pimenta a gosto
- Pimentão a gosto
- Azeitona a gosto
- Cheiro verde a gosto
Preparo da salada de bacalhau
Antes de tudo coloque as batatas e as cenouras em uma panela, em seguida encha com água o suficiente para cobrir as batatas, coloque o sal a gosto e leve para cozinhar. Posteriormente, teste o ponto do cozimento espetando uma faca ou garfo nas batatas, se estiver macia pode retirar do fogo e escorrer a água. Com as batatas e as cenouras cozidas corte-as em rodelas de aproximadamente 1 dedo de espessura. Então coloque o azeite em uma panela, leve ao fogo médio, acrescente a cebola, o alho, e refogue.
Em seguida adicione o bacalhau cozido e desfiado e tempere a gosto com temperos secos e verduras. Posteriormente refogue tudo por aproximadamente 3 minutos, finalize com cheiro verde a gosto e retire do fogo. Coloque as batatas, cenoura, e bacalhau temperado em uma tigela e misture. Em seguida despeje tudo em uma travessa, espalhe os ovos picados por cima junto com um fio de azeite e está pronta para ser servida.
Benefícios do bacalhau para a saúde
Este tipo de peixe possui uma carne branca densa e escamosa e prefere viver em águas frias e profundas, estando disponível durante todo o ano. Sua carne não apenas contém proteínas e gordura saudáveis, como também uma grande variedade de vitaminas e minerais que são necessários para manter um estilo de vida saudável.
Além disso, existe a produção do óleo de fígado de bacalhau, que contém uma elevada quantidade de vitaminas A, D, E e ômega 3 que são essenciais para a saúde. Outrossim, é rico em proteínas e pobre em calorias. A saber, também ajuda a controlar o colesterol alto. Isso porque, o bacalhau é um alimento rico em proteínas e contém poucas calorias. Incluir esse peixe em sua dieta não só ajuda a manter os músculos saudáveis como também ajuda no funcionamento normal das células. Além disso, incluir proteína em sua dieta irá ajudar a reparar danos corporais geralmente causados pelas rotinas de exercícios físicos.
Finalizando
Reduz o risco de arritmia ou morte súbita, isso porque, a presença de EPA, DHA e ácidos graxos ômega 3 presentes no óleo de fígado de bacalhau ajudam a reduzir significativamente o risco de arritmia ou morte súbita. Por fim, possui uma grande quantidade de ômega 3. Esse é um alimento que contém uma grande quantidade de ômega 3, o que o torna uma escolha perfeita para as pessoas que sofrem com doenças cardíacas devido ao diabetes e arteriosclerose.
A presença de ômega 3 ajuda no afinamento do sangue e pode ajudar a controlar a pressão alta, evitando assim o bloqueio das artérias. Além disso, uma vez que esse ácido graxo ajuda a aumentar a variabilidade da frequência cardíaca, a ingestão deste peixe pode ser benéfica na prevenção de ritmos cardíacos anormais e acidente vascular cerebral isquêmico.
Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.