Logo Emagrecer com vida e saude

Sabão líquido caseiro: apenas 3 ingredientes e teremos sabão o mês todo

sabão líquido caseiro
Compartilhe esse post:
Compartilhar em facebook
Compartilhar em twitter
Compartilhar em pinterest
Compartilhar em whatsapp

Essa receita de sabão líquido caseiro, é muito antiga, e acredito que é a mais potente e eficaz que já fiz e testei até hoje. Conheço pessoas que fazem essa receita há mais de 20 anos e a qualidade é fenomenal. Pode testar, eu te desafio, em termos de qualidade, rendimento e limpeza, nenhuma receita pode bater essa, pois ela é realmente muito boa. Com apenas 3 ingredientes, você pode ter sabão para o mês todo e até durar dois meses sua receita. Com o preço que está o sabão, sem dúvida é uma grande economia no orçamento doméstico.

Portanto, fica com a gente, acompanha o passo a passo e testa aí na sua casa e volte para nos contar. Antes de iniciar a receita, quero deixar uma dica, algumas pessoas acreditam que o sabão precisa ser feito na lua crescente e que não pode fazer na lua minguante. Algumas pessoas antigas que costuma fazer essa receita, afirmam que quando feito na lua minguante, o sabão não chega no ponto e não dá certo.

Leia também >> Sabão líquido de álcool com limão, receita com vídeo

Leia também >> Sabão multiplicado de álcool e bicarbonato de sódio, muito bom

Ingredientes do sabão líquido caseiro

  • 21 litros e meio de água fria, sendo apenas 1 litro de água quente
  • 500g de soda marca 99 (ou qualquer outra marca)
  • 1 litro de óleo de soja nova, pois assim a qualidade do sabão fica melhor
  • Um litro de álcool 70%
  • 1 litro de detergente neutro (opcional)

Preparo do sabão líquido caseiro

Primeiramente, você vai precisar de material de segurança. Portanto, separe aí um par de luvas, uma camiseta de manga comprida velha e máscara. Esse sabão é muito fácil de fazer, mas precisa seguir o protocolo de segurança na hora de dissolver a soda. Principalmente, dissolvê-la em lugar aberto. Prepare aí um tambor velho ou até mesmo um balde velho onde você já está acostumada a fazer suas receitas de sabão caseiros e demais produtos de limpeza. Coloque a soda que você comprou no fundo do balde, mas antes, atenção: use máscara, luva e camiseta de manga comprida.


sabão líquido caseiro

Misturando a soda com segurança

Continuando, deposite a soda no fundo do balde, depois jogue por cima 1 litro de água fervendo, cuidado, vai ter uma reação, não inale a fumaça e tenha distância. Eu uso um cabo de vassoura para ir mexendo, assim, fico com as mãos longe de mistura e não respiro aquele vapor que sobe. Quando estiver completamente dissolvida a soda na água fervendo, é hora de adicionar o óleo. Uma vez que adicionou o óleo, continue mexendo e incorporando a soda no óleo. Posteriormente, é hora de adicionar o álcool 70%. Continue mexendo. A saber, essa receita é muito confiável e 100% eficaz, contudo, precisa de paciência para mexer bem e atenção para dar o ponto.

Depois que você adicionou o álcool, tem que ir mexendo sem parar, ele começa a mudar de cor e aos poucos vai incorporando. Conforme você levanta o cabo de madeira que está mexendo, observe que como pinga o líquido. O ponto é “Fio de Vela”, ou seja, é quando você vê escorrer da madeira e ele forma aquele fio que parece vela pingando. Esse é o ponto correto, quando chegar nesse ponto, significa que o sabão está pronto e precisa descansar 15 minutos, para posteriormente adicionar a água e então começar a finalizar o processo de preparo dele.

Finalizando

Depois dos 15 minutos que o sabão líquido caseiro descansou, observe que por cima dele vai formar uma nata branca, tipo vela derretida e por baixo vai continuar líquido. Isso significa que o ponto está correto. Portanto, vamos começar adicionar 1 litro e meio de água quente e começar a mexer para derreter a nata que se formou. Por fim, depois de tudo misturado e incorporado, é hora de adicionar o restante da água, os 19 litros de água.

Que somando com os 2l e meio que já usamos de água quente, totalizam os 21 litros e meio de água indicados nos ingredientes. Todavia, se você achar que ele ficou muito grosso, porque ele fica muito consistente mesmo, você pode adicionar mais uns 3 ou 5 litros de água e ao todo, você vai ter 30 litros de sabão líquido.

Depois que você adicionou toda a água, precisa mexer bem, vai mexendo aí por uns 10 minutos até que você veja que a mistura está consistente. Agora é hora de deixar descansar por 24h. No dia seguinte, o sabão vai estar pronto, curado, frio e consistente. Agora é hora de adicionar o detergente neutro se você quiser e mais água para diluir, fica a seu critério. Uma coisa eu sei, ele é maravilhoso, muito econômico, perfeito para pôr na máquina de lavar e que economia, creio que sinceramente, essa é a melhor receita de sabão que já provei.


Te convidamos a visitar nosso Instagram e nossa Página no Facebook… Se gostou, curta, compartilhe e nos ajude a divulgar conhecimento.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido!