A receita de hoje é muito econômica e ao mesmo tempo fácil e gostosa de fazer. Rende super bem. A saber, o pão caseiro de água, fica com uma massa muito leve e fofinha. Não muito calórica, pois não vai ovos e muito fácil de preparar. Aqui na minha casa, é uma receita que não pode faltar vez ou outra. Todos gostam, o custo dessa receita é bem barato, não vai leite e nem ovos, apenas farinha, água, fermento e açúcar. Portanto, te convido a continuar lendo, acompanhar o passo a passo e fazer aí na sua casa, mas atenção, fique ligada nos detalhes, pois eles são importantes para que a massa fica bem fofinha e gostosa.
Leia também >> Pão caseiro de tapioca, receita simples e super saudável
Leia também >> Pão de aveia de frigideira, pronto em minutos e sem glúten
Pão caseiro de água
Como já citado anteriormente, nossa receita leva apenas, água, fermento, açúcar e farinha de trigo. Muitos simples não é verdade. A saber, a massa dessa receita tem uma textura maravilhosa, branquinha e muito fofinha. Na verdade, fica um pão suave com uma massa bem suave, leve, digere rapidamente. Isso porque, não leva nem ovos e nem leite. Outrossim, é uma receita bem econômica, inclusive dá para vender na vizinhança e aumentar a renda doméstica. Os tempos estão difíceis e qualquer ajuda extra, ajuda muito! Por isso, não ignore essa receita, ela pode ser muito simples e barata de fazer, mas ao mesmo tempo, é muito gostosa e vale a pena.
Ingredientes
A minha unidade de medida é uma xícara de 240 ml e com essa medida vou medir o líquido e os demais ingredientes. Isso é importante, pois para termos sucesso na receita, precisamos cuidar de todos os detalhes de modo a não colocar ingredientes a mais ou a menos.
- 2 xícaras de água temperatura ambiente, mas se estiver um tempo frio, precisa deixar ela levemente morna.
- Meia xícara de açúcar cristal ou refinado
- 1 colher de sopa de fermento instantâneo para pão
- 1 colher (café) de sal
- 5 colheres (sopa) de óleo – aquele que você quiser, fica a seu critério
- 4 xícara e meia de farinha de trigo
Preparo
Primeiramente, escolha um pote bem grande com tampa, uma espécie de tigela com tampa, se não tiver tudo bem, use uma bacia. Comece adicionando 2 copos de água e sobre a água adicione o açúcar. Em seguida, comece a misturar bem com a ajuda do fuê e dissolva completamente o açúcar na água. Posteriormente, adicione o fermento seco para pão na água e continue mexendo. Ah, você pode usar fermento fresco se preferir. Depois de ter misturado bem, podemos adicionar o óleo e agora não vamos mexer, isso porque vamos começar a adicionar a farinha de trigo um pouco por vez. Então, começamos adicionando a primeira xícara de farinha, lembrando que ela é de 240 ml. Com a ajuda do fuê, misturo bem até que a farinha esteja toda incorporada.
Posteriormente, adiciono mais uma xícara de farinha e continuo incorporando na massa e assim vou fazendo até a quarta xícara. Observe que a massa está muito úmida ainda e o ponto é quando ela fica úmida dentro, mas não gruda na bacia. Então, nesse caso, vou pegar meia xícara de farinha e adicionar aos poucos, mexendo com a colher de madeira até que a massa não grude mais na bacia. Esse é o ponto correto. Agora é hora de tampar a bacia e deixar o fermento crescer. Gente, deixa eu explicar, essa passagem é muito importante, a massa precisa crescer. Não tem como, amassar um pão e pôr para assar antes do fermento fazer seu papel.

Modelando o pão
Portanto, deixe a massa dobrar de tamanho, tampe bem a macia com plástico filme ou com a tampa dela mesmo, embrulhe em uma toalha de mesa e deixe dentro do forno tampado. Pois dentro do forno, não corre ar, assim o fermento faz seu papel mais rápido. Depois de 40 minutos dê uma espiada na massa, dobrou de volume? Então está pronta para ser amassada e modelada. Bom, agora você unte suas mãos com óleo e dê uma mexida na massa que está dentro da bacia, ela precisa voltar ao tamanho inicial de novo, ou seja, precisamos tirar o ar da massa. Mexendo com as mãos rapidamente o ar sai e a massa volta no seu tamanho inicial. Se estiver grudando muito, passe óleo nas mãos de novo.
Em seguida, prepare uma forma de mão e unte com óleo. Com as suas mãos untadas de óleo corte a massa em 6 parte iguais e com as mãos modele pequenas bolas e vai depositando dentro da forma, uma do lado da outra. Uma coisa importante, é não usar farinha nessa massa, se está grudando passe óleo nas mãos e tente modelar assim, a farinha forma uma camada grossa no pão e não vai deixá-lo fofinho como você deseja. Uma vez que as bolas estão modeladas e depositadas na forma, elas vão descansar mais 30 minutos para crescer novamente e observe que elas vão preencher todo o espaço da forma, agora estão prontas para assar.
Assando o pão caseiro de água
Aqueça o forno a 180° e leve a forma para assar. Não passe gema por cima da massa, não precisa passar nada antes de assar. Geralmente fica no forno uns 30 minutos para assar. Depois de assado, retire do forno e ainda quente, vamos passar uma calda de água e açúcar por cima. A calda vai deixá-lo mais gostoso e conservar a maciez do pão. A calda vai 2 colheres de água e 2 colheres de açúcar, misture tudo bem e com a ajuda do pincel culinário esparre por toda a superfície do pão. Prontinho, seu pão está pronto para o consumo ou para ser vendido. Uma delícia, a melhor receita para iniciantes.
Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.