Sabonete para tratar candidíase, hemorroidas, feridas e coceiras

sabonete medicinal
Compartilhe esse post:

Leia também >> Sabonete de leite de rosas para pele sensível, maravilhoso

Leia também >> Sabonete líquido mamãe bebê, receita simples e fácil de fazer

A saber, os benefícios do sabonete medicinal de aroeira com barbatimão, são surpreendentes e se estendem a todo o corpo. Por exemplo, ajuda a combater cravos e espinhas, manchas, proporcionando uma limpeza diária da sua pele. Bem como, removendo as impurezas, além de ser adstringente. Outrossim, o sabonete de aroeira também ajuda a combater inflamações, frieiras, coceiras, rachaduras e fungos nas unhas. Também, auxilia no tratamento de assaduras e cicatrização de feridas. Suas propriedades antifúngicas são notórias e auxiliam no tratamento até mesmo de micose na pele. Recomenda-se usar diariamente no banho e usar em todo o corpo. Para pessoas que possuem aquela coceira após o banho, saiba que esse sabonete medicinal previne essa irritação.

Infusão de aroeira com barbatimão

Benefícios do sabonete medicinal de aroeira e barbatimão

Os benefícios da aroeira para a saúde são diversos, e incluem o tratamento de algumas doenças e alternativa para enfermidades na pele ou problemas estéticos. Além disso, pode ser usada na higiene íntima, uma vez que sua ação bactericida auxilia na saúde da região e como tratamento para a candidíase. Por isso, a aroeira é usada como ativo em sabonetes íntimos femininos. Porém, o uso excessivo de sabonetes e produtos na região íntima pode causar irritações e prejudicar a flora vaginal, portanto seu uso deve ser orientado por ginecologista.

A aroeira também tem propriedades adstringentes, cicatrizantes, antioxidantes, anti-inflamatórias e antibacterianas, sendo um poderoso aliado na limpeza da pele e no combate à acne. Esse benefício se estende do rosto ao corpo, removendo a oleosidade sem ressecar. Ainda auxilia na remoção de células mortas e regeneração celular, e sua ação antioxidante remove as impurezas responsáveis pelo envelhecimento precoce e o surgimento de rugas. Para aproveitar os benefícios do sabonete de aroeira para o rosto, escolha um produto específico para a região. A planta também auxilia na cicatrização de machucados, podendo ser utilizada no tratamento e prevenção de frieiras, micoses e outras doenças de pele.

Benefícios do barbatimão

A planta não diferente da aroeira, também é rica em benefícios medicinais para a saúde, principalmente para doenças da pele. No que diz respeito ao sabonete medicinal de barbatimão, ele combate a seborreia e erupções na pele. Bem como, auxilia no tratamento de corrimentos vaginais, coceiras, mau-cheiro e fungos. Outrossim, contém efeito cicatrizante e possui ação tônica. Por fim, contém ação antibacteriana. A saber, no que diz as mulheres, sabonetes a base de barbatimão é uma ótima opção para melhorar e cuidar da saúde intima feminina. Ademais, também é indicado para tratar feridas e queimaduras.

Receita sabonete medicinal

A receita que vou fazer aprendi no canal da VIVI PEDRO, e já tem mais de 1 ano que estou usando esse sabonete. Eu estava a tempos procurando um sabonete caseiro medicinal para combater coceiras, irritações da pele e mau-cheiro nas partes intimas. Navegando no Youtube, me deparei com essa receita bem simples da Vivi Pedro, testei e super aprovei, de lá pra cá tenho feito sempre. Por exemplo, acaba uma receita, eu faço outra e assim vai, virou meu queridinho esse sabonete medicinal. Me dei muito bem com ele, econômico, rende bem, suave e realmente muito eficaz. Continue acompanhando esse post e aprenda a fazer o seu.

Ingredientes

  • 400 ml de infusão de aroeira com barbatimão, cravo e calêndula
  • 2 sabonetes neutro Protex ou de erva doce
  • 1 sabão de coco artesanal
  • Uma colher rasa (sopa) de bicarbonato de sódio
  • 2 colheres (sopa) de vinagre orgânico de maçã
  • 100 ml de shampoo neutro ou de lauril

Preparo

Primeiramente, vamos ralar os dois sabonetes e o sabão de coco no ralador médio. Antes de ralar o sabonete, de preferência um dia antes, ferva 400 ml de água com um punhado de aroeira, barbatimão, cravos e calêndula. Tanto o cravo quanto a calêndula, são opcionais, fica a seu critério. Depois de ferver, desligue o fogo e tampe. Deixe repousar a noite toda. Pois somente no dia seguinte vamos utilizar a infusão. Portanto, depois de ter ralado o sabão e o sabonete, coloque em uma panela grande e leve ao fogo. Em seguida, para derreter essa mistura, adicione a infusão coada e em fogo baixo vai mexendo. Vai mexendo e observe que aos poucos ele vai derretendo. Para finalizar e agilizar esse processo, adicione os 100 ml de shampoo.

Continue mexendo para terminar de dissolver todo o sabão. Desligue o fogo e acrescente as duas colheres de vinagre de maçã. Gente tem que ser de boa qualidade, porque é um sabonete que será utilizado nas partes intimas. Depois de ter misturado o vinagre, adicione o bicarbonato de sódio, continue mexendo bem para que tudo fique bem incorporado. Por fim, agora é hora de adicionar a mistura na forma que você escolheu. Deixe repousar e secar de um dia para o outro, no dia seguinte, desinforme e está pronto para o utilizo. Importante, embrulhar as peças em plástico filme para conservar melhor e impedir que elas ressequem. Não tem contraindicação desse sabonete, pode tomar banho a vontade.

Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.